Blog do Robson

WTW INTENT CABEADA

Image and video hosting by TinyPic

Compartilhamento:

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Aluna de UFRN vence competição mundial de imagens do cérebro


A aluna de pós-doutorado do Instituto do Cérebro (ICe), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Bruna Landeira, foi premiada nessa segunda-feira, 5, pelo NeuroArt: Celebrating the beauty of the brain, competição de imagens do cérebro realizada pela empresa MBF Bioscience.

De acordo com a pesquisadora do Laboratório de Neurobiologia Celular, chefiado pelo professor Marcos Romualdo Costa, o concurso ocorre em nível mundial com o intuito de reconhecer e premiar cientistas pela forma como eles enxergam a beleza do cérebro por meio de imagens. A competição possui duas categorias que são o People’s Choice, com votação do público, e o Juro’s Choice, com votos de jurados cientistas e artistas escolhidos pela MBF Bioscience.

A imagem de Bruna Landeira foi a mais votada no People’s Choice e foi adquirida com o microscópio confocal Zeiss LSM 780 laser scanning, o qual permite aumentar o contraste da imagem microscópica e melhorar a definição de amostras de tecido mais espesso. “A minha imagem mostra neurônios imaturos migrando para o seu destino final durante o desenvolvimento do córtex cerebral e essa é a base do meu projeto no ICe, onde busco estudar como os neurônios se especificam e determinam o seu destino durante o período embrionário”, explica sobre sua imagem.

A premiação para as duas categorias consiste em 250 dólares na compra de equipamentos da MBF Bioscience. A aluna conta que participou da competição pelo prêmio, que poderia ajudar o laboratório, e pelo desafio pessoal para mostrar a forma como ela vê a beleza do cérebro em desenvolvimento.

Com informações da UFRN/BG