Blog do Robson

WTW INTENT CABEADA

Image and video hosting by TinyPic

Compartilhamento:

domingo, 4 de junho de 2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO EM PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE TURISMO E LAZER, REALIZA EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA PARA REGISTRAR AS BELEZAS DE NOSSA CIDADE

INICIAMOS AS POSTAGENS SOBRE A EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA PELO CRUZEIRO DO SERROTE BRANCO. 
A SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO, TENDO COMO TITULAR DA PASTA O SECRETÁRIO ROBSON FREITAS, COM O APOIO DO COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO, LÚCIO CARLOS, REALIZOU UM TRABALHO EM PARCERIA COM O COORDENADOR DE TURISMO DO NOSSO MUNICÍPIO, O PROFESSOR E HISTORIADOR LUIZ ANTÔNIO (BIDU), A SECRETÁRIA ADJUNTA DE ESPORTE TURISMO  E LAZER, RITA OLIVEIRA, INICIAMOS ESTE PROJETO A FIM DE DOCUMENTAR EM FOTOS E VÍDEOS, POSSÍVEIS PONTOS DE VISITAÇÃO EM NOSSA CIDADE, VISANDO A VALORIZAÇÃO DAS BELEZAS NATURAIS DO NOSSO MUNICÍPIO E AGREGANDO VALORES AO TURISMO LOCAL.
ESTA IDEIA SURGIU A PARTIR DO MOMENTO EM QUE EU ROBSON FREITAS ASSUMI A PASTA DA COMUNICAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO E SENTI A NECESSIDADE DE DOCUMENTAR TODOS OS PONTOS DE VISITAÇÃO EM NOSSA CIDADE. 
COMEÇAMOS AS VISITAS NO DIA 13 DE MARÇO DE 2017, COM UMA EQUIPE FORMADA POR 4 PESSOAS, INICIOU-SE ENTÃO UM GRANDE TRABALHO DE PESQUISA, ONDE REGISTRAMOS QUILOMETRAGEM, LATITUDE E LONGITUDE, TEMPO DE PERCUSSO DE CAMINHADA, FOTOGRAFANDO E FILMANDO OS PONTOS TURÍSTICOS, RELIGIOSOS E TRILHAS ECOLÓGICAS.
A EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA FOI COORDENADA PELO SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO, O SENHOR ROBSON FREITAS DA SILVA, COM A PARTICIPAÇÃO DO COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO, O SENHOR LÚCIO DE ASSIS, A SECRETÁRIA ADJUNTA DE TURISMO, ESPORTE E LAZER, A SENHORA RITA DE CÁSSIA E O SENHOR LUIZ ANTÔNIO (BIDU), COORDENADOR DE TURISMO, HISTORIADOR E EDUCADOR FÍSICO, ESTE ÚLTIMO FICOU RESPONSÁVEL PELAS ANOTAÇÕES DE TODAS AS INFORMAÇÕES COLETADAS PELO GRUPO.

A EQUIPE PARTIU PARA INICIAR A EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA E O TRABALHO DE PESQUISA DOS LOCAIS DE TURISMO, ÀS 15:30 COM DESTINO AO CRUZEIRO DE SÃO FRANCISCO.

O GRUPO SAIU DA PRAÇA JOSÉ CELESTINO SOARES, NO CENTRO DE TANGARÁ, ATÉ O CRUZEIRO DE SÃO FRANCISCO, LOCALIZADO NA FAZENDA SERROTE BRANCO, CHEGAMOS AO LOCAL ÀS 15:38 (ATÉ A ENTRADA DA FAZENDA, COM DISTÂNCIA MARCADA DE 4KM. 
AINDA TIVEMOS QUE PERCORRER MAIS 3,5 KM ATÉ CHEGARMOS DEFINITIVAMENTE AO CRUZEIRO DE SÃO FRANCISCO, QUE FICA NO ALTO DE UMA GIGANTESCA PEDRA, EXISTENTE NA REGIÃO. 
AO TODO PERCORREMOS UMA DISTÂNCIA DE 7,5 KM DO PONTO DE PARTIDA QUE FOI A PRAÇA JOSÉ CELESTINO SOARES ATÉ O NOSSO DESTINO FINAL, APÓS CHEGARMOS NO LOCAL, INICIAMOS A SUBIDA DO CRUZEIRO DE SÃO FRANCISCO, REGISTRANDO TODOS OS MOMENTOS EM FOTOS E VÍDEO PRODUZIDO PELO SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO O SENHOR ROBSON FREITAS.
AO CHEGARMOS AO TOPO DO CRUZEIRO DE SÃO FRANCISCO, REGISTRAMOS ATRAVÉS DE APLICATIVO MÓVEL A SUA ALTURA EM RELAÇÃO AO NÍVEL DO MAR, DE ACORDO COM O APLICATIVO O CRUZEIRO DE SÃO FRANCISCO, ESTÁ A 225 METROS DE ALTURA EM RELAÇÃO AO NÍVEL DO MAR, COM ( Lat. -6,18 E Long. -35,84) DEPOIS FOTOGRAFAMOS DE VÁRIOS ÂNGULOS A BELA PAISAGEM EXISTENTE NO LOCAL.
VISTA DE CIMA DO CRUZEIRO.
REALIZAMOS UM LEVANTAMENTO DE PESQUISA AFIM DE SABERMOS UM POUCO MAIS A RESPEITO DA CRIAÇÃO DO CRUZEIRO, LOCALIZADO NA COMUNIDADE DO SERROTE BRANCO. FOI DESIGNADO A TAREFA DE COLETAR INFORMAÇÕES SOBRE O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO CRUZEIRO DE SÃO FRANCISCO AO HISTORIADOR E PROFESSOR LUIZ ANTÔNIO (BIDU), COM O AUXÍLIO DOS DEMAIS INTEGRANTES DO GRUPO, O SENHOR LÚCIO CARLOS DE ASSIS E DA SENHORA RITA DE CÁSSIA. 
Dona Maria Anália
A EQUIPE ENTREVISTOU A SENHORA, MARIA ANÁLIA DA SILVA, CONHECIDA POR DONA MARIINHA, DE 72 ANOS, FILHA DE LUIZ MAXIMINO, CONHECIDO COMO, “PAI LULA”, MORADORA DA COMUNIDADE SERROTE BRANCO, UMA DAS MAIS ANTIGAS MORADORAS PARA QUE POSSAMOS TER UM MATERIAL MAIS COMPLETO A CERCA DA CRIAÇÃO DO CRUZEIRO DE SÃO FRANCISCO, UMA VEZ QUE ESTA MORADORA NASCEU NAQUELA LOCALIDADE AONDE RESIDE ATÉ OS DIAS DE HOJE.

A MESMA NOS RELATOU QUE ANTES MESMO DA CRIAÇÃO DO CRUZEIRO SÃO FRANCISCO, AS PESSOAS JÁ FAZIAM VISITAS AO LOCAL, POIS SE TRATA DE UMA PEDRA GIGANTE QUE TEM UMA BELA PAISAGEM VISTA DO ALTO, DESLUMBRANDO ASSIM TODO QUE POR LÁ VISITAVAM.

A ENTREVISTADA, NOS REVELOU ALGUNS FATOS CURIOSOS A RESPEITO DA CRIAÇÃO DO CRUZEIRO DE SÃO FRANCISCOLOCALIZADO NESTA PEDRA IMENSA, OBRA PRIMA DA NATUREZA. 

A ORIGEM DO CRUZEIRO SÃO FRANCISCO DE ASSIS:
SEGUNDO A NOSSA ENTREVISTADA, TUDO COMEÇOU QUANDO O SENHOR CONHECIDO POR JOÃO NASCIMENTO, MORADOR DA COMUNIDADE POÇO CERCADO, MUNICÍPIO DE TANGARÁ, DEVOTO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, VIAJAVA TODOS OS ANOS PARA A CIDADE DE CANINDÉ NO JUAZEIRO DO NORTE, COMO UM SINAL DE DEVOÇÃO E FÉ. 
AO LONGO DOS ANOS SEU JOÃO NASCIMENTO, JÁ SE ENCONTRAVA COM A IDADE AVANÇADA E COM PROBLEMAS DE SAÚDE DIFICULTANDO ASSIM A SUA VIAJEM ANUAL A CIDADE DE CANINDÉ, NO JUAZEIRO, EM UMA DESSAS VIAGENS, O MESMO RELATOU A UM PADRE DA CIDADE SOBRE A DIFICULDADE QUE ESTAVA ENFRENTANDO PARA REALIZAR A SUA VIAGEM DE PEREGRINAÇÃO, ELE ESTAVA PREOCUPADO, POIS NÃO TERIA MAIS CONDIÇÕES DE SAÚDE PARA IR PAGAR SUAS PROMESSAS.
FOI ENTÃO ORIENTADO POR ESTE PADRE DO MUNICÍPIO DE CANINDÉ, QUE ELE FIZESSE UM CRUZEIRO AQUI MESMO EM TANGARÁ, EM HOMENAGEM A SÃO FRANCISCO, SANTO DE SUA DEVOÇÃO. ASSIM O SEU JOÃO NASCIMENTO NÃO PRECISARIA MAIS FAZER ESTA VIAGEM DE PEREGRINAÇÃO A JUAZEIRO DO NORTE. 

O LOCAL ESCOLHIDO POR SEU JOÃO NASCIMENTO FOI A PEDRA DO SERROTE BRANCO, POR SER UM LOCAL QUE OS MORADORES JÁ FREQUENTAVAM E POR TER UMA BELA PAISAGEM E UMA PEDRA IMENSA QUE CHAMAVA A ATENÇÃO DE TODOS POR SUA IMPONÊNCIA. E ASSIM JOÃO NASCIMENTO FEZ, CONSTRUIU O CRUZEIRO DO SERROTE BRANCO NO ANO DE 1963 E A PARTIR DESSA DATA COMEÇOU A PAGAR AS SUAS PROMESSAS AQUI MESMO NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ.

DESDE O ANO DA FUNDAÇÃO DO REFERIDO CRUZEIRO, MAS PRECISAMENTE EM 1963 QUE SE TEM VISITAÇÕES DURANTE FINS DE SEMANA. 

O CRUZEIRO RECEBE VISITANTES E DEVOTOS DE SÃO FRANCISCO COM FREQUÊNCIA, MAS É NO DIA 04 DE OUTUBRO, DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS QUE AS VISITAÇÕES SÃO MAIS INTENSAS, UMA PARCELA CONSIDERÁVEL DE TANGARAENSES VISITAM O CRUZEIRO DURANTE TODO O DIA.



 












A fotografia é sem dúvida, uma arte encantadora, através dela podemos eternizar um momento, através das imagens que nos transportam para um lugar próximo ou longínquo em diferentes tempos e nos faz refletir o quanto a vida é bela, e a natureza abundante.

A secretaria de comunicação vem através de ações como esta incentivar os cidadãos tangaraenses a visitar e contemplar as belas imagens existentes aqui em nossa cidade.

O Cruzeiro de São Francisco foi o 1º ponto turístico, religioso a ser fotografado pela equipe da secretaria de comunicação, registramos também o Cruzeiro de São José e o Cruzeiro de Santo Antonio, entre outras belezas do município, posteriormente estaremos divulgando as imagens dos demais pontos turísticos de nossa cidade.

Estas fotos serão utilizadas para divulgação das potencialidades do nosso município e estamos também pensando em uma exposição fotográfica ao término deste projeto.

Este trabalho também poderá servir para trabalhos futuros nas escolas do nosso município, uma vez que estamos preparando um projeto para a sala de aula, assim os estudantes tangaraenses poderão conhecer as nossas potencialidades no Turismo, no esporte de aventura e a religiosidade.

Trata-se de um trabalho feito com carinho, amor e dedicação, tudo isso para que a nossa cidade vem a cada dia ser eternizada em nossas vidas e em nossa cultura.