Compartilhamento:

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Janeiro teve média superior a 11 veículos roubados por dia no Rio Grande do Norte

Apesar do alto índice de assaltos, Governo afirma que taxa de recuperação ultrapassa os 60% 


Embora tenha apresentado estatísticas que demonstraram a diminuição de alguns crimes no Rio Grande do Norte neste início de ano, a Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Sesed), não obteve sucesso em conter um tipo de ocorrência. Levando em consideração os meses de janeiro de 2014 e 2015 – a Sesed ainda não disponibilizou os dados de fevereiro – houve um aumento de 8% no número de veículos roubados no Estado.
Em janeiro de 2014, o número de veículos roubados (carros, motos, motonetas, caminhões, entre outros veículos) foi de 335, enquanto este ano a quantidade subiu para 362, uma média de 11,6 por dia. A Região Metropolitana é responsável por 310 dos casos, enquanto as demais cidades do interior por 52. Segundo Iriano Feitosa, chefe de investigação da Especializada de Defesa de Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), o aumento se deu, principalmente, devido a impunidade. “Os bandidos estão se sentindo seguros para assaltar. Por isso que este ano estamos com uma média tão alta. Quando a impunidade acontece, o bandido vai voltar a assaltar. Quando o número de prisões aumentar, o número de assaltos irá cair. Mas falta mais segurança para que isso aconteça”, afirmou.
O trabalho integrado e de investigação da Polícia Civil conseguiu recuperar 230 veículos na Região Metropolitana e 61 veículos no interior do estado, o que significa uma taxa de recuperação de 60,8%. Para Iriano, uma nova “prática” dos criminosos é a responsável por esse alto índice de recuperação. “Nesses últimos meses vem acontecendo uma coisa diferente. Os bandidos levam o carro, depois cometem alguns crimes com esse veículo e em seguida abandonam o carro. A facilidade tem sido tão grande para roubar que os criminosos preferem levar um em um dia e depois, quando forem praticar outro crime, eles roubam outro carro. Assim fica mais difícil de prendê-los, pois eles não ficam muito tempo circulando com o carro roubado”.
Em Natal, dois bairros são os mais visados pelos bandidos e ambos ficam na zona Sul da capital potiguar. “São os bairros de Candelária e Lagoa Nova. Essa região concentra muita gente da classe média e alta de Natal e, consequentemente, essas pessoas têm carros um pouco mais caros, que são os principais alvos dos criminosos.”, detalhou Iriano.
Antigamente era normal acontecer assaltos nos semáforos. Quando o motorista parava o veículo no sinal vermelho, principalmente no período da noite, os criminosos se aproximavam e anunciavam a ação criminosa. Porém, hoje em dia esse tipo de abordagem raramente acontece. “Para falar a verdade, este ano não temos registro de nenhum tipo de assalto a carro dessa maneira. Atualmente eles agem mais em pessoas que estão estacionando os carros. Seja em algum estabelecimento comercial ou até mesmo quando as pessoas estão chegando em casa. Aquele momento em que a pessoa está desligando o carro e saindo de dentro do veículo. Geralmente eles agem em duplas e chegam em um veículo. Um vai abordar a vítima e o outro fica dando cobertura”.
Segundo a Deprov, essa mudança na maneira de agir dos criminosos veio depois da modernização dos veículos. De acordo com a especializada, hoje em dia os carros não fazem mais ligação direta, então esses assaltantes, que geralmente roubavam automóveis que estavam estacionados, agora vão em direção à vítima para conseguir as chaves dos veículos. Normalmente utilizam alguma arma de fogo e ficam apontando para a cabeça das vítimas.
Para não ser mais uma das vítimas dos criminosos, Iriano Feitosa deu algumas dicas para a população. “Sempre que você for estacionar um carro, em qualquer lugar que seja, observe bem a movimentação. Se encontrar alguma pessoa em movimentação suspeita, não pare o veículo naquele lugar e ligue para a polícia. Quando estiver chegando em casa, antes de estacionar na garagem, observe a movimentação na rua. Se tiver alguém em atitude suspeite, faça a volta no quarteirão. Se, quando você voltar, a pessoa ainda estiver por lá, não pare o carro e ligue para a polícia”.
A Sesed esclareceu que estes dados foram colhidos através da Delegacia e podem sofrer alguma alteração, uma vez que nem todas as delegacias de polícia do interior do Estado enviaram dados para o setor de estatística. Assim, o número de veículos roubados e furtados, bem como a taxa de recuperação, pode ser diferente da divulgada.
Polícia tem pistas do suspeito de levar o carro de diretora de Alcaçuz
No final da noite desta quinta-feira (26), a diretora de Alcaçuz, Dinorá Simas, foi mais uma vítima dos assaltantes de carros. A filha dela estava chegando em casa, no bairro de Nazaré, zona Norte de Natal, quando foi surpreendida por um homem armado. Dinorá estava dentro da residência quando escutou os gritos da filha pedindo socorro. Nesse momento, ela saiu correndo e entrou em luta corporal com o bandido, que conseguiu se desvencilhar e escapou.
“Ele estava dentro do carro quando eu cheguei. Eu ainda tentei segurar o pescoço dele, mas ele conseguiu escapar. Não acredito que a arma dele fosse de verdade, já que em nenhum momento ele ameaçou pegar a arma para atirar em mim”, contou Dinorá. O carro levado foi um Gol, de cor vermelha e placas OWD-3118. Apesar do susto, mãe e filha não tiveram nenhum tipo de ferimento. Para a diretora de Alcaçuz, recuperar o veículo não é o mais importante nesse momento. “O meu carro tem seguro. O que eu quero é pegar esse cara. Ele deixou minha filha traumatizada e eu não vou descansar enquanto não conseguir encontrar esse bandido”.
Em 2013, Dinorá também foi vítima de uma ação criminosa. Uma residência que ela tinha na praia de Santa Rita foi alvo de bandidos, que colocaram fogo na frente da casa e ainda picharam uma parede com a sigla PCC. Por sorte, no momento do crime ninguém estava no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário