terça-feira, 30 de julho de 2019

JAPONÊS DE NACIONALIDADE MAIS TANGARAENSE DE CORAÇÃO: TANGARÁ DAR ADEUS AO QUERIDO PASTOR JORGE, QUE FALECEU NESTA MANHÃ DE TERÇA-FEIRA (30)

Faleceu na manhã desta terça-feira 30 de julho o querido amigo da cidade de Tangará, Shiyuji Kato, mais conhecido por todos como Jorge, o mesmo veio com seus familiares morar em Tangará no ano de 1982 em uma época de fartura, aqui os japoneses começaram a cultivar melão em grande quantidade na fazenda Irapuru, após algum tempo, mais precisamente no ano de 1991 a produção chegou ao fim e seus familiares foram embora, o único que ficou em nosso município foi o amigo Jorge, aqui ele constituiu sua família se casando com a querida tangaraense Wilma Kato com quem teve duas filhas.

Jorge era conhecido por ser um homem simples, educado e que sempre recebia a todos com carinho e respeito, atualmente ele estava se dedicando as causas religiosas, foi Pastor na Assembléia de Deus no Assentamento Ronda e por último estava pastoreando na Assembleia de Deus Missões, no Assentamento Três Voltas e Mata Fome.

Jorge estava indo ao culto com a sua esposa como de costume quando se sentiu mal, foi socorrido para o Hospital e Maternidade Santa Teresinha e logo em seguida foi para Santa Cruz, de lá foi transferido para Currais Novos onde chegou a ficar na UTI mas não resistiu vindo a falecer.

O velório está acontecendo na Assembleia de Deus, localizada na Rua Sebastião Ferreira de Lima, e o sepultamento está marcado para as 8h00 desta quarta-feira 31 de julho.

Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. 

Sônia Ribeiro poderá disputar prefeitura de São Paulo do Potengi

Poderá surgir um nome novo na disputa pela Prefeitura de São Paulo do Potengi. Atualmente se fala em Pacelli pela oposição, Alexandre Peixe como o candidato do Prefeito Naldinho e Dr. Ivan que segue numa terceira via.
Nesse meio tem circulado o nome de Sônia Ribeiro, mãe da Prefeita Sonyara Ribeiro do Município de Lagoa de Velhos. Sônia é conhecida por sua organização, carisma e sensibilidade social. Ela tem sido muito importante dando apoio a gestão da filha. Casado com Severino Ribeiro, ex-prefeito de Lagoa de Velhos, na gestão de seu esposa ela também desempenhou papel fundamental. 

Dizem até que ela já está pensando em se filiar em um partido na terra de Monsenhor Expedito.

Brasil inacabado: Obras federais paradas pelo Estado deixam comunidades sem creches, escolas, postos de saúde e esgotamento sanitário

Enquanto 75 mil crianças continuam fora de creches e pré-escolas e 192 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sem prestar nenhum tipo de atendimento, R$ 10 bilhões de recursos públicos já aplicados apodrecem em estruturas que não geram retorno algum para a população. Esse é o resultado da paralisia de um terço das obras financiadas com verba do governo federal no país.
A situação foi revelada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) após a análise de 38.356 contratos, entre fevereiro e abril de 2018. 

A auditoria da Corte, divulgada em maio deste ano, mostra, ainda, que os investimentos previstos nos projetos totais dos 14.347 empreendimentos abandonados chegavam à ordem de R$ 144,3 bilhões.
Em Minas Gerais, o quadro de construções com dinheiro da União largadas à própria sorte está presente em 54% dos municípios do Estado. Neles, R$ 3,4 bilhões foram gastos em 1.116 infraestruturas inacabadas. São carcaças de escolas, creches, postos de saúde, hospitais, penitenciárias, rodovias, quadras e redes de esgoto esquecidas pelo poder público e, em muitos casos, sofrendo com marcas de deterioração do tempo ou da depredação do homem.

O estudo do tribunal foi feito com base nos bancos de dados de Caixa Econômica Federal (CEF), Ministério da Educação (MEC), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Eles abarcam 90% das construções com recursos federais em todo o país.

Uma questão alarmante levantada pelo secretário de Fiscalização de Infraestrutura Urbana (SeInfra) do TCU, Bruno Martinello Lima, é de que hoje não há como afirmar com precisão a quantia aproximada para concluir esses empreendimentos. O motivo, segundo ele, é falta de um cadastro geral com todas as construções paralisadas no país cujos dados sejam confiáveis e as informações sejam padronizadas.

“Essa é a parte mais grave. Existem obras paralisadas há muito tempo, e serviços foram perdidos e deteriorados. Eles terão que ser refeitos, os orçamentos atualizados, e o volume de recursos a ser aportado vai ser maior do que aqueles que estão em contratos.”
           
Bruno Martinello Lima, secretário de Fiscalização de Infraestrutura Urbana (SeInfra) do TCU

Além disso, o especialista pondera que essa lista única é importante por conta da relevância social desses esqueletos que foram abandonados pelo país: “Assim, vamos identificar quais são as causas de paralisia dessas obras pequenas e saber por que essas de execução mais simples estão paralisando mais do que aquelas que têm maior vulto de recurso. São obras que não demandam tanta dificuldade”, explica.
Esqueletos de obras por toda parte
Esbarrar em uma obra inacabada no país se tornou algo tão rotineiro que, ao percorrer a cidade de Catuji, na região do Vale do Mucuri, a reportagem se deparou com o esqueleto de uma creche, em uma rua de terra e próximo ao esgoto a céu aberto, que não constava no relatório do TCU como parada. Ao chegar ao local, moradores próximos da infraestrutura já pediam: “Podem mostrar isso aí pra ver se saí alguma coisa”.

Os relatos são de que, desde o início do ano, não há mais movimentação no espaço que, em funcionamento, beneficiaria até 376 alunos. E, quando retomadas, as obras caminham a passos de tartaruga. “Esses negócios dessas obras de Catuji, eles começam uma etapa e param. Coisa que já era para ter acabado eles não acabam. E vai enrolando, enrolando, enrolando, entendeu?”, desabafa Hélio Gomes, 34, desempregado.

Para as crianças que moram próximo à creche descontinuada, resta a opção de andar por cerca de 20 minutos para serem atendidas. A obra foi iniciada em novembro de 2017 e deveria ter ficado pronta um ano depois. Mas, até agora, o que se tem é a carcaça de alvenaria cimentada com que Hélio se depara todos os dias ao aparecer no portão de casa.  

Fonte: www.otempo.com.br

Em fase de teste, ônibus autônomo vai circular na Esplanada dos Ministérios

O projeto piloto do veículo sem motorista é uma parceria entre o GDF e uma empresa do Vale do Silício, nos Estados Unidos
Há 59 anos, Brasília impressionou o mundo com seu ambiente moderno e a ousadia do projeto. A criação de uma cidade inteira, no meio do Planalto Central, em apenas cinco anos, desafiou os conceitos de arquitetura e urbanismo. Agora, a cidade, mais uma vez, pretende encarar um desafio para manter a fama de ter cenário futurístico. O governo do DF lançou plano para fazer da capital federal a primeira cidade inteligente da América Latina. Nos próximos meses, moradores terão a oportunidade de conhecer e entender os benefícios da inteligência artificial. O passo revolucionário será no transporte urbano terrestre. O GDF pretende colocar um ônibus autônomo, ou seja, que se desloca sem a necessidade de motorista, para levar passageiros que passam todos os dias pela Esplanada dos Ministérios.

As negociações em torno do primeiro coletivo autônomo do DF estão em andamento. A empresa responsável por implantar o projeto piloto está localizada no Vale do Silício, nos Estados Unidos. A região é o berço da informática moderna, deu origem à computação como se conhece hoje e continua inovando para transformar a humanidade nas próximas décadas. Após o desenvolvimento dos microcomputadores, da internet, do avanço da fibra ótica e dos softwares para usuários, as grandes empresas de tecnologia se concentram agora na interação da rede de computadores com outros objetos que fazem parte da vida das pessoas.

A comunicação entre o computador, a geladeira, a televisão e as luzes de uma casa já é uma realidade. O próximo passo é criar um sistema de transporte inteligente, que evite acidentes, faça o fluxo de veículos fluir sem entraves e dê tempo para que o usuário aproveite a viagem para pensar, ler e se divertir. Quando projetou a capital, na década de 1950, o urbanista Lúcio Costa não imaginou que as ruas largas seriam perfeitas não apenas para os próximos 60 anos, mas também para os próximos séculos. O trecho plano, com poucas curvas e vias espaçosas da Esplanada, é o cenário ideal para o teste do ônibus. A cidade resolveu antecipar previsões de especialistas. Um  estudo da Rethink X mostra que, até 2030, cerca de 95% de cada quilômetro rodado será por um veículo autônomo.

O contrato com a empresa que desenvolve o coletivo deve ser fechado nos próximos 60 dias. Em seguida, o ônibus será trazido para Brasília. O secretário de Ciência e Tecnologia de Brasília, Gilvan Máximo, destaca que esse será apenas o começo de uma proposta a ser levada para todo o DF. “Os próximos encontros servirão para conhecer a tecnologia. Será um projeto piloto para avaliar a expansão posteriormente. O ônibus será completamente autônomo, sem a necessidade de motorista ou qualquer outro funcionário. O software já foi desenvolvido, e o trajeto simples da Esplanada é ideal para testá-lo”, conta.

Máximo diz que não está autorizado a revelar o nome da empresa escolhida, até que o contrato esteja fechado. Mas o coletivo deve começar a circular ainda neste segundo semestre. “Não estamos medindo esforços para avançar nessa tecnologia. Vamos ser a primeira cidade a testar a internet 5G, que é muito mais rápida do que a comum. Câmeras inteligentes, de reconhecimento facial, serão espalhadas pela cidade. E tudo isso estará interligado para mudar a rotina dos moradores do DF”, frisa.

Colocar um carro de passeio autônomo nas ruas já é um grande desafio. Ao avaliar a situação na perspectiva de um ônibus, preparado para transportar até 100 pessoas, é possível perceber que o planejamento tem de ser ainda mais preciso. O analista de sistemas de informação Ruan Carlos, especialista em inteligência artificial, destaca que não pode haver falhas na tecnologia, sob o risco de causar acidentes. “O processamento das informações colhidas no trajeto não ficará no próprio ônibus, mas, sim, na nuvem. O acesso à internet precisa ser muito bom. Nessa comunicação, existe um tempo de latência (tempo de transmissão da informação), que deverá ser muito rápido”, ressalta. “Não pode ocorrer falha. Se uma pessoa se joga na frente do ônibus, a câmera vai identificar que existe o objeto e envia a imagem ao servidor. E o servidor precisa responder identificando que se trata de uma pessoa. Assim, o coletivo agirá para evitar um acidente.”
Veículos elétricos
As mudanças no trânsito do DF, neste segundo semestre, prometem abrir espaço para um caminho sem volta rumo ao que existe de ponta na tecnologia global. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o GDF fecharam uma parceria que vai disponibilizar 16 carros do modelo Twizy, da marca Renault, para serem usados por servidores distritais. O número de veículos pode aumentar após a implantação do projeto inicial. Ao mesmo tempo, o DF terá 35 eletropostos, que podem abastecer qualquer veículo elétrico.

Para incentivar o uso dessa tecnologia, que deixa para trás o combustível fóssil e o impacto ao meio ambiente, os pontos de recarga poderão ser usados sem custo pelos usuários. A cidade será um laboratório a céu aberto para revelar como a tecnologia pode melhorar a mobilidade urbana. Com a troca de parte da frota, o governo espera economizar até R$ 10 milhões por ano em manutenção e combustível.

O presidente da ABDI, Guto Ferreira, afirma que a cidade vai contribuir com a evolução dos meios de transporte, além de abrir caminho para o ingresso da alta tecnologia no dia a dia das pessoas. “É muito importante demonstrar as soluções em ambiente real, numa cidade com características que permitam a avaliação dos resultados para a população e para a indústria associada”, diz. “E, entre as soluções, o compartilhamento de veículos elétricos se encontra em fase mais madura, com testes sólidos no Parque Tecnológico e na Itaipu Binacional. A ABDI tem como objetivo mudar o pensamento da nossa sociedade para que as novas tecnologias tenham mais aderência. O compartilhamento de veículos elétricos é uma delas, é o futuro da nossa mobilidade.”

Fonte: ww.correiobraziliense.com.br

CONVOCAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ ATRAVÉS DO PROCESSO SELETIVO CONVOCA CANDIDATO PARA OCUPAR A VAGA DE TERAPEUTA OCUPACIONAL

O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ, Estado do Rio Grande do Norte, o Senhor, JORGE EDUARDO DE CARVALHO BEZERRA, no uso de suas atribuições legais que o poder lhe confere: do Edital N° 001/2017 e conformidade com a HOMOLOGAÇÃO do resultado final do Processo Seletivo Municipal ocorrida através do Decreto n° 004/2017, publicado em 05/06/2017 na edição n° 1529 do DIÁRIO OFICIAL DA FEDERAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE/FEMURN, realizado pela Prefeitura Municipal de Tangará/ RN, destinado á seleção de candidatos para preenchimento, sob regime de Contrato, de cargos vagos no quadro de pessoal do Município de Tangará, Estado do Rio Grande do Norte, 

RESOLVE; 
Convocar a Candidata, NAIR SANNEZA BEZERRA DA ROCHA, inscrição de n° 551, aprovada em 2° colocação para o cargo de TERAPEUTA OCUPACIONAL, com nota final de 7,2, para comparecer ao setor de recursos humanos desta Prefeitura, no prazo de 05 (cinco) dias úteis contados a partir desta convocação, munido dos documentos (originais e cópias) elencados no item X do Edital do Concurso, o não pronunciamento do candidato dentro do prazo, resultará na desclassificação do mesmo. 


Prefeitura Municipal de Tangará/RN, 25 de julho de 2019. 

Jorge Eduardo de Carvalho Bezerra 
Prefeito Constitucional

Perdoada por indulto presidencial, Carla Ubarana é liberada da prisão em Natal

Marido dela, George Leal, também teve pena perdoada e aguarda retirada de tornozeleira eletrônica. Casal que desviou R$ 14 milhões do TJRN foi beneficiado por indulto assinado por Michel Temer em 2017.
Carla Ubarana — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Por G1 RN

Era 10h20 nesta segunda-feira (29), quando a ex-servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Carla Ubarana, deixou a prisão feminina do Complexo Penal João Chaves como uma mulher livre. O marido dela, George Leal, ainda aguarda ser convocado para tirar a tornozeleira eletrônica. Condenado pelo desvio de R$ 14 milhões do Poder Judiciário Estadual, o casal foi beneficiado pelo indulto presidencial assinado por Michel Temer em 2017 e teve a pena extinta.

A decisão judicial que atendeu ao pedido da defesa, que contou com parecer favorável até do Ministério Público, foi do juiz de execuções penais da capital, Henrique Baltazar, que reconheceu que o casal atendia a todos os requisitos determinados decreto do então presidente. Apesar de ter sido suspenso por liminar, o decreto teve sua constitucionalidade reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal neste ano. Logo em seguida, a defesa de Carla e George entrou com o pedido, e eles foram os primeiros beneficiados no Rio Grande do Norte.

"Apenas reconhecemos o indulto que o presidente determinou. Quem perdoa é o presidente da República. O juiz, no caso, apenas examina se o apenado atende àquelas exigências que o decreto coloca. O resto da pena foi perdoado pelo presidente da República", afirmou o magistrado.

Apesar da liberdade, o juiz não atendeu ao pedido de cancelamento de multas de R$ 142 mil, além da reparação de cerca de R$ 7 milhões, dos quais o casal teria pago mais de R$ 2 milhões. Sobre o assunto, o advogado Paulo Leão, que representa o casal, informou que vai recorrer da decisão. "Já houve reparação, reconhecida inclusive pelo Tribunal de Justiça", diz o defensor.

O decreto
O indulto publicado em dezembro de 2017 pelo então presidente Michel Temer concedia o perdão para quem tivesse cometido crimes sem violência ou grave ameaça, depois de o preso cumprir um quinto (20%) da pena. Antes, era preciso cumprir tempo maior, um quarto. O decreto também passou a permitir o perdão para condenados a penas mais elevadas, sem limite. Antes, só os presos condenados a até 12 anos podiam se beneficiar do indulto. E favorecia presos independentemente dos crimes, mesmo os condenados por crimes de colarinho branco, como lavagem de dinheiro e corrupção.

Na época, a procuradora-geral da República entrou com uma ação contra o decreto. Raquel Dodge disse que o indulto mais generoso seria a causa de impunidade de crimes graves e que a Operação Lava Jato estava colocada em risco, assim como todo o sistema de responsabilização criminal.

Uma liminar concedida pela então presidente do Supremo, Cármen Lúcia, e confirmada pelo relator, ministro Luís Roberto Barroso, suspendeu as partes mais polêmicas do indulto até que o caso fosse a julgamento no plenário. Em novembro de 2018, o plenário da corte começou a analisar o assunto.

Os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin votaram contra o indulto de Temer. Outros seis ministros votaram a favor, por entenderem que o presidente da República tem a atribuição constitucional de decidir sobre o indulto. O julgamento não foi concluído porque o ministro Luiz Fux pediu vista, mais tempo para analisar o caso. E de novembro de 2018 até maio deste ano, quando o julgamento foi concluído, as regras do indulto que beneficiavam presos por crimes de colarinho branco ficaram suspensas.

Primeiros beneficiados no RN
De acordo com o juiz de execuções penais, Henrique Baltazar, o casal George e Cala foi o primeiro beneficiado pelo decreto, porque a defesa entrou com o pedido logo que o decreto passou a valer, porém, todos os casos de pessoas que se encaixam dentro dos parâmetros serão analisados. "So "São os condenados por estelionato, peculato... temos mais pessoas no estado, inclusive ex-prefeitos, vereadores. São casos que não chegaram para decisão ainda, até porque a comunicação (sobre a decisão do STF) chegou agora", pontuou o magistrado.

Em 2013, o casal foi condenado pelo crime de peculato, como responsáveis por fraudes na divisão de precatórios do TJRN, conforme decidiu o juízo da 7ª vara criminal de Natal. Conforme a Justiça, Carla encabeçava um esquema que desviou, de acordo com a sentença, R$ 14.195.702,82 do TJRN. O casal recorreu da decisão, mas tiveram penas mantidas em 9 anos e 4 meses em regime fechado, para Carla Ubarana, e 6 anos e 4 meses em regime semiaberto para George Leal. Após se esgotarem os recursos, eles foram detidos em 2016.

Carla estava cumprindo pena em uma cela com mais 11 presas e, de acordo com a direção do Complexo Penal João Chaves, apresentava bom comportamento. Durante o período em que esteve presa, realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) três vezes e, segundo sua defesa, atualmente cursa Biomedicina na modalidade à distância.

Já no regime semiaberto, monitorado por tornozeleira eletrônica, George Leal continuou trabalhando no ramo de construção civil, como empreiteiro em pequenas obras, segundo o advogado.

Operação Judas:
O esquema de corrupção no TJ foi investigado pelo Ministério Público Estadual, que desencadeou a Operação Judas, em 2012. Após acordo de delação premiada, Carla e George assumiram a autoria dos crimes e citaram que tudo ocorria sob o consentimento dos ex-presidentes do TJRN, os desembargadores Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro. Em 2013, ambos foram afastados da Corte potiguar pelo Conselho Nacional de Justiça e aposentados compulsoriamente. Eles ainda respondem pelo caso à Justiça.

Fonte: G1 RN

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Prefeito Jorginho se reúne com representantes de empresas que veem em Tangará potencialidades no ramo de mineração de ferro

O Prefeito Jorginho Bezerra esteve reunido na manhã desta quinta-feira 25 de julho de 2019, com sua equipe de governo e representantes das empresas Ferreira Rocha e Amplo Engenharia, ambas estão em nosso município realizando estudos de impactos ambientais para FOMENTO DO BRASIL, empresa do ramo de mineração, especializada na extração de minério de ferro.
O Prefeito Jorginho Bezerra colocou toda a sua equipe a disposição
das empresas para otimizar o andamento dos estudos, que levará de 08 à 10 meses para ficar pronto. Na oportunidade o representante do poder legislativo do nosso município, o Vereador Nilson Lima, que também participou desta importante reunião, falou em nome dos 11 representantes da Câmara Municipal, segundo ele os vereadores estão a disposição das empresas visando o desenvolvimento do município.

No mês de agosto, as empresas acima citadas irão realizar um estudo de natureza social e econômica, onde várias pessoas da comunidade irão responder alguns questionamentos, segundo o Senhor Jackson Campos, representante da empresa Amplo Engenharia, esta primeira etapa da pesquisa é bastante demorada e minuciosa, considerando que tem que ser feita com muito cuidado. 

A reunião foi bastante proveitosa, segundo o Prefeito Jorginho a cidade só tem a ganhar com a chegada de empresas sérias e comprometidas com o bem estar da população, "Em um futuro próximo Tangará irá se beneficiar com a geração de novos postos de trabalho, nas mais diversas áreas da indústria. Precisamos nos preparar, capacitar o nosso povo para ocupar as novas vagas de emprego que irão surgir daqui em diante, com o aumento da demanda profissional no ramo da mineração". Falou o Prefeito Jorginho, preocupado com a formação de mão de obra especializada, ele ressaltou ainda a importância de se firmar parcerias com o SEBRAE  entre outras empresas que compõem o sistema "S" para preparar e capacitar o povo tangaraense. 

Participaram desta reunião, o Senhor Prefeito, Jorge Eduardo, o Vereador Nilson Lima, secretários municipais e os representantes das empresas Amplo Engenharia e Gestão de Projetos, na pessoa de Jackson Campos, representando a empresa Ferreira Rocha a antropóloga Cecília Chaves e representando a FOMENTO DO BRASIL Priscila Barroca.

A cidade de Tangará tem tudo para crescer e se desenvolver com a chegada de empresas como a FOMENTO DO BRASIL. 

Conhecendo um pouco das empresas:   
"A Amplo Engenharia e Gestão de Projetos elabora e desenvolve estudos ambientais para projetos industriais na fase de pré-viabilidade e viabilidade (Greenfield) para a indústria do setor mineral e de transformação. Atua também em estudos ambientais para o setor de Energia, Infraestrutura e Manufatura". 

"A Ferreira Rocha norteia seu trabalho a partir de uma concepção de gestão técnica e estratégica de estudos e projetos ambientais, incluindo fatores e variáveis físicos, bióticos, socioeconômicos e culturais". 

Confira as fotos desta reunião 











TRAGÉDIA: QUEDA DE CAVALO MATA EMPRESÁRIO DA CIDADE DE PATOS (PB); ASSISTA VÍDEO

As imagens em vídeo foram registradas pelo sistema de TV da própria vaquejada — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma verdadeira tragédia no encerramento da festa de João Pedro da cidade de Catingueira, no Sertão da Paraíba. A morte de um dos maiores empresários do ramo automobilístico da Paraíba, vítima de um acidente em um cavalo, durante vaquejada realizada no Parque WSM de propriedade do prefeito Segundo Madruga (Emas-PB).

Felizardo Félix Neto (Catingueira), dono fundador da Catingueira Veículos, estava correndo uma senha junto do seu filho Felipe Félix, na tarde desde domingo (28), quando caiu violentamente do cavalo, e foi atingido pelo próprio animal na queda, sendo fatal o impacto, responsável por tirar a sua vida em poucos minutos.

As imagens em vídeo foram registradas pelo sistema de TV da própria vaquejada.
A notícia já se espalha por todo o nordeste, já que o empresário além de ser referência no ramo de veículos, também era conhecido no mundo das vaquejadas.

Felizardo era irmão de outros empresários do ramo automobilístico que empreendem na cidade de Patos, a exemplo de João da JN Veículos, Adeilton da Catingueira Automotores, Alexandre Despachante e outros irmãos empresários.

O empresário foi socorrido pelo SAMU de Catingueira e levado em estado grave para o Complexo Hospitalar de Patos, mas no caminho teve uma parada cardíaca e não resistiu.

Fonte: blogafonte.com.br

PRF começa a utilizar bafômetro no RN que detecta embriaguez pela respiração

A Polícia Rodoviária Federal já está realizando fiscalizações nas rodovias federais do Rio Grande do Norte, com o uso dos etilômetros passivos, aparelhos recém-chegados. Além de dar celeridade à fiscalização e permitir que mais pessoas sejam abordadas, o aparelho representa economia para a instituição, pois reduz os gastos com os bocais.
Em apenas alguns segundos, o etilômetro passivo é capaz de indicar se o condutor fez ou não o uso de bebida alcoólica. Após o motorista assoprar na direção do aparelho, uma luz verde, amarela ou vermelha se acende. Com a luz verde, o motorista é liberado. Com a luz amarela e vermelha, o condutor realiza o teste no etilômetro tradicional, para quantificar o valor da ingestão.

O novo aparelho funciona como uma espécie de triagem, liberando rapidamente o motorista que não apresenta nenhum vestígio de álcool e direcionando a fiscalização para aqueles com indícios da ingestão.

Nos primeiros seis meses deste ano (2019), a PRF registrou um aumento de mais de 10% nas autuações de alcoolemia nas rodovias federais do RN, comparado com o mesmo período de 2018. Em relação à quantidade de testes, no ano passado foram realizados 24.276 e neste ano, 29.041, somente no primeiro semestre.

O aumento da fiscalização reflete na diminuição da quantidade de acidentes nas rodovias do Estado. Nos primeiros seis meses deste ano, a PRF registrou 25 acidentes envolvendo embriaguez ao volante e duas pessoas mortas. No ano de 2018, foram 33 acidentes e quatro mortes, para o mesmo período.

AGORA RN

Prefeito Jorginho Bezerra entrega a população tangaraense uma nova UBS equipada com novos equipamentos e pronta para atender a população

O Prefeito Jorginho entregou a população tangaraense a nova UBS VII do Bairro Nova Geração totalmente equipada e pronta para entrar em funcionamento e atender a todos os munícipes, principalmente os moradores deste bairro. A UBS VII recebeu o nome da ilustre tangaraense, a saudosa Professora Luiza Fernandes Fonseca, filha do ex-prefeito Aprígio Fernandes.
A cerimônia aconteceu na tarde deste sábado 27 de julho e contou com a participação de várias autoridades do nosso município e do estado, entre os presentes a Senadora Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos, o Secretário do Desenvolvimento Econômico do RN, o Senhor Jaime Calado Pereira dos Santos, esposo da Senadora Zenaide, o Prefeito Jorginho Bezerra, o Vice-Prefeito, Ewerton Thiago Feliciano, os Secretários que compõem a gestão municipal, coordenadores, familiares da Professora Luizinha a grande homenageada e a população.


É importante destacar que os equipamentos da UBS foram comprados através de emenda da Senadora Zenaide.


A cidade de Tangará tem recebido investimentos importantes na área da saúde, graças a competência administrativa do Prefeito Jorginho Bezerra que não mede esforços para garantir novos investimentos para a saúde no município, além de contar com a atuação competente a frente da pasta da saúde, da Senhora Maria do Livramento Silva que junto com sua equipe tem buscado resolutividade nos problemas na saúde. 


Hoje a cidade conta com um hospital reformado, com equipamentos novos, recém adquiridos pela administração municipal, uma ambulância nova e uma equipe competente pronta para lhe atender. “Somos defensoras da saúde e do fortalecimento da atenção básica, por isso fiz questão de vim para agradecer os moradores pelo carinho e me colocar à disposição para novas conquistas”, disse a senadora. Agora com mais essa nova UBS pronta para oferecer diversos serviços na área de saúde quem ganha é a população tangaraense, parabéns Prefeito e a toda a sua equipe administrativa. Confira as fotos