Compartilhamento:

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O que o mundo está dizendo sobre a prisão de Eike Batista

De Luísa Melo da Exame.com:

A prisão de Eike Batista, suspeito de corrupção ativa e lavagem de dinheiro, nesta segunda-feira (30) repercutiu por todo o mundo.

Jornais estrangeiros noticiaram a detenção do empresário e ressaltaram sua intensa derrocada nos últimos cinco anos, passando de homem mais rico do país a presidiário.

O norte-americano The New York Times frisou que Eike “já foi visto como um brilhante exemplo de um Brasil confiante e expansão”.

“Sua ascensão simbolizou um país em desenvolvimento que parecia combinar com sucesso empresas privadas como justiça social e que estava surfando alto no aumento dos preços das commodities”, diz o texto.

O jornal lembrou que Batista conseguiu levantar mais de 3,6 bilhões de dólares com o IPO da OGX, hoje OGpar, em 2008, e que ergueu um verdadeiro império que veio a ruir.

Também disse que o empresário “recebeu confetes” dos ex-presidentes Lula e Dilma, além de celebridades e atletas.

O diário destacou os 4 bilhões concedidos às empresas de Eike pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e lembrou que sua queda começou com a crise de confiança gerada depois que a OGX entregou apenas uma fração do petróleo prometido.

Reforçou ainda a crise econômica enfrentada por todo o país recentemente.

“A fortuna do Brasil sofreu junto com a de Batista – o país está atolado em recessão por quase três anos e o Partido dos Trabalhadores e seus antigos aliados estão enredados em um escândalo de corrupção, centrado na estatal petroleira Petrobras”, escreveu.

O britânico Financial Times foi outro que expôs a trajetória decadente de Eike.

“A prisão marca um ponto baixo para o empresário que antes voava alto, que cavalgou no superciclo das commodities da primeira década deste século para se tornar o homem mais rico do país, apenas para ver sua fortuna colapsar quatro anos atrás quando seu império quebrou”.

O FT retomou que a prisão faz parte da Operação Lava Jato, que desmantelou um esquema de corrupção na Petrobras, e lembrou que o STF (Supremo Tribunal Federal) está finalizando a delação de 77 executivos da construtora Odebrecht.

Também destacou que os depoimentos devem impactar muitos políticos do alto escalão do país, incluindo o presidente Michel Temer.

Já o The Wall Street Journal ponderou que Eike ficará detido justamente durante um período crítico para o sistema carcerário brasileiro.

“Desde o começo do ano, uma onda de rebeliões nas prisões no Brasil deixou mais de 120 detentos mortos, expondo a superlotação e as pobres condições das penitenciárias do país”, diz a reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário