Compartilhamento:

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Após ataques, Guarda Municipal reforça patrulhamento nos terminais de ônibus de Natal

Veículos e unidades de forças de segurança vêm sento atacados desde o fim de semana no Rio Grande do Norte. 
 Um ônibus da empresa Guanabara foi incendiado na Zona Oeste de Natal na tarde do sábado (2) (Foto: Sergio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

A Guarda Municipal de Natal reforçou o patrulhamento nos terminais de ônibus da cidade, depois dos ataques registrados nos últimos dias na capital e também no interior. Houve registros de veículos incendiados em Natal, a Região Metropolitana e também em municípios da região Oeste. As ações criminosas começaram no sábado (2).

O Comando da GMN traçou um cronograma de rondas com passagem regular nos pontos de concentração de ônibus. De acordo com a prefeitura, o trabalho de segurança preventiva está sendo realizado 24h com patrulhamento escalonado atingindo as quatro zonas administrativas de Natal. O objetivo é evitar novos ataques.

Outra medida tomada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) foi a de acionar o Núcleo de Inteligência (NIT) da pasta para monitorar possíveis ações suspeitas de vandalismo na perspectiva de identificar criminosos e de se antecipar a qualquer delito planejado contra o transporte ou unidades públicas municipais.

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Estado (Sesed) disse que está avaliando se os ataques incendiários que vêm ocorrendo no Rio Grande do Norte desde o último final de semana estão sendo coordenados por facções criminosas. “Porém, somente após a conclusão das investigações será possível a confirmação ou não”, acrescentou a pasta. A motivação também está sendo investigada.

Na ocorrência registrada em Mossoró, na região Oeste, os bandidos deixaram um cartaz com siglas de uma facção criminosa. Pouco tempo depois do ataque, dois adultos e dois adolescentes foram detidos dentro de uma casa e levados como suspeitos para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil. No final da manhã, após serem ouvidos, os menores foram liberados e apenas um dos adultos recebeu voz de prisão.

Ataques

Os ataques que vêm sendo registrados pelas forças de segurança começaram no fim de semana, com dois ônibus de passageiros queimados. O primeiro foi no sábado (2), no bairro Nordeste, na Zona Oeste de Natal. O segundo, no domingo (3), em São Gonçalo do Amarante, cidade da região metropolitana da capital.
Tentaram incendiar na madrugada do domingo (3) um posto do Corpo de Bombeiros que fica em Mossoró, na região Oeste, segunda maior cidade potiguar. O fogo atingiu parte da estrutura, mas causou pouco dano.
Base do Corpo de Bombeiros da BR-304, em Mossoró, foi alvo de criminosos; uma ambulância e um carro da corporação foram incendiados (Foto: CBM/Divulgação)

Na segunda (4), em Umarizal, criminosos atearam fogo em um ônibus escolar. De acordo com a PM, sabe-se que se trata de um ato criminoso, mas ainda também não é possível afirmar que houve uma ordem dada por alguma facção criminosa.

Na madrugada da terça (5), um carro de passeio e um caminhão frigorífico foram incendiados no bairro Santa Delmira, em Mossoró. Casas também foram atingidas parcialmente pelas chamas. Segundo a PM, os atos foram considerados criminosos.

Já na noite desta quarta (6), um homem ateou fogo em um ônibus da empresa Guanabara que estava no terminal do conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal.

Na madrugada desta quinta-feira (7), em Mossoró, criminosos metralharam uma base do Corpo de Bombeiros que fica na BR-304. Na sequência, um carro e uma ambulância da corporação foram incendiados. Os dois veículos ficaram completamente destruídos.

Também na madrugada desta quinta (7), em Umarizal, cidade que fica na mesma região, um carro foi incendiado e totalmente destruído dentro do pátio da prefeitura. Outros três veículos também foram atingidos e ficaram parcialmente danificados.
Em Umarizal, um carro foi incendiado dentro do pátio da prefeitura (Foto: PM/Divulgação)
G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário