Compartilhamento:

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Médico do PI pede que paciente diminua uso do celular e receita viraliza: ‘está adoecendo os jovens’

Médico diz que foi a primeira vez que fez a recomendação por escrito. Paciente de 10 anos desenvolveu anemia devido à má alimentação por uso excessivo do celular.
Receita indicou que a menina diminuísse o uso do celular (Foto: Reprodução/Facebook)
O médico Francisco de Castro atende inúmeras pessoas diariamente, há 39 anos, mas pela primeira vez, na última terça-feira (16) precisou recomendar por escrito que uma paciente reduzisse o uso do celular. Isso porque a garota de apenas 10 anos, moradora de São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, desenvolveu uma anemia por não estar se alimentando direito. O motivo? Uso excessivo do smartphone.

“Isso está adoecendo os jovens, prejudicando nossa sociedade. A mãe chegou ao consultório se lamentando que a menina não comia direito, não dormia, porque ficava o tempo todo no celular, então precisei pela primeira vez fazer isso por escrito”, disse o médico.

A mãe é a autônoma Fernanda Silveira. Ela contou que a filha, Sofia Soares, começou a sentir fraqueza, enjoo e tonturas há cerca de duas semanas. Após alguns exames, veio o diagnóstico de anemia.

“Ela estava levando o celular para todo lugar, usando o tempo inteiro, e não queria comer direito, então eu peguei o celular. Ela chorou, não queria, mas depois entendeu”, disse a mãe.

O mais surpreendente é que o resultado, apenas dois dias depois da receita, já se mostrou muito positivo. “Ela já está comendo melhor e passaram a tontura e a fraqueza”, declarou Fernanda.
Publicação teve mais de 150 compartilhamentos (Foto: Reprodução/Facebook)

Ela publicou a receita no Facebook, que já teve mais de 150 compartilhamentos e quase 50 comentários. A maioria, em apoio à atitude do médico. Para Fernanda, o grande diferencial foi o cuidado e a sensibilidade do profissional.

“Ele poderia ter dito que era só uma virose, mas ele ouviu, porque eu contei a nossa rotina e ele entendeu o verdadeiro problema. Ele foi muito cuidadoso e fez diferença, ela já está se sentindo melhor”, declarou.

“Nunca imaginei na vida que ia ter essa repercussão. Mas isso já é algo que sempre recomendo, assim como deixar o cigarro e diminuir o consumo de bebida alcoólica. São coisas que prejudicam muito as pessoas e elas não percebem. Hoje as pessoas não interagem mais umas com as outras, estão o tempo todo no celular”, finalizou Francisco de Castro.

Fonte: G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário