Compartilhamento:

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Mensagem do Dia do Estudante emitida pela Secretária Estadual de Educação

Compromisso com o Estudante

Por Claudia Santa Rosa

A construção de uma escola pública de qualidade tem sido a bússola que orienta a política educacional do Rio Grande do Norte. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e da Cultura, atua fortemente comprometido com o estudante, para que permaneça na Escola e obtenha êxito.

Conscientes do desafio, Servidores da Rede Estadual comemoram o Dia do Estudante, 11 de agosto, com a certeza de que não há apatia. Todos empreendem esforços para que crianças e jovens possam aprender na escola e, por meio da educação, se promova equidade social.

Certo de que não há cena educativa sem, pelo menos, o estudante e o professor, desde 2015 o Governo convocou novos professores concursados, que já somam 5.530 (cinco mil, quinhentos e trinta), entre efetivos e temporários. Com isso, o Estado enfrentou, de forma inédita, o problema crônico e histórico da falta de professores em sala de aula, na Rede Estadual. Há avanços, também, na valorização do magistério, quando se expande os espaços de formação e ao se implantar letras para progressões na carreira, além dos reajustes anuais do vencimento básico, conforme o Piso Nacional da Categoria.

A Secretaria da Educação e da Cultura está desenvolvendo, com o objetivo de garantir a maior permanência do aluno no ambiente escolar e oferecer a ele uma formação mais completa, um modelo de Escola em Tempo Integral (EITI) no Ensino Médio que tem foco na construção do projeto de vida, atualmente em 18 (dezoito) escolas. De Ensino Fundamental são 17 (dezessete), localizadas em várias regiões do Rio Grande do Norte. A Rede Pública Estadual também está oferecendo educação em tempo semi-integral em 28 (vinte e oito) escolas, localizadas em diversas regiões do RN.

Antes um pleito e uma expectativa que pareciam distantes, o ensino profissional avança na Rede Estadual de Ensino. A SEEC está colocando em funcionamento os Centros Estaduais de Educação Profissional –CEEP: são 07 (sete) centros novos, nas várias regiões do RN, que se encontram em atividades e 03 (três) em construção. Além disso, existe a oferta de ensino médio, integrado ao técnico-profissionalizante, que ocorre em um centro mais antigo, e atualmente em 48 (quarenta e oito) escolas que aguardavam desde o ano de 2009, podendo chegar a 56 (cinquenta e seis), no ano de 2018, compondo uma rede com 67 (sessenta e sete) unidades de ensino. Os jovens têm acesso a cursos voltados para a realidade sócio-econômica de cada região.

O Ensino Médio vem avançando em sua qualidade, com ações que contemplam a formação contínua de gestores, coordenadores e professores com foco nos resultados e acompanhamento dos níveis de aprendizagem. Através da implantação do ProMédio, Programa de Fortalecimento do Ensino Médio nas Escolas Estaduais, a SEEC desenvolve uma agenda de formações, acompanhamento, monitoramento e avaliação sobre as metas, indicadores, objetivos didáticos e pedagógicos, definidos para a rede de escolas estaduais que oferecem o Ensino Médio. Com o projeto #QueroAprender, por meio de ferramentas digitais e aulões presenciais, a SEEC amplia o formato de aulas, o tempo e as condições de aprendizagem dos conteúdos da base comum do Ensino Médio.

O ProFundamental é o Programa de Fortalecimento das Escolas de Ensino Fundamental com projetos e ações voltadas para alfabetizar as crianças, corrigir o fluxo escolar, inovar e tornar o currículo vivo e a escola atrativa.

A estrutura das escolas é observada com zelo e preocupação por esta Secretaria. O programa RenovEscola contempla manutenção, reforma e ampliação dos prédios, bem como a construção de novas escolas, a fim de oferecer ao estudante ambientes saudáveis, humanizados e prazerosos, que sirvam adequadamente para a prática do ensino e da aprendizagem, além de combater o abandono escolar.

A Rede Estadual de Ensino contabiliza, atualmente, mais de 240.000 (duzentos e quarenta mil) estudantes em suas 610 (seiscentas e dez) escolas. Diante das dificuldades, em meio a crise econômica nacional, o Estado tem sido incansável na busca de parcerias, através de investimento social privado, configurando-se uma nova cultura que não se vincula à contratação de consultorias pagas. O compromisso do Governo do Estado é promover cada vez mais qualidade social à escola pública, com foco na aprendizagem do estudante.
Acreditem em seus sonhos, crianças e jovens do Rio Grande do Norte.

Claudia Santa Rosa é professora e secretária da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte

Fonte: SEEC/ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário