terça-feira, 30 de junho de 2015

Distraída: Adolescente caminha digitando no celular e fica presa em bueiro

A adolescente ficou presa entre as grades de bueiro ao caminhar sem perceber o perigo à frente.
Uma jovem ficou com a perna esquerda presa em um bueiro na cidade de Mianyang, na província chinesa de Sichuan. Segundo informações da imprensa local, a garota digitava no celular enquanto caminhava por uma rua, quando acabou pisando em falso na grade e ficou entalada. A adolescente, que não teve o nome divulgado, recebeu ajuda de outras pessoas que passavam pelo local.

Ela ficou presa por cerca de 45 minutos até a chegada do resgate. “Conseguimos remover as barras e rapidamente a libertamos. Sua perna ficou um pouco arranhada e machucada, além de dormente por ter ficado espremida entre as grades, mas ela se recuperou rapidamente e não precisou de tratamento médico”, contou Ming Lai, porta-voz dos bombeiros.

Fonte: Portal Noticias Bizarras

TRAGÉDIA: Avião militar cai com 112 pessoas a bordo na Indonésia

Pelo menos 49 mortos em acidente de avião militar na Indonésia. A Indonésia tem um histórico de problemas em termos de segurança aérea militar e civil.

Pelo menos 49 pessoas morreram nesta terça-feira, 30, na Indonésia na queda de um avião militar Hércules pouco depois da decolagem em uma área residencial de Medan, ao norte da ilha de Sumatra.

As equipes de emergência retiraram os corpos dos destroços do avião e da área de queda, onde o acidente provocou um incêndio, informou o chefe de polícia de Medan, Mardiaz Dwihananto. "Recebemos 49 corpos, incluindo uma criança", disse Eko Triandi, diretor da Cruz Vermelha. 
O exército indonésio informou que 12 pessoas - três pilotos, um navegador e oito técnicos, segundo a imprensa - estavam no avião. "Eu vi o avião que saiu do aeroporto e já estava inclinado. Depois vi a fumaça que soltava", relatou Januar, morador da região.

O avião havia decolado às 12h08min (2H08 de Brasília) de uma base militar e caiu na cidade dois minutos depois, a apenas cinco quilômetros de distância da base, segundo o porta-voz do exército, Fuad Basya.

Em abril, um caça F-16 pegou fogo no momento da decolagem em uma base militar de Jacarta, o que obrigou o piloto a ejetar-se em voo para salvar a vida. A Indonésia tem um histórico de problemas em termos de segurança aérea militar e civil.

Em dezembro do ano passado, um avião da companhia AirAsia sofreu uma avaria quando sobrevoava o mar de Java com destino a Cingapura. A queda provocou a morte das 162 pessoas a bordo. O avião militar tinha 113 pessoas a bordo.

Segundo o comandante da Aeronáutica, Agus Supriyatna, não há sobreviventes. "Não, não. Sem sobreviventes. Eu acabei de voltar do local". Até o momento, 49 corpos foram recuperados, segundo Supriyatana.

Fonte: O Povo Online

Seis dos oito federais do RN votarão a favor da redução da maioridade penal

Maioria da bancada do Rio Grande do Norte na Câmara Federal anuncia que votará a favor da redução da maioridade penal para crimes hediondos
Por Allan Darlyson

Está prevista para esta terça-feira (30) a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, em casos de crimes hediondos, pela Câmara Federal. A maioria da bancada potiguar votará a favor da proposta que tramita na Casa. Dos sete deputados federais ouvidos pela nossa reportagem, cinco se colocaram a favor da proposta.


Os deputados Rogério Marinho (PSDB), Felipe Maia (DEM), Fábio Faria (PSD), Beto Rosado (PP), Walter Alves (PMDB) e Antônio Jácome (PMN) adiantaram que votarão a favor. Rafael Motta (PROS) e Zenaide Maia (PR) se colocaram contra. Até o fechamento da matéria, o deputado Walter Alves (PMDB) ainda não havia manifestado posição.
Rogério Marinho é a favor da redução da maioridade penal
Rogério Marinho
O deputado federal Rogério Marinho disse que é a favor da redução da maioridade penal para crimes considerados hediondos. O tucano acredita que o jovem de 16 anos deve assumir suas responsabilidades, como votar, por exemplo, e responder por possíveis crimes cometidos.

“Hoje, sem punição, os jovens infratores se sentem a vontade para praticar todo tipo de ato criminoso, porque sabem que a legislação garante a impunidade. Sou a favor por uma questão de justiça. Basta de impunidade. O jovem com 16 anos já sabe deliberar sobre o que é certo ou errado. A redução da maioridade ajuda a frear essa situação no sentido em que, ao saber que lhe foi dada imputabilidade, praticar crimes terá outro peso”, declarou.

Antônio Jácome votará a favor, mas faz ressalvas

Antônio Jácome
Antônio Jácome ponderou que, apesar de votar a favor da matéria, não tem convicção de que haverá efetiva redução da criminalidade. Ele se mostrou intrigado com a “euforia” dos seus colegas parlamentares em relação ao tema. No entanto, ressaltou que espera estar contribuindo para uma maior conscientização da juventude no que diz respeito à prática de crimes.

“O adolescente de 16 anos, já no mundo globalizado com muitos recursos de informação, já se encontra amadurecido para saber o que é um crime, um delito, uma contravenção. Então, a esperança é de que essa nova Lei possa estimular a esses adolescentes a pensarem melhor e a cometerem menos crimes”, afirmou o parlamentar.

O peemedebista Walter Alves externou que é favorável à proposta
Walter Alves
O peemedebista Walter Alves externou que é favorável à proposta porque entende que as atuais medidas de ressocialização não têm dado resultado. “A bandidagem tem ido atrás dos menores de 18 anos para colocar no caminho do crime. Acredito que a partir dos 16 anos, já se sabe o que é certo e errado. Por tanto, está apto para ser responsável pelos seus atos”, argumentou.

Fábio Faria defende regime diferenciado de prisão
Fábio Faria
O deputado Fábio Faria frisou que sua posição favorável à PEC que reduz a maioridade penal está em consonância com o sentimento da sociedade de evitar a impunidade de jovens que praticam crimes hediondos. No entanto, Faria defendeu um regime diferenciado de prisão para os menores de 18 anos.

“Sou favorável à redução da maioridade para os casos de crime hediondo. E ainda que os menores sejam recolhidos em unidades especiais até os 18 anos, quando seriam transferidos automaticamente para os presídios. Votei pela constitucionalidade do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e também sou favorável para que este assunto seja levado a Plenário. A sociedade espera um novo posicionamento do Congresso para que crimes graves cometidos por jovens não sigam impunes”, argumentou.

Deputado Beto Rosado Foto Gabriela Korossy
Beto Rosado
Deputado Beto Rosado oto Gabriela KorossyBeto Rosado (PP) seguiu a mesma linha de pensamento demonstrada por Fábio. Ele disse que votará a favor, mas com restrições ao regime prisional. “Defende um regime especial de encarceramento. Que os adolescentes sejam presos em locais diferentes dos maiores de 18 anos”, reforçou.

Felipe Maia ressalta que governo precisa investir em educação (Foto: Alberto Leandro)

Felipe Maia

O democrata Felipe Maia disse que votará favorável à matéria, mas defendeu que, ao mesmo tempo, haja mais investimentos em Educação, para que as crianças estejam menos propensas a seguirem o caminho do crime. Ele também cobrou melhorias no sistema prisional.

“Certamente que reduzir a maioridade não resolverá o problema da segurança pública do país em sua integralidade. Mas acredito que é um passo importante, nos casos de crimes hediondos. Somado a isso é imprescindível maiores investimentos no sistema prisional e, acima de tudo, na educação. Crianças e jovens que estão na sala de aula são menos propensos a seguirem no caminho do crime”, frisou o parlamentar.
Rafael Motta é contra redução (Foto: Wellington Rocha)
Rafael Motta
Ex-secretário de Juventude do Rio Grande do Norte, Rafael Motta disse que votará contra a PEC. “Por uma questão de coerência, decidi pelo voto contrário, porque fui secretário da Juventude e debati muito sobre o assunto. Como vereador e como deputado, me comprometi a representar os jovens no Legislativo. Então, não posso votar contra a recuperação de jovens. Sou totalmente avesso à impunidade, mas acredito que a questão passa por outras responsabilidades do Poder Público”, afirmou o deputado.

Zenaide diz que é contra, mas pode mudar de opinião (Foto: Alberto Leandro)
Zenaide Maia
Representante feminina na bancada do RN, Zenaide Maia adiantou que, até o momento, tende a votar contra. Entretanto, admitiu que poderá rever a posição. “Desde que surgiu a proposta de Emenda à Constituição que altera a legislação sobre a maioridade penal tenho ouvido muitas pessoas, o que me fez refletir bastante. Trata-se de uma questão muita complexa. Temos que ver o lado crescente da violência, mas também o lado da questão na prática. Onde iremos colocar esses menores? Será que muda alguma coisa? Será que crianças cada vez menores não serão aliciadas ainda mais para cometer os crimes? Temos de reformar o modelo dos reformatórios e fazer muitas mudanças. Por isso meu voto até agora será contra. Claro que ainda teremos algumas discussões até amanhã no dia da votação, mas até agora penso assim”, declarou.

Fonte: Portal no Ar

POTIGUARES VÃO ÀS RUAS CONTRA A MAIORIDADE PENAL


A Frente Potiguar contra a Redução da Idade Penal (formada por diversos grupos, entidades, mandatos e partidos políticos) realizará, nesta terça-feira (30), em Natal, um ato contra a Redução da Maioridade Penal. A atividade está prevista para começar às 14h e ocorrerá na Praça dos Três Poderes, em frente à Assembleia Legislativa do RN. Estão previstas, para mesma data, manifestações em outras cidades do país e uma grande marcha na capital federal.

O ato foi convocado para esse dia, pois está prevista a votação, na Câmara dos Deputados, da PEC 171/1993, que diminui a maioridade penal de 18 anos para 16 anos. Os grupos presentes realizarão uma oficina de materiais e várias intervenções contra o retrocesso que essa medida representa. O que for produzido nas oficinas será usado para ornamentação das ruas do centro da cidade.

A intenção dos organizadores é realizar caminhada pelas ruas do centro, dialogando com a população sobre os problemas que a redução da maioridade pode causar. Grupos de juventude das quatro zonas da cidade e da região metropolitana estão sendo mobilizados para a manifestação. O ato vai terminar com manifestação cultural dos artistas contra a redução. Esse momento da atividade acontecerá nas proximidades do IFRN Cidade Alta.

Página da Frente Potiguar Contra a Redução da Idade Penal on.fb.me/1K9YqVi

MISS MUNDO BRASIL PERDE A COROA POR SER CASADA


A candidata de Sergipe, Ana Luísa Castro, foi eleita Miss Mundo Brasil.
Pouco mais de 24 horas depois de receber a coroa d no último sábado (27), no entanto, teve que renunciar ao título por não ser solteira, fato que fere as regras do concurso. De acordo com o regulamento, só podem participar candidatas solteiras. Com a decisão, o posto será assumido pela segunda colocada, Catharina Choi Nunes, de 25 anos, representante de Ilhabela (SP).

Em nota, a organização do concurso informou que "o estado civil da miss não atende às exigências prescritas no regulamento, e ela optou por abrir mão do título". A organização do Miss Mundo Brasil afirmou que "não estava ciente do estado civil da candidata, que tem uma união homologada em outro país e decidiu por manter o processo de homologação para reconhecimento no Brasil". Em nota enviada à organização, Ana Luísa Castro afirmou que tem uma "união" com um belga. Segundo ela, a "homologação" da união "pode se dar em um futuro próximo, o que poderia causar problemas para mim e para o concurso nacional". "Entrego a coroa e o título à vice Miss Mundo Brasil, com grande tristeza no coração", afirmou a miss, em nota.

No sábado também foi eleito o novo Mister Brasil. Anderson Tomazini, de 26 anos, natural de Brasília, venceu o concurso representando Ilhabela, SP. 

Dilma é homenageada por Obama com jantar na Casa Branca


A presidenta Dilma Rousseff jantou ontem (29), na Casa Branca, com o presidente norte-americano, Barack Obama, como parte da agenda da visita que ela faz aos Estados Unidos. O jantar foi o segundo encontro do dia entre os presidentes e foi fechado para a imprensa.

À tarde, assim que a presidenta chegou à Washington, Dilma e Obama visitaram o Memorial de Martin Luther King Jr. A Casa Branca informou, por meio da assessoria de imprensa, que eles conversaram sobre a trajetória de luta do líder negro norte-americano.
A convite de Obama, Dilma Rousseff vai dormir na Blair House, residência oficial do governo dos Estados Unidos para hóspedes. Ela fica ao lado da Casa Branca.

Amanhã (30), Dilma e Obama têm uma reunião de trabalho. Depois, a presidenta almoça no Departamento de Estado com o vice- presidente norte-americano, Joe Biden.

Lula defende PT mais unido no Congresso e falando das propostas de crescimento

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite dessa segunda-feira (29) que o partido precisa agir de maneira mais unificada no Parlamento. Ele se reuniu com 66 dos 76 parlamentares do PT no Congresso Nacional. Lula destacou ainda que é preciso "virar a página" do ajuste fiscal e falar de propostas para o crescimento.

"O presidente chamou a atenção, e nós estamos de acordo, de que é preciso virar a página do discurso político", disse, após o encontro, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), para quem o encontro, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, serviu para afinar o discurso dos petistas em torno da política econômica e do cenário pós-ajuste fiscal.

Segundo Costa, o ex-presidente ressaltou a necessidade destacar as ações do governo, como o programa de investimento em logística, o Minha Casa, Minha Vida, entre outros. "Esquecer esse discurso do ajuste e passar fortemente para a defesa do programa de crescimento de retomada do emprego, de controle da situação econômica do país".

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (CE), informou que o encontro tratou também da defesa do partido e do governo da presidenta Dilma Rousseff. "Foi uma reunião em que mais se defendeu a presidenta Dilma, foi o que mais o Lula fez na reunião".

Já o líder do partido na Câmara, Sibá Machado (AC), disse que serão intensificadas as ações conjuntas das bancadas no Congresso e ampliada a interlocução com os movimentos sociais. "Vamos municiar nossa bancada para agir nas agendas [do Legislativo] de maneira mais organizada e em diálogo com os movimentos sociais, levando as pautas da sociedade para o Congresso".
Da Agência Brasil

Em Nova York, Dilma diz que não respeita delatores

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (29) que não houve nenhuma irregularidade em sua campanha presidencial e que não respeita delatores. Em entrevista a jornalistas em Nova Iork, ela comentou as informações divulgadas pela imprensa sobre a delação premiada do presidente da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, assinada com o Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com reportagens, Pessoa listou 18 pessoas que teriam recebido recursos do esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato.

"Não tenho esse tipo de prática. Eu não aceito e jamais aceitarei que insinuem sobre mim ou sobre minha campanha qualquer irregularidade. Primeiro porque não houve. Segundo, porque, se insinuam, alguns têm interesses políticos", disse.

A presidenta contou ter aprendido na escola, em Minas Gerais, a não gostar da figura de pessoas que traem algum movimento e entregam colegas, como a do delator da Inconfidência Mineira (Joaquim Silvério dos Reis). O movimento buscava libertar o Brasil de Portugal no século 19.

"Eu não respeito o delator. Até porque eu estive presa na ditadura, e sei o que é. Tentaram me transformar numa delatora. A ditadura fazia isso com as pessoas presas. E eu garanto para vocês que resisti bravamente. Até em alguns momentos fui mal interpretada quando disse que em tortura a gente tem de resistir porque senão você entrega seus presos. Então, eu não respeito nenhuma fala. Agora, acho que a Justiça tem de pegar tudo que ele disse e investigar. Tudo, sem exceção. A Justiça, o Ministério Público e a Polícia Federal", afirmou.

Dilma afirmou ainda que vai tomar providências "se ele [Ricardo Pessoa] falar sobre ela". No que diz respeito à citação de ministros do seu governo, a presidenta disse que a situação será avaliada com cada um. Entre os citados pelo executivo da UTC, conforme as reportagens, aparecem os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e o da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva – como beneficiários do esquema.

Fonte: Agência Brasil

Presos filmam tortura a rival dentro de penitenciária no interior do RN

Agredido no dia 5 de junho, preso chegou a ficar uma semana internado.

Direção abriu sindicância e teve acesso a vídeo neste domingo (28).
Preso é atingido por uma suposta barra de ferro
em penitenciária (Foto: Reprodução)


A direção da Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, está analisando um vídeo que foi gravado por presos da unidade na tentativa de identificar os responsáveis por torturar um detento rival, fato ocorrido no dia 5 de junho dentro de um dos pavilhões da unidade. O presídio fica em Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

As imagens chegaram ao diretor da penitenciária, Alex Alexandre, neste domingo (28). O detento agredido teve o braço quebrado e sofreu ferimentos graves nas pernas. Os presos envolvidos na violência podem responder por tortura e até tentativa de homicídio.

De acordo com o diretor da unidade prisional, o detento Juliano Carlos de Medeiros foi imobilizado e amordaçado. Ele teve as pernas agarradas por vários presos enquanto era golpeado com um bastão de ferro. O preso também é ameaçado com uma serra, que não chega a ser utilizada. 

Danificado pelos detentos durante a onda de rebeliões que aconteceu em março no sistema penitenciário potiguar, o Pavilhão E do Pereirão está sem celas, o que dificultou o acesso dos agentes penitenciários ao local. O diretor conta que foi necessário invadir o pavilhão para conseguir soltar o preso.

"Só não morreu porque chegamos rápido. Os presos não queriam retirá-lo. O rapaz ficou internado uma semana, fez uma cirurgia no braço e vai precisar fazer outra agora. Recebi a filmagem no domingo. Antes disso, fizemos duas revistas e não localizamos os instrumentos utilizados nem o celular usado para gravar a cena", relata Alex Alexandre. Aberta na época do crime, uma sindicância está em andamento para identificar os responsáveis pelas agressões. "Com o vídeo em mãos, já estamos trabalhando para identificar quem aparece nas imagens", conta.

O diretor acrescenta que o Pavilhão E é ocupado por detentos que integram uma facção criminosa com atuação no estado. O espaço tem atualmente 70 presos. "Ouvimos o preso agredido, mas ainda não sabemos o que motivou a tortura", encerra.

Fonte: Do G1 RN

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Sítio Novo-RN: Equipe da Inter TV Cabugi (Afiliada da Rede Globo) Estará no Município

A cidade de Sitio Novo/RN estará recebendo nesta semana a Equipe do Programa Rota Intertv da Emissora afiliada da Rede Globo , Inter TV Cabugi, para realização de uma serie de gravações para o Programa.

A equipe que já esteve recentemente em Santa Cruz, desta vez estará em Sitio Novo, dando destaque ao potencial turístico do Município e um pouco da cultura e gastronomia sitionovense.

O programa Rota Inter Tv é voltado para o turismo Potiguar e apresenta ao público belezas já conhecidas e outras paisagens nunca vistas na TV. O programa é apresentado pelo Jornalista Léo Souza, e vai ao ar todo sábado às 14h na Inter TV.

Do Blog Sitio Novo em Foco

CRUELDADE: Suspeitos de atear fogo em morador de rua são presos em Santo Antônio, RN


Um dos acusados disse que havia comprado R$ 1,00 de gasolina no posto de combustível. (Foto: Reprodução/Dede Camilo)

A Delegacia Civil de Santo Antônio, distante 18 quilômetros de Nova Cruz, prendeu duas pessoas suspeitas de atearem fogo em um morador de rua da cidade na noite deste sábado (27). 

Por volta de 2:15h, no pelotão, chegaram diversos populares, acionando a polícia militar, pois três pessoas, dois homens e uma mulher, haviam ateado fogo em um morador de rua. Os três foram agredidos pelos populares que passavam no local. Um dos homens fugiu para o lixão, o outro para o centro da cidade e a mulher estava nas proximidades do local.
Local onde ocorreu o fato - Foto/Dedé Camilo

Após a tentativa de assassinato, a SAMU foi acionada, prestou os primeiros socorros e levou a vítima para o hospital local. Um dos acusados disse que havia comprado R$ 1,00 de gasolina no posto de combustível.


A vítima foi encaminhada para a capital em estado grave e o hospital identificou-a como Gilvan Pereira da Silva, conhecido como Verinaldo (tripa verde). Já os suspeitos foram encaminhados para o mesmo hospital local para atendimento médico e exame de corpo e delito e, logo depois, para a unidade policial.

A vítima é conhecida na cidade por ser alcoólatra e morador de rua, não havendo qualquer registro em desfavor da vítima. Além disso, não houve informação se a vítima tinha contato com os agressores ou se estava envolvido em problemas com os mesmos.

FONTE: Portal NCO

Carro cai em cratera na Zona Oeste de Natal

Carro caiu em cratera na avenida Capitão-mor Gouveia, em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Um carro caiu em uma cratera entre a noite deste domingo (28) e a madrugada desta segunda-feira (29) na avenida Capitão-mor Gouveia, na altura da avenida Industrial João Francisco da Mota (Km 6), Zona Oeste de Natal.

De acordo com os moradores, o buraco está aberto há cerca de cinco meses e, com a chuva que caiu sobre a capital potiguar, o buraco aumentou. O trecho da avenida não estava sinalizado e o motorista do veículo não estava no local nesta manhã. O incidente deixou o trânsito lento na região.

O veículo foi retirado ainda na manhã desta segunda-feira (29), por volta das 7h20. O trecho continua sem sinalização.

Fonte: G1/RN VIA SPP NOTÍCIAS

CENTENÁRIO DO ABC

Mais Querido: há 100 anos surgia o primeiro clube de futebol do RN
Alvinegro de Natal comemora o seu centenário de fundação nesta segunda-feira com agenda repleta de festejos


Há exatamente 100 anos, nascia o primeiro clube de futebol do Rio Grande do Norte. No dia 29 de junho de 1915 surgia o ABC Futebol Clube, que hoje comemora o seu centenário, o primeiro time da capital potiguar a atingir a expressiva marca. E para festejar, a diretoria do clube já divulgou uma agenda de um ano de comemorações, que terá início já nesta segunda-feira (29).
Alvinegro comemora o seu centenário nesta segunda-feira (Foto: Wellington Rocha/PortalNoar)

O torcedores irão participar, das 16h às 19h, do ‘Adesivaço Centenário’ em vários pontos da cidade: Capim Macio, Igapó, Santa Catarina e Lagoa Nova, além da missa na sede administrativa do clube, às 18h. Também está programado o Lançamento da campanha do Memorial Alvinegro, concurso da ‘Musa do Centenário’ e o lançamento da Medalha Centenária. Além desses, vários outros festejos estão agendados até junho do próximo ano.

O Mais Querido, como ficou conhecido com o passar dos anos, foi fundado por um grupo de jovens natalenses, em um dos cômodos do casarão do Coronel Avelino Alves Freire, comerciante e presidente da Associação Comercial do RN, na Avenida Rio Branco, no bairro da Ribeira.

Com a reunião, o primeiro objetivo foi escolher o nome do novo clube. O conjunto de letras ‘ABC’ prestou uma homenagem ao Pacto de Amizade Fraternal, amparado diplomaticamente por Argentina, Brasil e Chile, assinado em 1903. A sugestão foi aceita por unanimidade, à época.

Entre as façanhas da equipe potiguar em 100 anos está o Decacampeonato estadual. Entre 1932 e 1941, o Mais Querido venceu a competição estadual em sequência, conseguindo assim ter o seu nome registrado no livro dos recordes. Além do Alvinegro de Natal, apenas o América Mineiro conseguiu repetir o feito, entre 1916 e 1925.
Clube tem programação intensa de festejos (Foto: Wellington Rocha)

O Time da Frasqueira também fez história em 1973, ao cumprir 108 dias de excursão pela Europa, Ásia e África, sendo assim o clube de futebol a permanecer mais tempo fora do Brasil. O início da viagem aconteceu em 17 de agosto e teve seu fim apenas no dia 6 de dezembro. Ao todo foram 24 confrontos, sendo sete vitórias, 12 empates e cinco derrotas.

No ano do seu centenário, o clube disputa mais uma vez a Série B do Campeonato Brasileiro, com o sonho de uma vaga na primeira divisão da elite nacional. Atualmente a equipe é a 11ª colocada com 12 pontos conquistados nas nove rodadas iniciais.

Duelo do Centenário

Em meio à programação pela passagem de seu centenário de fundação, o ABC confirmou na última terça-feira (23) um amistoso contra o Corinthians, no estádio Frasqueirão, em Natal. O anúncio foi feito durante a apresentação da programação de festividades do clube pela passagem dos 100 anos de fundação. O duelo, inclusive, já tem dia e hora para acontecer.

No confronto batizado de “Alvinegros Mais Queridos”, o time de Natal receberá o time paulista no próximo dia 22 de julho, às 20 horas. O sócio-torcedor abecedista terá exclusividade na compra de ingressos até o dia 5 de julho. O próprio Timão, em seu perfil oficial no Twitter, confirmou o encontro com os alvinegros do RN no duelo comemorativo pelo centenário abecedista.

Festa Centenária

Assim como em 2014 houve o “Baile Preto e Branco” nas comemorações de 99 anos do clube, neste ano a festa se repete. Desta vez, com caráter mais popular. “Pensamos em seguir o padrão do baile, mas como a data é mais representativa optamos por fazer algo mais popular, marca da torcida abecedista”, comentou Marinho.

O evento acontecerá no dia 29 de agosto, no estádio Frasqueirão. Serão quatro apresentações musicais, três delas comandadas por bandas nacionais e uma local.

Piauí quer tirar título de maior cajueiro do mundo do RN

Governo piauense contratou uma equipe de especialistas para provar que possui o maior cajueiro do mundo
Maior cajueiro do mundo tem “título” ameaçado (Foto: Divulgação)

O cajueiro de Pirangi, considerado o maior do mundo pelo Guinness Book, está com seu título ameaçado. De acordo com matéria publicada pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira (29), o governo do Piauí contratou uma equipe de especialistas da Universidade Federal do Estado (UFPI) para analisar e provar que possui o maior cajueiro do mundo.

A decisão de desbancar o título da famosa árvore potiguar foi tomada após o engenheiro agrônomo Welington Rodrigues de Souza afirmar que o cajueiro piauiense, localizado na cidade de Cajueiro da Praia, é maior que o localizado no distrito de Pirangi. Atualmente o cajueiro potiguar tem 8,5 mil metros quadrados, já o piauiense tem 8,8 mil metros quadrados.

Para comprovar os números o governo do Estado do Piauí contratou agrônomos e biólogos da UFPI para fazer um exame genético e provar que o cajueiro é uma única árvore. Além disso, auditorias independentes serão realizadas para pleitear o título de maior cajueiro do mundo no Livro dos Recordes.

“Vamos para cima. O plano é fazer os estudos necessários e buscar reconhecimento internacional para o nosso cajueiro”, disse o secretário de turismo do Piauí, Flávio Nogueira em entrevista à Folha.

No outro lado, o secretário de turismo de Parnamirim, Laizomar Wanderley, desacreditou a iniciativa do governo piauiense.

“Se os concorrentes querem ter o maior cajueiro, vão ter que provar”, afirmou.

Ainda segundo a matéria da Folha, Laizomar Wanderley afirmou que a única possibilidade do cajueiro de Piauí ultrapassar o do Rio Grande do Norte, seria se a árvore de Pirangi parasse de crescer.

Considerado uma das atrações turísticas do Estado, o cajueiro de Pirangi recebe anualmente aproximadamente 500 mil pessoas. Tanto a árvore do Rio Grande do Norte, quanto a do estado do Piauí, tem suas proporções devido uma anomalia que faz com que os galhos das árvores cresçam para os lados. Com o peso, os galhos atingem o chão, criam novas raízes e crescem como se fosse, árvores.
Portal no Ar

Termina prazo para convocado na primeira chamada do ProUni comprovar informação

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 6 de julho

Por Agência Brasil

Termina hoje (29) o prazo para os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovarem nas instituições de ensino as informações prestadas no momento da inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações resulta na reprovação do candidato. O resultado da primeira chamada foi divulgado no último dia 22, no site do ProUni.

É responsabilidade do estudante verificar nas instituições de educação superior os horários e o local onde deve comparecer. Entre os documentos a serem apresentados estão identificação, comprovantes de residência, de rendimento dos estudantes e de integrantes do grupo familiar e comprovante de conclusão do ensino médio.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 6 de julho. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das chamadas pode participar da lista de espera a partir do dia 17 de julho. Para isso, é preciso aderir à lista no site do programa.

A segunda edição de 2015 do ProUni oferece 116.004 bolsas em 856 instituições de ensino superior. Desse total, 68.971 são integrais e 47.033 integrais.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

As bolsas integrais do programa são para os estudantes com renda bruta familiar mensal, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar mensal até três salários mínimos, por pessoa.

Pode se inscrever quem fez a prova da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado 0 na redação.

Apesar da alta dos juros, inflação deve subir e atingir pico nos próximos meses

Projeções indicam que pior momento estaria por vir

O brasileiro vai ter de continuar a enfrentar uma inflação elevada nos próximos meses, com risco de chegar a dois dígitos, apesar do enfraquecimento da atividade econômica.

Por ora, as projeções dos economistas indicam que o momento mais crítico está por vir. Entre julho e agosto, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a medida oficial de inflação, pode atingir até 9,5% no acumulado em 12 meses. Se a previsão se confirmar, será o maior nível desde novembro de 2003.

O temor de que a inflação alcance 10% em 12 meses no começo do segundo semestre existe por causa da pouca margem para absorver qualquer aumento de preço, como um reajuste da gasolina, que está defasada, ou um comportamento atípico de preços, como ocorreu com alimentos in natura na prévia do IPCA de junho.

Nesse cenário complicado também existem pressões de custos que estão sendo repassadas gradualmente para o varejo, o que podem aumentar ainda mais inflação no curto prazo.

"Um espirro pode jogar a inflação em 12 meses para 10%", disse o economista da LCA Consultores, Fabio Romão. Ele espera um IPCA 9,5% em 12 meses para julho e de 8,9% para o ano.

No horizonte traçado pela consultoria Tendências, o IPCA deve atingir o pico em 12 meses de 9,3% em agosto. No ano, deve ficar em 8,9%. Alessandra Ribeiro, sócia da consultoria, não descarta a possibilidade de que o IPCA atinja dois dígitos no acumulado em 12 meses nos próximos meses, mas pondera que esse não é o cenário mais provável.

— Alguns itens do lado dos administrados estão difíceis de serem antecipados.

Em junho, por exemplo, a revisão do IPCA foi causada por uma surpresa: o aumento dos jogos lotéricos, que subiram quase 40%.

Essa também é a avaliação do professor da Faculdade de Economia e Administração da USP, Heron do Carmo. "

— A inflação corretiva (provocada pelo aumento das tarifas) não acabou.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Raul Seixas: o mito faz 70 anos e permanece vivo, 25 anos após a morte


Se ainda estivesse vivo, o cantor e compositor Raul Seixas (1945-1989) estaria completando neste 28 de junho 70 anos de idade e entrando assim numa etapa da vida em que já encontram – ou estão em vias de ingressar – vários contemporâneos seus, igualmente ídolos da música popular brasileira.

Como nos versos de um de seus primeiros sucessos, poderia continuar sendo “uma metamorfose ambulante”, sem ter “aquela velha opinião formada sobre tudo”. Ou então, contradizendo o que pregava para si mesmo na letra de outra canção, Ouro de Tolo, estar sentado “no trono de um apartamento, com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar”.

Morto prematuramente há quase 26 anos, Raul Seixas é um mito que permanece vivo e que a cada dia conquista novos fãs. É um ícone do rock brasileiro, que sucessivas gerações cultuam de forma espontânea, sem nenhuma estratégia de marketing neste sentido, como é comum nas últimas décadas com diversos ídolos do cenário pop mundial.

“Eu não tenho medo de morrer. Tenho medo de que me esqueçam”, disse Raul em uma das inúmeras fitas que deixou em seu famoso baú. Como acontece com muitos artistas, Raul Seixas tinha medo de ser esquecido e preocupado com a posteridade cultivava o curioso hábito de se autoentrevistar, gravando essas entrevistas em fitas de rolo ou cassete.

Hoje os escritos e depoimentos gravados do “maluco beleza” percorrem o Brasil na voz do ator Roberto Bontempo, que há 15 anos encena o espetáculo Raul fora da lei – a história de Raul Seixas. A peça é um musical diferente, em que não há o texto de um autor para contar a história do artista.

“Tudo o que eu falo na peça são escritos do próprio Raul. E acho que é por isso que o público se identifica demais com o espetáculo, o que explica a longevidade dele”, comenta Bontempo, que nos últimos dias 19 e 20 apresentou mais uma vez no Rio, no Teatro Rival, o musical, que tem direção de Luiz Arthur Nunes e José Joffily.

Fã de Raul desde jovem, o ator conta que a ideia de montar o espetáculo surgiu quando leu O Baú do Raul, livro que reúne os escritos dos diários do cantor. Organizado pela penúltima mulher de Raúl, Kika Seixas e pelo crítico musical Tárik de Souza, o livro foi lançado em 1992 e desde então já teve sucessivas edições.

“Resolvi fazer o espetáculo para botar o pensamento do Raul no palco. E aí entrei em contato com a família dele, com a filha, com a Kika Seixas, com a mãe do Raul, ainda viva na época. Fui me aproximando das pessoas que conviveram com o Raul. E a partir daí fiz o roteiro do espetáculo, juntamente com os diretores,” conta Bontempo.

Para o ator, Raul Seixas foi uma pessoa muito à frente de seu tempo e isso assegura a atualidade de seus escritos, de suas ideias – como a da Sociedade Alternativa - e de suas músicas. “É uma obra atemporal. O Raul falava do universo, do mundo, de uma forma muito ampla, abrangente, metafórica e isso acaba não envelhecendo. Pelo contrário, se torna eterno”, avalia. 

Redução da maioridade penal é o principal tema da semana na Câmara

A votação da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos é o principal assunto da semana na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), marcou o início da votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 171) que trata do tema para terça-feira (30). Segundo Cunha, a PEC da maioridade penal é o único item da pauta.

Eduardo Cunha quer concluir a votação da PEC da maioridade penal nesta semanaFabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil

De acordo com o presidente, se não acabar a votação na terça-feira, o tema continua "na quarta, na quinta, até acabar". "Depois da PEC da maioridade penal, tenho de votar a PEC da reforma política em segundo turno”, acrescentou. Desde que foi eleito presidente da Câmara, Eduardo Cunha defende a votação da proposta, em tramitação há mais de 20 anos.

A PEC teve a admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara sob forte pressão de movimento sociais contrários à medida. Na comissão especial encarregada de apreciar o mérito da proposta, os deputados contrários à redução da maioridade penal protestaram durante toda a tramitação da PEC, com o argumento de que não se deve mexer na Constituição para reduzir a maioridade. Esse parlamentares concordaram em alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para modificar as penas para menores infratores.

Os defensores da redução da maioridade, maioria na comissão, pressionaram e conseguiram aprovar o parecer apresentado pelo relator, deputado Laerte Bessa (PR-DF). Na primeira tentativa de votação, com o plenário lotado de jovens contrários à proposta, os seguranças chegaram a usar spray de pimenta para esvaziar o local. A votação e aprovação do parecer do relator ocorreu em reunião fechada.

Como o presidente da Câmara já tinha anunciado que a votação no plenário também seria sem a presença de manifestantes, lideres estudantis recorrem ao Supremo Tribunal Federal (STF) e conseguiram liminar da ministra Cármem Lúcia para que representantes da União Nacional do Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) entrassem na Câmara para acompanhar a votação da PEC.

A proposta foi aprovada na comissão por 21 votos a 6, após muitas negociações e alterações no texto do relator. Para conseguir o apoio e os votos para aprovação, Bessa aceitou a redução da maioridade apenas para casos de crimes hediondos (como estupro e latrocínio), lesão corporal grave e roubo qualificado.

Nesta semana, as comissões técnicas e especiais terão suas atividades normais, com apreciação de projetos e realização de audiências públicas. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras terá audiência pública na terça-feira, quando serão ouvidos Pedro Aramis de Lima Arruda (ex-grente de Segurança Empresarial da Petrobras) Paulo Teixeira Brandão (presidente da Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobras) e Fernando Leite Siqueira (vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras) .

A acareação marcada também para terça-feira entre o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor Paulo Roberto Costa foi adiada para 6 de agosto. O adiamento ocorreu porque o juiz Sérgio Moro, responsável pelo processo, comunicou à CPI a impossibilidade do comparecimento de Youssef para a acareação nos dias 30 de junho, 7 e 14 de julho.
Agência Brasil

Vídeo mostra tentativa de assalto a jovem morto em saída de festa no RN

Crime aconteceu na manhã deste domingo (28) na Zona Sul de Natal.
Samuel Albuquerque, de 30 anos, morreu no local.

As imagens das câmeras de segurança de uma empresa registraram a tentativa de assalto que terminou com a morte de Samuel Albuquerque, de 30 anos, na manhã deste domingo (28) em Natal. O crime aconteceu por volta das 6h no bairro Cidade Verde. A polícia prendeu ainda no domingo o dono da moto usada na fuga dos criminosos.
       Samuel Albuquerque morreu no local
(Foto: Reprodução/Facebook)

O vídeo mostra o momento em que Samuel chega até o carro e percebe que há dois bandidos dentro do veículo. Ele corre em direção ao motorista e é baleado. Ainda é possível ver o criminoso sair correndo.

Ainda no domingo, a polícia prendeu o dono de uma moto que teria sido utilizada na fuga dos criminosos.

O homem nega participaçao no crime e diz que emprestou a moto. No entanto, ele não quis dizer à polícia a quem emprestou o veículo.

Do G1 RN 

VAQUEJADA NO PARQUE RATINHO FILHO NO ASSENTAMENTO RONDA MUNICÍPIO DE TANGARÁ

Mais uma grande festa de gado no Assentamento Ronda, vem aí a 10ª edição da vaquejada no parque Ratinho Filho, no município de Tangará. 
E para animar a galera tem Forró de Cabra Bom e Diego Campos e Forró de Torar. Venha traga a sua galera e venha se divertir

Luciano Huck doa R$ 2 mi para hospital que foi atendido após acidente

Apresentador fez tudo para que a doação não fosse veiculada na imprensa, mas a informação vazou

De acordo com informações do site do jornal ‘Agora São Paulo’, Luciano Huck teria doado R$ 2 milhões ao Hospital Santa Casa, onde foi atendido após ter sofrido um acidente de avião com a esposa, Angélica, dos três filhos e duas babás. Ainda segunda a publicação, o apresentador fez tudo para que a doação não fosse veiculada na imprensa, mas a informação vazou.

Vale lembrar que o casal teve o nome envolvido em uma polêmica com o hospital após a repercussão de um suposto atendimento privilegiado. O coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campo Grande (MS), Eduardo Cury, afirmou ao jornal ‘O Dia’, que os apresentadores e seus filhos tiveram “atendimento privilegiado” e foram usados leitos que não eram oferecidos para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entenda – Acidente

O casal, acompanhado dos três filhos e duas babás, sofreram um grande susto no final do mês maio. A família estava a bordo de uma aeronave de pequeno porte que teve que fazer um pouso forçado na área de uma fazenda a cerca de 30 km de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. No avião, ainda estavam um piloto e um copiloto. Família Huck estava no Mato Grosso do Sul para gravações do ‘Estrelas’.

Os dois foram transferidos para o hospital Albert Einstein, em São Paulo, na noite do domingo (24). Em ambulâncias separadas, os apresentadores, por volta de 19h, foram para um jatinho com UTI móvel e seguiram para a capital paulista. O casal recebeu alta na noite do dia 25 de maio. “Apanhei um pouco mais, mas estou ótima”, disse a loira na época, ao deixar o local.
Fonte: iBahia

Inscrições para o Sisutec começam nesta segunda feira (29)


Quem quiser concorrer a um vaga no ensino técnico pode se inscrever a partir hoje segunda feira (29), pela internet, no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). As inscrições serão encerradas sexta-feira, dia 3 de julho. Para se candidatar, é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido nota superior a zero na redação.

Por meio do Sisutec, instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para participantes do Enem. O programa é do Ministério da Educação.

A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para 7 de julho. A segunda chamada deve sair dia 14 de julho. De acordo com o edital, as aulas serão iniciadas entre 3 e 31 de agosto.

Terão prioridade no preenchimento das vagas os alunos de escolas públicas e os que estudaram na rede privada, na condição de bolsista integral.

Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. Durante o período de inscrição serão divulgadas as notas de corte de cada curso e o candidato poderá mudar as opções para as quais se inscreveu inicialmente.

No momento da inscrição, o estudante também terá de definir se deseja concorrer às vagas da ampla concorrência, àquelas destinadas aos estudantes da rede pública ou bolsistas da rede privada ou às vagas reservadas a negros, pardos e indígenas.

As vagas remanescentes não ocupadas após as chamadas regulares do Sisutec poderão ser preenchidas, mediante inscrição online, por estudantes que concluíram o ensino médio nos últimos três anos, ou seja, entre 2012 e 2014, independentemente da data de emissão do certificado.

No caso das vagas remanescentes, não é necessário que o candidato tenha feito a prova do Enem. O período de inscrição é de 20 de julho a 2 de agosto.
Fonte: Agência Brasil