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sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Uber chega a Natal nesta sexta com tarifa 50% menor do que a de táxi

Natalenses ganharão uma nova opção para se locomover pela cidade a partir das 14 horas desta sexta-feira
Por Ayrton Freire
Os natalenses ganharão uma nova opção para se locomover pela cidade a partir das 14 horas desta sexta-feira (26). A Uber – multinacional de transporte privado urbano – chega a capital potiguar com a proposta de oferecer um serviço confortável e cerca de 50% mais barato do que o oferecido atualmente pelos taxistas de Natal.
Fábio Sabba repassou a informação da chegada da Uber à Natal na redação do portalnoar.com (Foto: Ayrton Freire/Portal No AR)
Diretor de Comunicação da Uber, Fábio Sabba repassou a informação da chegada da empresa à Natal na sede do portalnoar.com, no bairro de Petrópolis, num encontro com a reportagem ocorrido na tarde dessa quinta-feira (25). O representante da multinacional detalhou os preços e outros atrativos do serviço.

“Cada cidade tem um preço diferente. Aqui a chamada (feita unicamente por aplicativo) será de R$ 2,50, cada quilômetro custará R$ 1,20 e cada minuto custará R$ 0,17. Só comparando, isso é 50% mais barato do que um táxi daqui”, afirma Fábio Sabba.

A informação do diretor de que o serviço prestado pela empresa que ele representa é mais barato tem procedência confirmada pela reportagem junto à companhia Rádio Táxi. Conforme o serviço informou, atualmente a bandeirada cobrada por taxistas de Natal custa R$ 4,85 e o preço cobrado por quilômetro na bandeira 1 é de R$ 2,50. Na bandeira 2, o valor da quilometragem sobe para R$ 3,56.

Fábio Sabba também informou, durante sua visita, que o preço mínimo cobrado pela Uber é de R$ 6 e que o pagamento deve ser feito com cartão de crédito.

Entrave:
No começo de agosto, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, propôs a proibição da Uber em Natal. O gestor alegou que quer evitar “o que vem acontecendo em outros lugares” numa referência aos conflitos registrados em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro entre taxistas e prestadores do serviço da multinacional. Os que trabalham nos táxis reclamam de concorrência desleal.

Citando a Lei Nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, Sabba afirma que o serviço de transporte individual privado tem respaldo na Constituição Federal e que “o foco é unicamente o usuário”. Além disso, defende em tom bem humorado que “primeiro vem a inovação e depois a aceitação”.

Veículos:
Os carros dos “motoristas parceiros” – termo usado por Sabba – não podem ser de um modelo mais velho do que 2008. Além disso, precisam comportar cinco pessoas, ter quatro portas e cumprir a obrigatoriedade de dispor de ar-condicionado. Carros adesivados, pick-ups, vans, minivans e caminhonetes não são aceitos na Uber.

Para virar motorista:
Para se cadastrar como motorista da Uber é preciso ter carteira de motorista com licença para exercer atividade remunerada – EAR, e passar por checagem de antecedentes criminais. Os carros precisam ser cadastrados com a apresentação de Certidão de Registro e Licenciamento do Veículo e Bilhete de DPVAT do ano corrente.

Fonte: http://portalnoar.com/


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