O jornal britânico Financial Times criticou a Petrobras, em um editorial publicado neste sábado, afirmando que a estatal “representa o melhor e o pior do Brasil”.
O jornal recorda dos velhos tempos (não tão antigos assim) da Petrobras, quando as notícias refletiam sua competência técnica renomada e suas largas reservas de petróleo, no pré-sal.
Tanto que essas características impulsionaram, em 2010, a empresa a arrecadar mais de R$ 120 bilhões, em uma das maiores capitalizações da história.
Mas a eclosão da operação Lava Jato, que encontrou o pagamento de propinas por empreiteiras para ganhar obras superfaturadas, mostrou o lado corrupto da estatal.
Esse escândalo, afirma o Financial Times, “é sistêmico para a economia brasileira e ameaça derrubar seu governo. A Petrobras é grande demais para falir. Mas também é muito corrupta para continuar como está.”
O jornal sugere que o governo poderia socorrer a Petrobras, que possui US$ 170 bilhões em dívidas (hoje, é a petroleira mais endividada do mundo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário