Compartilhamento:

terça-feira, 1 de agosto de 2017

GOVERNO DO RN PRETENDE CRIAR MIL VAGAS EM PRESÍDIOS ATÉ ABRIL DE 2018

O governo do Estado pretende criar mil novas vagas no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte até 12 de abril de 2018. O Pladispen/RN (Plano Diretor do Sistema Penitenciário) foi assinado nesta segunda-feira (31) pelo governador Robinson Faria e contém metas a curto, longo e médio prazos.

Atualmente, o sistema prisional possui 3.873 vagas, o plano prevê aumentar a oferta com criação de três novos presídios, um em Ceará-Mirim e dois em Afonso Bezerra, contratação de novos agentes, ações de saúde e novos equipamentos. A inauguração do presídio de Ceará-Mirim deveria ter ocorrido ontem (31), porém, atrasos na execução da obra adiaram a entrega para outubro.

Em cinco anos, o plano indica 3.500 vagas até 12 de abril de 2022 para destravar o problema da superlotação nas unidades prisionais, o que inclui a reforma e ampliação dos Centros de Detenção Provisória, assim como o fechamento de outros. O investimento será de quase R$ 300 milhões para realização das metas.

No evento em que marcou a assinatura do Pladispen, o governador lembrou da rebelião de Alcaçuz que resultou na morte de pelo menos 26 pessoas, e afirmou que pretende modernizá-lo. Segundo o governador Robinson Faria, o presídio está de 80% a 90% recuperado para tornar-se um presídio de “segurança máxima, humanizado e capaz de cumprir as metas do plano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário