Compartilhamento:

domingo, 23 de julho de 2017

Colégio IESC e a Matemática agregando conhecimentos e conquistas inimagináveis

Nesta sexta-feira 21/07 alunos do Colégio IESC receberam à premiação do Concurso Internacional Canguru de Matemática, ocorrido no mês de Março do corrente ano. Mais de 180 mil estudantes participaram da última edição.
A competição Canguru de Matemática é um evento internacional que acontece anualmente e reúne um grande número de estudantes em todo o mundo. Nesta edição foram mais de 6 milhões de estudantes de 52 países que participaram do certame. O Brasil foi representado por 180 mil estudantes de todas as regiões. 

Sob a orientação dos professores de matemática Genilson Costa, Pedro Dantas, Daniel Aprígio e Daniel Celeste os alunos do IESC alcançaram bons resultados no concurso. “É a segunda vez que os alunos do IESC participam do concurso, conseguimos uma medalha de prata e quatro de bronze” destacou o professor, Genilson Costa. 

O professor de matemática Genilson Costa conta que o Colégio IESC foi o único a se destacar na região do Trairi. “É uma grande honra, entre várias escolas nossos alunos pela segunda vez serem classificados entre os melhores do país. E isso é um estímulo para outros alunos para que eles se dediquem bastante, pois todos são capazes. Basta apenas ele querer e ir atrás do seu sonho”, conta. 

Além dos bons resultados no Concurso Canguru, os alunos Ângelo e Jamilly também estão classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, cujas provas prosseguirão em setembro. 
Professor de matemática diz que Ângelo é estímulo para outros alunos
Para Ângelo, a olimpíada agrega valor e conhecimento. “O filósofo Nietzsche disse uma vez que o que não nos mata, nos fortalece. Isso porque na experiência absorvemos informações, e qualquer tipo de informação é útil/válida e pode ser usada em alguma situação.

A participação na Olimpíada Canguru de Matemática 2017 foi uma ótima experiência e com certeza me agregou valor e conhecimento para as próximas edições”. 
Jamilly já havia ganhado medalha de ouro em 2016.
“Uma experiência única, além de acarretar avanços no seu currículo escolar, agrega um conhecimento que é inimaginável. Espero poder participar outras vezes, inesquecível”, comenta Jamilly. 

“A percepção de olimpíadas vai de encontro às velhas técnicas tradicionais, que reduzem as olimpíadas de matemática em procedimentos previamente fixados e forte espírito de competição. O trabalho preparatório não substitui as explanações teóricas das salas de aula e nem de um laboratório didático, porém, serve como ferramenta complementar da aprendizagem e para atribuição de novos significados das olimpíadas, contribuindo com o saber do aluno” comenta o professor de matemática Genilson Costa, graduado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi Árido. 

Para o professor Pedro Dantas, a olimpíada abre “portas” na vida acadêmica do aluno. “Atividades de extensão como esta permitem ao aluno se projetar mais longe em sua carreira. Alunos que obtêm bons resultados nesse tipo de olimpíada costumam ver portas se abrindo ao longo de sua vida, e sinto que esse é o papel do professor, fazer seus alunos chegarem mais longe, sinto uma grande satisfação em ver isso” comentou. 

A equipe de matemática do colégio IESC promoveu no mês de maio uma semana voltada para as comemorações ao dia Nacional da matemática, estimulado ainda mais a importância da matemática no dia a dia. Evento esse com atrações para o ensino fundamental e médio, uma experiência enriquecedora em todos os sentidos. Com oficinas, palestras, exposições, filmes e jogos. 

O colégio IESC, intensificou sua participação em grandes eventos nacionais e internacionais entre eles: Olimpíada Internacional Canguru de Matemática, Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e Olimpíada Norte rio-grandense de Matemática (OMRN). Conquistando um total de 11 medalhas: 1 ouro, 3 pratas, 7 bronzes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário