Compartilhamento:

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Ilustre tangaraense ( Hugo Freitas) visita sua terra natal.

O Blog teve o imenso prazer de acompanhar este tangaraense ilustre Hugo Freitas, filho do saudoso casal Ângelo Estevam e Clotilde Pereira de Freitas; Hugo que saiu de Tangará quando tinha 14 anos em busca de estudos, conseguiu entrar para escola Agrícola de Jundiaí e logo em seguida depois de terminar o ensino técnico foi para cidade de São Paulo/SP aonde conseguiu seu primeiro emprego e constituiu família. 
Depois de sua ida a São Paulo, foram poucas as vezes que ele voltou a sua terra natal, mas como um bom filho a sua casa retorna, o mesmo voltou para reencontrar a família e reviver os momentos bons que passou na época em que morou aqui na querida cidade de Tangará, confira as fotos deste belo passeio do ilustre tangaraense Hugo Freitas por Tangará e cidades circunvizinhas. 
A primeira parada foi no açude Trairi aonde o tangaraense Hugo Freitas passou uma parte de sua infância. Naquela época o seu pai tinha uma padaria próximo a esta localidade e sua mãe a saudosa Clotilte Pereira de Freitas, (minha avó) ensinava as crianças desta localidade e moradoras da Fazenda Uirapuru, na qual seus pais moravam bem próximo. 
Fazendo uma retrospectiva, para quem não se lembra ou as novas gerações que não tiveram essa informação Clotilde Pereira além de ensinar as crianças como eu já citei anteriormente, ela foi a primeira professora de Tangará a trabalhar com Alfabetização de Jovens e Adultos.   
A primeira casa a ser visitada foi do querido casal seu Manoelzinho Flutuoso e Dona Tereza, que para a surpresa de todos reconheceu na hora o tangaraense Hugo Freitas, o qual eles não viam há aproximadamente uns 65 anos.


Ao caminhar na vila que existe na comunidade do Trairi, Hugo Freitas, acompanhado de sua atual esposa Maria Rita reviveu a sua infância e encontrou um prédio que na época em que morava nesta comunidade foi sua antiga escola e por um curto período de tempo foi sua antiga residência, pois o mesmo deixou a comunidade para estudar fora.


Neste momento em especial Hugo se emocionou ao encontrar a sua antiga morada onde viveu uma parte de sua infância.


Claro em um passeio dessa natureza fazendo uma coisa que eu mais gosto que é curtir minha família e dessa vez com um sabor especial, que é o reencontro de familiares. Participaram conosco desse dia pra lá de agradável, a minha esposa Jaira Freitas, meus queridos filhos Tales Natan, Caio Renan e Nicolas Ian, as minhas queridas tias Régia Freitas e Fátima Freitas, o meu primo Ladson Galdino e o querido casal Hugo Freitas e sua atual esposa Maria Rita. 


Ao ver o açude Trairi quase seco a tristeza bateu em nossos corações, principalmente no coração do meu tio Hugo Freitas, pois ele não sabia que o grandioso açude Trairi no qual viveu durante sua infância  estava sofrendo com a grande seca nessa proporção.


Deixamos a comunidade do Trairi e a acolhida do casal Terezinha e seu Manoelzinho Flutuoso (Terezinha é nossa parenta e conviveu com meus avós Angelo Estevam e Clotilde Pereira, acompanhando de perto a infância de seus quatro filhos: José Hugo, Cleide " a minha amada mãe", Fátima e Régia)  e fomos para a próxima parada que foi o Santuário de Santa Rita de Cássia na cidade de Santa Cruz, aonde tem a maior estátua católica do mundo.

O Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia, ocupa uma área total de 4.400 metros quadrados e é composto pela gigantesca estátua de Santa Rita de Cássia (padroeira da cidade), com 42 metros de altura, restaurantes, loja de artigos religiosos, auditório com capacidade para mais de 200 pessoas, mirante, estacionamento e praça de eventos. A altura total do monumento, principal atrativo do complexo, é de 56 metros, sendo 42 da imagem, 6 metros de base e 8 metros do resplendor.
Nesta foto está a minha querida tia Régia Freitas ao lado de seu filho o jovem empresário Ladson Galdino que nos acompanhou durante todo o passeio.



Nesta foto estou ao lado do meu tio Hugo Freitas, no qual tive a honra de receber em minha residência e acompanhá-lo em todo o passeio pela Comunidade Trairi, Santuário de santa Rita, São José do Campestre e em Tangará.


Deixamos a cidade de Santa Cruz/RN e partimos para a cidade de São José do Campestre aonde o querido tangaraense Hugo Freitas passou uma pequena parte de sua infância.
Fomos recebido pelo querido campestrense Agenor Ribeiro que nos recebeu com muita satisfação, seu Agenor foi vizinho dos meus avós por um bom tempo.


Fizemos questão de registrar esse nosso encontro com os antigos vizinhos de José Hugo, ao lado de dona Maria esposa de seu Agenor Ribeiro

Pedimos permissão a querida moradora e vizinha de seu Agenor Ribeiro para entrar em sua casa aonde foi a residência dos pais do querido tangaraense Hugo Freitas.


Deixamos a cidade de São José do Campestre e voltamos a querida Tangará para mais duas visitas. 
Uma dessas visitas foi a casa da querida Rose Freitas sobrinha de Hugo Freitas que recebeu com muito carinho em sua residência e para marcar este encontro pousou para as lentes do nosso Blog.

A última parada foi na casa do querido tangaraense Valdeci, homem pelo o qual a família Freitas tem grande estima e consideração, seu Valdeci nos relatou que lembrava muito de Hugo Freitas e do cuidado de seus pais para com o pequeno menino Hugo Freitas, pois naquela época em que os estudos era mais difícil de se alcançar devido as grandes dificuldades da época (estou me referindo lá para os idos de 1945) os pais de José Hugo já tinham uma visão da importância da Educação para uma vida de sucesso de qualquer pessoa, tanto é que nunca mediram esforços para que seu filho se tornasse um grande homem, um homem bem sucedido através dos estudos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário