Compartilhamento:

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Sitio Novo é destaque no site da Uol Viagem

O título da reportagem é "Brasil também tem castelos; construções vão do Sul ao Nordeste", e aborda a existência de vários Castelos situados em território nacional, dentre eles cita  Castelo Labirinto de Zé dos Montes – Sítio Novo (RN), Castelo Di Bivar – Carnaúba dos Dantas (RN), Castelo de Engady – Caicó (RN), Castelo de Pedras Altas – Pedras Altas (RS) entre outros situados no Brasil. "Não é raro em uma visita à Europa reservar um dia para conhecer algum antigo castelo. O que nem todos sabem, porém, é que o Brasil também tem os seus. De norte a sul do país grandes edificações com estilo medieval alimentam a imaginação de quem sonha viver em um conto de fadas".

Em constante construção desde 1984, o castelo de Zé dos Montes tem cerca de 100 torres, lembrando as obras do arquiteto catalão Gaudí
Castelo Labirinto de Zé dos Montes – Sítio Novo (RN)


O mais curioso castelo brasileiro fica em Sítio Novo, interior do Rio Grande do Norte, a 114 km de Natal. Ao contrário das histórias de nobreza e inspiração europeia, o castelo de José Antônio Barreto começou com uma visão. Em 1940, Nossa Senhora teria feito uma aparição para o militar reformado pedindo que ele construísse 13 castelos. O Castelo Labirinto do Zé dos Montes é o único pronto. Construído com recursos da aposentadoria de Zé dos Montes (como é conhecido) desde 1984 (está em constante reforma), hoje apresenta cerca de 100 pequenas torres espalhadas pelo castelo, com paredes de terra e teto pintados com cal branco. A aparência lembra antigas construções mouras ou, guardadas as devidas proporções, as obras do arquiteto catalão Gaudí. Por dentro, uma série de labirintos e passagens estreitas levam às torres, proporcionando bela visual da Serra da Tapuia. Está aberto a visitação, com direito a guia e, esporadicamente, a presença do excêntrico Zé dos Montes.

Castelo Di Bivar – Carnaúba dos Dantas (RN)
Castelo Di Bivar – Carnaúba dos Dantas (RN)


Depois de assistir a um filme que conta a história de Rodrigo Diaz Bivar, herói espanhol do século 11 conhecido como "El Cid", o empresário potiguar José Ronilson Dantas ficou encantado com aquele mundo medieval e decidiu recriar uma parte dele ali em sua terra natal, Carnaúba dos Dantas, município localizado a 219 km de Natal. Construído no alto de uma colina, tem arquitetura copiada de um castelo renascentista francês. A obra começou em 1984, mas nunca foi totalmente concluída. Mesmo assim o castelo se tornou uma atração turística da região do Seridó, servindo como cenário do filme "O Homem Que Desafiou o Diabo", de 2007.

Castelo de Engady - Caicó RN

Castelo de Engady - Caicó RN
Um local de recolhimento, estudos, meditação e oração no árido município de Caicó, no Rio Grande do Norte. Esse era o objetivo do monsenhor Antenor Salvino de Araújo ao idealizar a construção do castelo Engady. O nome é em referência à fonte em que, na bíblia, Davi encontrava sossego e proteção quando era perseguido pelo rei Saul. O resultado é um castelo de arquitetura próxima ao estilo mouro-medieval, com estrutura composta de pátios, terraços, peitoris, balcões, guaritas, torres, pontes, escadas, batentes, poços, tanques, fortificações, ameias, salas, dormitórios, capela, dependências de serviços domésticos, vigias, muralhas e portões. Construído entre os anos de 1973 e 74, hoje encontra-se abandonado e parcialmente destruído. Em 2006 foi vendido por R$ 225 mil ao governo do Estado, que nada fez para revitalizar o castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário