Compartilhamento:

segunda-feira, 19 de junho de 2017

AS CIDADES MAIS PACÍFICAS DO BRASIL

Entre os dez municípios mais pacíficos do Brasil, oito estão localizados na região Sudeste. É o que mostram os dados do Atlas da Violência 2017, divulgados no último dia 5 pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Aplicada).

O estudo analisa os dados mais recentes do Ministério da Saúde, referentes ao ano de 2015, considerando apenas as cidades que possuem população superior a 100 mil habitantes. Já o critério utilizado para classificar a violência nesses municípios é a soma das taxas de homicídio e de mortes violentas com causa indeterminada (índice classificado pela sigla “MVCI”).

Mesmo com a predominância do Sudeste, as cidades que estão no topo do ranking são de Santa Catarina, na região Sul. Liderando a classificação está o município de Jaraguá do Sul (SC), que, em 2015, tinha cerca de 163 mil habitantes e uma taxa de homicídios somada à MVCI de 3,7.

Brusque (SC), que aparece em segundo lugar, tinha uma população aproximada de 122 mil habitantes em 2015 e taxa de homicídios somada à MVCI de 4,1.

Das dez cidades menos violentas, segundo o estudo, cinco estão no interior de São Paulo: Americana, Jaú, Botucatu, Bragança Paulista e Jundiaí.

Veja o ranking das cidades mais pacíficas no Brasil:
1º – Jaraguá do Sul (Santa Catarina), com taxa de 3,7 homicídios por 100 mil habitantes

2º – Brusque (Santa Catarina), com taxa de 4,1

3º – Americana (São Paulo), com taxa de 4,8

4º – Jaú (São Paulo), com taxa de 6,3

5º – Araxá (Minas Gerais), com taxa de 6,8

6º – Botucatu (São Paulo), com taxa de 7,2

7º – Bragança Paulista (São Paulo), com taxa de 7,5

8º – Jundiaí (São Paulo), com taxa de 7,7

9º – Conselheiro Lafaiete (Minas Gerais), com taxa de 8,0

10º – Teresópolis (Rio de Janeiro), com taxa de 8,1

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário