terça-feira, 31 de março de 2020

MUNDO: Rei da Tailândia se isola com 20 mulheres para fugir de coronavírus

Ele se isolou no Grand Hotel Sonnenbichl, na cidade de Garmisch-Partenkirchen
O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, também conhecido como Rama X, resolveu se isolar em um hotel na Alemanha na companhia de 20 mulheres, em meio à pandemia de coronavírus. 

Ele se isolou no Grand Hotel Sonnenbichl, na cidade de Garmisch-Partenkirchen. Mas seu ato causou polêmica. 

De acordo com o jornal alemão Bild, o estabelecimento em que ele está hospedado continua funcionando, mesmo com as restrições, para o seu uso exclusivo. O jornal não soube informar se o rei está hospedado na companhia de alguma das quatro esposas.

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/

Voz de 'Julieta' e 'Tico Mia', forrozeiro Sandro Becker sofre infarto e está internado na capital potiguar

Voz de grandes sucessos do forró malícia como “Julieta” e “O Tico-Tico”, o forrozeiro alagoano Sandro Becker sofreu um infarto e encontra-se internado em Natal, capital do Rio Grande do Norte, segundo informações do colunista Marrom, do Correio.
O músico e empresário alagoano Sandro Becker, 65 anos, se recupera em um hospital particular de Natal, após sofrer um infarto. Ele passou mal nesse domingo, na capital potiguar, e foi internado com quadro de infarto. Sandro é proprietário da Casa do Matuto, na Praia do Meio, local bastante conhecido pelo segmento forrozeiro.

Na música, Sandro Becker iniciou com um gênero musical diferente do que canta hoje: o rock rural, propagado por nomes como Sá, Rodrix e Guarabyra. Entretanto, o humor e a irreverência começaram a ganhar notoriedade, o que fizeram com que o artista decidisse seguir outro estilo. Assim, começou a incluir em seu repertório canções com um tom malicioso, o chamado “Forró Malícia”, e surgiram sucessos como “A velha debaixo da cama”, “O gato Tico” e “Julieta”, que rendeu a ele 1 milhão de cópias em 1986, ganhando dois discos de ouro e troféus variados.
Sandro Becker internado após infarto - @reprodução
O forrozeiro passou mal neste domingo e foi levado às pressas em um hospital particular, onde segue em recuperação.

Fonte: 

segunda-feira, 30 de março de 2020

PREFEITURA CONCLUI A FOLHA DE PAGAMENTO NESTA SEGUNDA-FEIRA 30 DE MARÇO DE 2020

A Prefeitura Municipal de Tangará concluiu o pagamento da folha referente ao mês de março de 2020 para todos os servidores públicos municipais efetivos do município.
Ao todo foram injetados na economia local 979 mil reais impactando diretamente no comércio, uma vez que o poder de compra aumenta consideravelmente fortalecendo a economia tangaraense nesse momento de crise. 

- Compromisso com os servidores
- Salários em dia 
- Servidor Valorizado
- Comércio Local Aquecido

O pagamento em dia tem sido uma das prioridades do Prefeito Jorginho Bezerra que vem mantendo rigorosamente o pagamento do funcionalismo público municipal em dia desde o primeiro mês de sua gestão.

PREFEITO JORGINHO BEZERRA CONCEDE AUMENTO PARA OS MOTORISTAS DE AMBULÂNCIA DO HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA TERESINHA

O Prefeito Jorginho Bezerra, autorizou um aumento para o cargo de Motorista de ambulância, profissionais que estão sempre dispostos a servir a toda comunidade com respeito e amor ao próximo.
Os motoristas das ambulâncias do Hospital e Maternidade Santa Teresinha receberam seu pagamento referente ao mês de março de 2020  com um aumento de 10% para a categoria.

chefe do executivo municipal pediu a Câmara de Vereadores de Tangará prioridade para colocar em pauta a votação da lei para legitimar  o aumento dos motoristas das ambulâncias e foi atendido a contento.

A colaboração entre os poderes executivo e legislativo é de suma importância para todos os munícipes. O Prefeito Jorginho agradece a compreensão de todos Vereadores que aprovaram esta solicitação do poder executivo, com isso a economia local, terá um impacto positivo, uma vez que o poder de compra aumenta consideravelmente fortalecendo a economia tangaraense nesse momento de crise. 

RN passa a ter 77 casos confirmados do novo coronavírus

De acordo com o boletim epidemiológico emitido nesta segunda-feira, 30, o Rio Grande do Norte passa a ter 77 casos de pessoas com o novo coronavírus. As cidades com casos confirmados são Natal (36), Mossoró (16), Parnamirim (10), Assú (1), Apodi (1), Caicó (2), Carnaubais (1), Luís Gomes (1), Macaíba (1), Monte Alegre (1), Passa e Fica (1), São Gonçalo do Amarante (2), São José de Mipibu (1), Tibau (1).

Há ainda dois casos confirmados de pessoas residente, respectivamente, na cidade de Recife e de Fortaleza, que foram atendidas no RN.

O boletim epidemiológico na íntegra, com os dados atualizados, está disponível no site saude.rn.gov.br

Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

#FiqueEmCasa

#ProtejaQuemVocêAma

#RNContraCovid19

Fonte: Comunicador Social

RN passa a ter 68 casos confirmados de coronavírus em 11 cidades

Dados foram atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde neste domingo (29).
Por G1 RN
Com 23 novos casos confirmados neste domingo (29) pela Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Norte passa a ter 68 pessoas com o novo coronavírus - Covid-19. As cidades com casos confirmados são:

- Natal (34), casos confirmados.
Mossoró (16), casos confirmados
- Parnamirim (9), casos confirmados
Assú (1), caso confirmado
Caicó (1), caso confirmado
- Macaíba (1), caso confirmado
Monte Alegre (1), caso confirmado
Passa e Fica (1), caso confirmado
São Gonçalo do Amarante (1), caso confirmado
São José de Mipibu (1) caso confirmado
Tibau (1), caso confirmado.

O boletim epidemiológico revela ainda que há 1.414 casos suspeitos e 367 foram descartados. A primeira morte por Covid-19 no estado aconteceu na noite de sábado (28): trata-se de um professor de química, de 61 anos.

Até este sábado (28), 45 pacientes tinham testado positivo para a doença. Segundo a pasta, há ainda um caso confirmado de uma pessoa residente na cidade de Recife e que foi atendida no RN.

Evolução dos casos confirmados de coronavírus no RN
Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde através de comunicados e boletins epidemiológicos.

Fonte: G1 RN

TRAGÉDIA: EM SÃO BENTO DO TRAIRI, UMA JOVEM DE 12 ANOS MORREU APÓS SOFRE UMA DESCARGA ELÉTRICA

Foto: Rede social da jovem
Uma tragédia abalou o município de São Bento do Trairi, distante 132 km da capital potiguar, na tarde deste domingo 29 de março de 2020. 

Segundo informações, uma jovem identificada por Hégila Micarla, de apenas 12 anos, morreu vítima de uma descarga elétrica em um ventilador. Não foi repassado pela policia se havia fios desencapados.

A tragédia aconteceu na comunidade Ipueira, zona rural daquele município. Ainda segundo informações, à jovem chegou a ser socorrida para o Hospital local, mais já chegou sem vida.

Fonte: Blog do André Fotos via Japi na Web

domingo, 29 de março de 2020

Primeira dama de São Gonçalo do Amarante testa positivo para o Covid-19

A sãofernandense e primeira dama do município de São Gonçalo do Amarante, Terezinha Maia, emitiu uma nota nas redes sociais e informou que seu teste para o Covid-19 deu positivo para o vírus da pandemia.

"Olá, amigos e amigas.
Meu teste deu positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Estou bem, graças a Deus, em isolamento desde o aparecimento dos primeiros sintomas. Senti febre 38°, boca amargando, dor de cabeça, um pouco de diarreia e dores nos ossos principalmente à noite. A dipirona tem aliviado as dores e o sono. E apesar dos sintomas considerados leves, Graças a Deus, sinto dor na alma e peso da responsabilidade de transmitir, principalmente aos meus familiares, como meus netos pequenos. Desejo a cada um de vocês livramento e que Deus possa estar conosco em todos os momentos". 

Fique em casa. Se proteja. Proteja quem você ama.
Fonte: Blog da Gláucia Lima

COMUNICADO DO RESTAURANTE ALVORADA

Caros clientes comunicamos que amanhã funcionaremos em horário normal.
Aguardamos vocês com um buffet recheado de bons pratos e diversos tipos de peixes.
Também lembrando que temos nosso ambiente do lanche com o delicioso e famoso pastel de Tangará.

Aguardamos vocês!

Uma feliz Páscoa para todos os clientes e amigos.

Polícia prende 23 pessoas durante festa em cumprimento a decreto que restringe atividades coletivas no RN

Prisão aconteceu em uma granja entre os municípios de Parnamirim e Macaíba, na Grande Natal.
Grupo foi levado para a Central de Flagrantes em Natal — Foto: Reprodução
Por Bruno Vital e Geraldo Jerônimo, G1 RN e Inter TV Cabugi
Vinte e três pessoas foram detidas na noite de sábado (28) em uma granja localizada entre as cidades de Parnamirim e Macaíba, na Região Metropolitana de Natal. O grupo estava reunido em uma festa, o que vai na contramão das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus estabelecidas pelo Governo do RN e chanceladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Todas as pessoas foram autuadas e assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por causa do descumprimento ao decreto estadual 29.541/2020, que estabelece restrições de aglomerações como norma de enfrentamento à Covid-19. Além de festas, carreatas e outras manifestações também podem sofrer sanções penais. Segundo a polícia, esta é a primeira prisão por desobediência ao decreto no RN.

"Alertamos que a participação em carreatas e similares em desobediência às normas de enfrentamento da Covid-19 constitui ofensa ao disposto no artigo 268 do Código Penal, que sanciona com multa e detenção aqueles que infringirem determinação do poder público destinada a impedir a introdução ou a propagação de doença contagiosa. A multa diária prevista pode ser de até R$ 50 mil", disse a governadora Fátima Bezerra em nota divulgada nas redes sociais.

Segundo o delegado de Polícia Civil, Fernando Alves, a suspeita é de que uma comemoração promovida por uma facção criminosa estivesse acontecendo no local. Das 23 pessoas detidas, apenas uma permaneceu presa por outros crimes: tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. As outras 22 foram liberadas. O grupo foi conduzido à Central de Flagrantes em Natal pela Polícia Militar.

"Essa é primeira autuação feita no Rio Grande do Norte em cumprimento do decreto que restringe atividades coletivas. A ação da polícia também serve de alerta a população do estado. A abertura de bares, restaurantes, shoppings ou aglomerações com mais de 20 pessoas são condutas enquadradas como crime previsto no artigo 268 do Código Penal", detalhou o delegado Fernando Alves.

Fonte: G1 RN

Polícia Civil fecha fábrica clandestina que produzia álcool em gel com gel de cabelo no RN

Professor de Química responsável pelo local vendia produto no comércio da cidade de Currais Novos, no Seridó potiguar.
Fábrica clandestina produzia álcool em gel com gel de cabelo no RN — Foto: Cedida/Polícia Civil
Por G1 RN
Uma fábrica clandestina de álcool em gel foi fechada nesta quinta-feira (27) em Currais Novos, no Seridó Potiguar, pela Polícia Civil. O responsável pelo local, um professor de Química da rede estadual, usava gel de cabelo, álcool e outros produtos para a fabricação. A polícia chegou até o local após um chamado da vigilância sanitária municipal.

A fábrica funcionava nos fundos da casa do professor, mas ele não foi preso, porque não estava na residência quando a polícia chegou. O suspeito se apresentou no dia seguinte, acompanhado de um advogado, na delegacia.

Segundo o delegado Paulo Ferreira, titular da delegacia de Currais Novos, o produto era vendido no comércio da cidade, inclusive para farmácias. Em depoimento, o suspeito contou que repassava por R$ 10 cada 500 ml da solução.

Aos policiais civis, o professor de Química garantiu que seu produto tem concentração de 70%, e que serve para a limpar as mãos e objetos. O álcool em gel tem sido bastante procurado após a pandemia do novo coronavírus, pois serve como forma de higienização para evitar o contágio.

Todo o material foi apreendido. O delegado afirma que as amostras encontradas na fábrica clandestina serão analisadas pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). Por não ter sido detido em flagrante, o homem responderá ao processo em liberdade.
Fábrica clandestina produzia álcool em gel com gel de cabelo no RN — Foto: Cedida/Polícia Civil
Ainda de acordo com o delegado Paulo Ferreira, ele pode ser condenado por falsificação e produção de substâncias terapêuticas ou medicinais sem autorização da Anvisa, com pena de 10 a 15 anos de prisão, e ainda ainda pelo crime ambiental de produzir substâncias que causem danos à saúde humana também sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Este prevê pena de um a quatro anos de reclusão.

Fonte: G1 RN

PREFEITO JORGINHO CONCEDE REAJUSTE DE 13% PARA OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO

Os profissionais da Rede Pública Municipal de ensino do município de Tangará receberam um expressivo aumento referente ao Piso Nacional do Magistério da Educação, com reajuste de 13% para a categoria.

O Prefeito Jorginho Bezerra assinou o Projeto de Lei Municipal autorizando o pagamento com o aumento do Piso Nacional dos Professores de 13%, acima do reajuste anunciado pelo Governo Federal que é de 12,84%, isso mostra o comprometimento da gestão com os servidores da educação. 

O referido aumento servirá para aquecer a economia local, pois impacta diretamente no comércio da cidade, uma vez que o poder de compra aumenta consideravelmente fortalecendo a economia tangaraense nesse momento de crise. 

O Prefeito Jorginho Bezerra vem mantendo o diálogo com várias categorias entre elas, a da Educação "Compreendemos a importância da  valorização dos nossos profissionais e entendemos que esse aumento é importante nesse período de crise". Ressaltou o Prefeito. 

É importante enfatizar que esse foi o maior aumento para a classe de professores em toda a Região Trairi". 

VÍDEO: NOVA ADUTORA DE 4KM IRÁ LEVAR ÁGUA PARA O ASSENTAMENTO RONDA, MUNICÍPIO DE TANGARÁ

O Prefeito Jorginho Bezerra intensifica as ações do seu governo e dar início a construção de mais uma adutora, desta vez a nova adutora terá uma extensão de 4km, que levará água da Adutora Monsenhor Expedito para a Agrovila III no Assentamento Ronda.

A construção dessa nova adutora, está sendo possível graças a um acordo firmado entre a CAERN, Prefeitura Municipal de Tangará e Associação dos Moradores do Trairi.
Com o acordo entre as partes, a Prefeitura ficou responsável pela compra de 2 mil metros de canos e também está disponibilizando máquinas e operários para a construção da adutora. A CAERN irá disponibilizar 2 mil metros de canos e coordenar os trabalhos da construção com os técnicos responsáveis pela elaboração do projeto. A Associação dos moradores do Trairi ficará responsável pela manutenção da rede com a supervisão da CAERN. 

Confira o vídeo dos moradores agradecendo a ação do governo municipal no tocante a construção da adutora.






 

sábado, 28 de março de 2020

Entidades empresariais recuperam e entregam respiradores ao Giselda Trigueiro

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, juntamente com os presidentes da CDL Natal, José Lucena Neto;  da Federação das Associações Comerciais do Estado, Itamar Manso Maciel; e o da Associação Comercial do Estado, Schiavo Álvares; fez a entrega, nesta terça (24), ao diretor do Hospital Giselda Trigueiro, André Prudente, de 16 respiradores mecânicos que já pertenciam ao Governo do Estado mas estavam quebrados e, agora, foram consertados.
 
Os equipamentos foram recuperados graças a uma campanha promovida pela Fecomércio RN, FCDL RN, Fiern, CDL Natal, CDL Jovem, Associação Comercial do RN, Sinduscon RN e AEBA. As máquinas, que são primordiais para o tratamento de pacientes que desenvolvem os sintomas mais graves do Coronavírus, como a falta de ar, foram adquiridas em 2018 pelo Governo do Estado.

Fonte: https://www.potiguarnoticias.com.br/

Governadora atende pedido de Ubaldo Fernandes e transformará Arena das Dunas em hospital de campanha

Na entrevista coletiva desta sexta-feira (27), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou que o estádio Arena das Dunas será transformado em um hospital de campanha, com 100 leitos para abrigar pacientes acometidos pelo coronavirus (COVID-19). Esta medida vem atender a um pedido feito pelo deputado Ubaldo Fernandes, na última segunda-feira (23), quando ele solicitou à governadora que requisitasse ao Ministério da Defesa, autorização para que o Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada instalasse um hospital de campanha no estádio.
"Sabemos que o momento é crítico e que o número de pacientes infectados por esse vírus aumenta consideravelmente a cada dia. Precisaremos de muito mais leitos para tratar a população e acredito que uso da estrutura da Arena das Dunas será de grande valia. Fico feliz que a governadora tenha conseguido com a empresa OAS a disponibilização do equipamento", diz o deputado Ubaldo Fernandes.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou, nesta sexta-feira, 28 casos do COVID-19 no Estado, sendo 19 em Natal, quatro em Parnamirim e cinco em Mossoró. De acordo com o boletim epidemiológico, o número de casos suspeitos subiu para 1.176, sendo 30 casos de pessoas residente em outras regiões do país. A Sesap ainda investiga quatro óbitos de casos suspeitos. Até o momento, foram 282 descartados

Morre cartunista Daniel Azulay, aos 72 anos, vítima de coronavírus

Morreu na noite desta sexta-feira, no Rio, o artista plástico, desenhista e educador infantil Daniel Azulay. Segundo uma publicação em sua página no Facebook, Azulay travata de uma leucemia e contraiu o novo coronavírus. Ele tinha 72 anos.
Em nota, a Clínica São Vicente confirmou o falecimento de Azulay, mas e disse que "não tem autorização da família para divulgar mais detalhes".

Muito popular nos anos 1970 e 80 por programas infantis na TV, ele foi o criador da Turma do Lambe-Lambe, inicialmente como tirinha do jornal "Correio da Manhã", que completou 45 anos em 2019. Ele foi criador de personagens como a vaquinha Gilda, a coruja Professor Pirajá e a galinha Xicória, e do bordão "Algodão doce pra você!".

Conhecido também pelos ternos coloridos, os óculos arredondados e um sorriso inconfundível, Azulay ainda ajudou diversas crianças a desenvolver seus dotes artísticos, com a rede de escolas Oficina de Desenho Daniel Azulay.

A morte do desenhista provocou comoção entre famosos. A escritora Cora Ronai lamentou a morte em seu Facebook:

"Pessoa encantadora: espalhou tanta arte e alegria pelo mundo".

Nascido no Rio de Janeiro, em 1947, Daniel Azulay era um desenhista autodidata, e assim tentava incentivar os pequenos a desenhar. Apesar de ter descoberto seu dom desde cedo, precisou cursar a faculdade de Direito, por imposição do pai. Durante as aulas, para passar o tempo, fez incontáveis desenhos, e decidiu que esse seria o seu ofício. Formou-se em 1969, mesmo ano em que começou a publicar suas primeiras histórias em quadrinhos e cartuns em revistas e jornais, inclusive "O Pasquim".

Referência nas artes plásticas, Azulay foi também empresário, apresentador e compositor. Tornou-se famoso ao apresentar durante mais de 15 anos a "Turma do Lambe-Lambe", programa de TV educativo para o público infantil, transmitido pela extinta TVE e pela Rede Bandeirantes. Junto com o grupo de personagens que criou em histórias em quadrinhos, ensinou a desenhar e a construir brinquedos, influenciando principalmente as crianças que cresceram nas décadas de 80 e 90.

Azulay lançou diversos CDs e LPs com as músicas da turma do Lambe-Lambe e uma série de CD-ROMs que estimulava a criatividade da criançada. Para expandir seus horizontes, ele criou, em 1992, sua primeira oficina de desenho, no Largo do Machado. O negócio se expandiu e conta com mais de dez unidades espalhadas pela cidade.

— Não podemos esquecer que o desenho é importante para aprimorar a coordenação motora das crianças. Ele é indispensável. Quando desenha, a criança está dialogando com o seu interior; fica mais fácil para os pais conhecerem seus filhos — disse em entrevista ao GLOBO em 2017. — A criança nem precisa saber desenhar. O método é justamente para quem quer se expressar rapidamente através do desenho e desenvolver de forma rápida sua interpretação e o senso estético.

Ao longo das décadas de trabalho, Azulay rodou o país ministrando palestras sobre arte e educação, e participou de diversas campanhas sociais, parte delas para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Campanha de Ação da Cidadania Contra a Fome.

— Sempre encarei meu trabalho de forma lúdica e solidária. Recuperar, pela arte, o interesse das pessoas para uma atividade construtiva é mais do que gratificante — disse ao GLOBO.

Fonte: https://extra.globo.com/

Aos 93 anos, rainha Elizabeth II está com COVID 19

Maior referência da família real britânica, rainha Elizabeth, os 93 anos II testou positivo para o novo coronavírus.
O informe foi dado pelo Palácio de Buckingham , alguns minutos depois que o primeiro-ministro Boris Johnson revelou que testou positivo para coronavírus.
Já havia uma certa desconfiança que Elizabeth teria contraído o vírus, pois participou de reuniões semanais com o primeiro-ministro Boris Johnson, que havia testado positivo uma hora atrás.
Boa sorte, Elizabete!

Fonte:/ucrtv.com/

PREFEITURA DE TANGARÁ INICIA PULVERIZAÇÃO COM HIPOCLORITO DE SÓDIO EM PONTOS DE GRANDE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS

MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS (COVID-19)
As medidas preventivas são fundamentais para combater o coronavírus (COVID-19). Nesta quinta-feira 26 de março a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Vigilância Ambiental do município de Tangará/RN iniciou o procedimento de assepsia em vários ambientes da cidade, como: Rodoviária, Praças, Mercado Público, Sede da Prefeitura dentre outros espaços como frente de lojas e lanchonetes.

A pulverização foi feita com hipoclorito de sódio, o qual ajuda na redução de contaminação por vírus.

Esta medida preventiva será mantida durante a pandemia que estamos vivenciando.

quinta-feira, 26 de março de 2020

Vereador de Natal Ranieri Barbosa e esposa testam positivo para coronavírus, diz assessoria

Informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do parlamentar, que também disse que o resultado do exame saiu nesta quinta-feira (26).
Ranieri Barbosa é vereador de Natal pelo Avante — Foto: Fabiano de Oliveira

O vereador de Natal Ranieri Barbosa (Avante) e esposa dele, Karla Veruska, que é secretária adjunta de assistência social do Governo do Estado, testaram positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do parlamentar, que também disse que o resultado do exame saiu nesta quinta-feira (26).

O procedimento foi feito na rede privada de saúde. Ainda segundo a assessoria, Ranieri e Karla Veruska não apresentam quadro grave e estão em isolamento em casa. No sábado (21), o deputado federal Girão (PSL) anunciou através da assessoria de imprensa que também havia sido infectado.

Fonte: G1 RN

Saiba como está o avanço do coronavírus no Brasil

Brasil tem 77 mortes e 2.915 casos confirmados de coronavírus

Hoje (26) completa um mês do primeiro caso confirmado do novo coronavírus (covid-19) no Brasil. Durante este período a pandemia produziu 77 mortes, conforme atualização do Ministério da Saúde divulgada hoje (26). A taxa de letalidade é de 2,7%.

Ontem, as mortes já haviam se expandido para além de São Paulo e do Rio de Janeiro, com falecimentos em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e no Amazonas.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, retificou o número de mortes no país. No relatório constava 78 óbitos, com um caso no Distrito Federal. Mas Mandetta afirmou que o registro foi feito por engano e que DF não tem morte por covid-19. 

Considerando um mês após o primeiro infectado, o Brasil fica atrás da China (213 mortes e 9.802 casos) mas a frente da Itália (29 mortes e 1.694 casos).

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou que a comparação entre Brasil e Itália deve ser ponderada por uma série de aspectos, como pelo fato dos países terem faixas etárias diferentes (a Itália com mais idosos) e pelo Brasil ter mais leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do que aquele país.

“O fato de termos mais casos não significa nada. Nós começamos de forma mais lenta, mas em compensação a Itália teve crescimento abrupto, que esperamos que nós não tenhamos. Pode ser que daqui a uma semana, nossa situação seja muito melhor que a Itália. Temos uma expectativa que nós não vamos ter número de óbitos proporcional que Itália está tendo. Precisamos esperar mais algumas semanas”, respondeu.

O total de casos confirmados saiu de 2.433 ontem para 2.915 casos. O resultado de hoje marcou um aumento de 54% nos casos em relação ao início da semana, quando foram contabilizadas 1.891 pessoas infectadas.

Do total de mortes, 58 foram em São Paulo, nove no Rio de Janeiro, três no Ceará, três em Pernambuco, uma no Amazonas, uma no Rio Grande do Sul, uma em Santa Catarina e uma em Goiás. 

Como local de maior circulação do novo coronavírus no país, São Paulo também lidera o número de pessoas infectadas, com 1052 casos confirmados. Em seguida vêm Rio de Janeiro (421), Ceará (235), Distrito Federal (200), Rio Grande do Sul (158) e Minas Gerais (153).

Também registram casos confirmados Santa Catarina (122), Bahia (104), Paraná (102), Amazonas (67), Pernambuco (48), Espírito Santo (39), Goiás (39), Mato Grosso do Sul (25), Acre (24), Rio Grande do Norte (19), Sergipe (16), Pará (13), Alagoas (11), Mato Groso (11), Maranhão (10), Piauí (nove), Roraima (oito), Tocantins (sete), Rondônia (cinco), Paraíba (cinco) e Amapá (dois).

Fonte: Agência Brasil

Nota de falecimento da ilustre tangaraense Cleide Pereira de Freitas

Por Interino
É com imenso pesar que noticiamos o falecimento da querida tangaraense Cleide Pereira de Freitas, de 74 anos, ela é mãe do Administrador deste Blog, Robson Freitas. A mesma vinha enfrentando graves problemas de saúde, estava em uma UTI na cidade de Currais Novos e nesta quinta-feira (26), veio a óbito em virtude de uma parada respiratória.

Seu corpo está sendo velado no centro de velório daqui de Tangará, por trás da Igreja Matriz de Santa Teresinha. O cortejo fúnebre sairá às 17h30 para o Cemitério Público Municipal de Tangará, onde acontecerá seu sepultamento.

Prestamos aqui a todos os seus familiares condolências e os mais sinceros pêsames. Que Deus dê o repouso eterno a Cleide, mãe de Robson.

COVID-19: Governo instala Força Tarefa Administrativa e cria Central de Doações

O Governo do Rio Grande do Norte instituiu uma força tarefa administrativa de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19) e criou a Central de Recebimento e Distribuição de Doações. As iniciativas foram oficializadas pelo decreto Nº 29.565, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira, 26. O objetivo é concentrar esforços administrativos que possam conceder melhor apoio técnico operacional à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para responder aos desafios impostos pela pandemia. 

Caberá à Força Tarefa Administrativa efetuar a tramitação dos processos de aquisição de bens, equipamentos produtos e insumos, contratação de serviços, requisições administrativas relativas à calamidade pública decorrente do novo Coronavírus (COVID-19), propor o impulsionamento de processos mediante a adoção procedimentos simplificados, além de prestar suporte administrativo à Sesap. 

Ela responderá ao Comitê Governamental de Gestão da Emergência em Saúde Pública decorrente do Coronavírus (COVID-19) e será formada por uma equipe técnica composta por representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), das secretarias de Estado do Planejamento (Seplan) e Administração (Sead), sob coordenação do Gabinete Civil.

A Central de Controle de Recebimento e Distribuição de Doações de Insumos e Bens funcionará na sede da Escola de Governo e ficará submetida à Controladoria-Geral do Estado (CONTROL).

Este é 12º decreto emitido pelo Governo do RN, entre os dias 13 e 25 de março, que trata de medidas de prevenção e mitigação do contágio do novo coronavírus, visando proteger a saúde da população. Os decretos vão desde a instituição do Comitê Governamental de Gestão da Emergência em Saúde Pública até as regras para fechamento de locais públicos e privados para diminuir a circulação de pessoas pelo estado, incluindo ainda iniciativas voltadas ao remanejamento de orçamento para investimento no enfrentamento à pandemia. 

Confira o Decreto Nº 29.565, de 25 de março de 2020.
Fonte: ASSECOM/RN

58% dos casos suspeitos de coronavírus no RN são de pessoas jovens entre 20 e 39 anos

A Tribuna do Norte desta quinta destaca que são os jovens entre 20 e 39 anos que representam a maior qauntidade de casos suspeitos de Covid-19 registrados no Rio Grande do Norte, 58%.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap-RN), divulgado nesta quarta-feira (25), pessoas nesta faixa etária, em números, somam pelo menos 495 casos dos 839 suspeitos registrados no Estado. O RN tem 14 casos confirmados do novo coronavírus.
Segundo o boletim, a maior parte das notificações de casos suspeitos para esta faixa etária diz respeito às mulheres, com pelo menos 370 notificações. Essa situação também se repete nos casos confirmados da doença no Estado: dos 14 usuários infectados com o vírus, nove deles estão nesse intervalo de idade, sendo seis mulheres e três homens.


TRIBUNA DO NORTE

Mortes por novo coronavírus sobem para 57 no Brasil

Covid-19 tem a taxa de letalidade de 2,4% no Brasil

O número de mortes decorrentes do novo coronavírus (covid-19) chegou a 57, conforme atualização do Ministério da Saúde publicada hoje (25). Pela primeira vez desde o início da pandemia, foram registradas mortes fora dos epicentros do surto no país, São Paulo e Rio de Janeiro. Falecimentos em razão da covid-19 ocorreram em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e no Amazonas.

O total de mortes marca um aumento de 11 em relação a ontem, quando a contabilização marcava 46 vítimas que vieram a óbito por conta da infecção. Na segunda-feira, eram 25 falecimentos. 

Do total, 48 foram em São Paulo, seis no Rio de Janeiro, uma no Amazonas, uma no Rio Grande do Sul e uma em Pernambuco.

O total de casos confirmados saiu de 2.201 ontem para 2433 casos. O resultado de hoje marcou um aumento de 28% nos casos em relação ao início da semana, quando foram contabilizadas 1.891 pessoas infectadas.

Como local de maior circulação do novo coronavírus no país, São Paulo também lidera o número de pessoas infectadas, com 862 casos confirmados. Em seguida, o Rio de Janeiro (370), Ceará (200), Distrito Federal (160), Minas Gerais (133) e Rio Grande do Sul (123).

Também registram casos confirmados Santa Catarina (109), Bahia (84), Paraná (81), Amazonas (54), Pernambuco (46), Espírito Santo (39), Goiás (29), Mato Grosso do Sul (24), Acre (23), Sergipe (16), Rio Grande do Norte (14), Alagoas (11), Mato Grosso (oito), Maranhão (oito), Piauí (oito), Roraima (oito), Tocantins (sete), Pará (sete), Rondônia (cinco), Paraíba (três), e Amapá (um).

O Ministério da Saúde recomenda o isolamento a quem apresenta sintomas da covid-19 e a moradores da mesma residência do paciente sintomático, bem como a idosos acima de 60 anos, pelo prazo de 14 dias. Uma vez terminado esse período, não haveria mais necessidade da medida, a não ser em casos de uma condição médica específica.
Pronunciamento

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, aproveitou a entrevista coletiva de divulgação dos números para falar sobre rumores de que sairia do cargo. “Hoje especularam se eu ia sair. Eu saio daqui na hora que acharem que não tenho que trabalhar ou se eu tiver doente ou no momento que eu achar que o período de turbulência já tenha passado e [meu trabalho] não seja mais útil”, respondeu.

O titular da pasta falou sobre a temática abordada pelo presidente Jair Bolsonaro em seu pronunciamento ontem, quando o presidente criticou as medidas de isolamento social estabelecidas pelos governadores e o fechamento de escolas. Mandetta classificou de uma “grande colaboração” e ponderou as iniciativas de quarentena determinadas por governos estaduais.

“Quarentena sem prazo para terminar vira parede na frente das necessidades das pessoas que precisam comer, ir e vir, obter gêneros, pois isso faz parte da sobrevivência. As questões econômicas são importantíssimas e fazem parte da fala do presidente. Se não tivermos preocupação, essa onda vai ter uma onda maior com crise econômica”, declarou.

Sobre o chamado “isolamento vertical” proposto pelo presidente, que atingiria apenas idosos e pessoas com doenças crônicas, o ministro informou que a ideia está em estudo pela equipe da pasta. Ele defendeu que é preciso ter uma coordenação e um debate conjunto entre Executivo e administrações estaduais acerca dessas medidas.

“O que nós da saúde queremos é fazer de uma maneira organizada. Para que a gente traga junto e façamos juntos uma proposta nacional. Quando o número estiver aqui, vai acontecer isso, quando tiver aqui, vai ocorrer aquilo. Quais são as atividades econômicas essenciais?”, disse.

Mandetta deixou a entrevista coletiva após a apresentação inicial. Perguntado se haveria alguma mudança na orientação do Ministério da Saúde após o pronunciamento, o secretário executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis, afirmou que ela continua, por enquanto, conforme vem sendo apresentada.

“A pasta não vai fazer nenhuma mudança na sua sistemática. A pasta está estudando todas as possibilidades. Pacientes sintomáticos devem permanecer em isolamento com familiares, assim como idosos mais de 60 anos. Quando for necessária a saída, ok. A circulação deve ser a menor possível no sentido de não haver aglomerações”, disse.
Recursos

Gabbardo lembrou que o novo coronavírus é um problema “nem tanto pelo número de óbitos, mas pelo ataque ao sistema de saúde”. Neste sentido, a equipe do ministério anunciou o repasse de R$ 600 milhões a estados e municípios. O direcionamento será definido a depender da situação de cada unidade da federação, pois em algumas delas a rede hospitalar é gerida pelo estado e em outras, por prefeituras. O valor a ser recebido por cada cidade ficará entre R$ 2 e R$ 5 por habitante.

Os representantes do Ministério da Saúde trataram também de uma das grandes preocupações do profissionais de saúde: a disponibilidade de máscaras. Foram adquiridos 40 milhões de máscaras. Desse total, 2 milhões já foram remetidos aos estados e 8 milhões estão a caminho. Os estados do Norte e Nordeste estão tendo mais dificuldade pela baixa disponibilidade de voos.

Além disso, 540 respiradores (itens importantes para a montagem de leitos hospitalares) foram comprados, sendo 200 já entregues para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Hidroxicloroquina

Os gestores também anunciaram que passarão a adotar hidroxicloroquina em pacientes internados em razão da covid-19. O remédio é utilizado normalmente para tratamento de malária e foi cercado de expectativa e rumores no tocante ao novo coronavírus. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos, Denizar Vianna, destacou que a substância pode ser usada apenas em unidades de saúde.

“Não usem medicamento fora do ambiente hospitalar. Não é seguro. Durante o medicamento pode ter alteração do ritmo do coração. E isso tem que ter acompanhamento hospitalar”, enfatizou.
Fonte: Agência Brasil

Em cima de caminhonete, padre faz celebração pelas ruas de Natal

Com muitos fiéis em isolamento social e as missas suspensas no Rio Grande do Norte, um padre teve uma ideia diferente para realizar uma celebração nesta quarta-feira (25) em Natal. Ele subiu em cima de uma caminhonete e saiu pelas ruas do bairro Neópolis, na Zona Sul, levando palavras de fé durante quase uma hora.

"Não foi exatamente uma missa, eu estava levando o Santíssimo. Com a missas suspensas aqui, nem todos tem acesso à internet e ficam sem conseguir participar de uma celebração. Por isso tive essa ideia", contou Padre Nunes, que é da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

Ele explicou que não parou em nenhum lugar e também não teve contato com ninguém. "Eu repeti diversas vezes no caminho um lema: 'Todos em casa e Jesus com todos'", disse ele alertando para que os fiéis cumpram o isolamento social.

Segundo Padre Nunes, a receptividade das pessoas foi maior do que ele esperava. "Eu vi muita gente chorando, se ajoelhando, aplaudindo dos apartamentos. Eu acho que reflete um pouco a carência que estão tendo neste momento", contou.
Fonte: G1 RN

quarta-feira, 25 de março de 2020

Boletim coronavírus no RN: 839 suspeitos – (sendo 20 residentes de outras regiões do país); descartados são 104 e confirmados 14

Foto: Reprodução/Instagram/Sesap
A Sesap informa, nesta quarta-feira (25), que o número de casos suspeitos aumentou para 839, sendo 20 casos de pessoas residentes em outras regiões do país.

Segundo boletim divulgado no início da tarde desta quarta-feira(25), o estado segue com 14 pacientes confirmados para a doença e tem.104 casos descartados,

A Saúde do RN reforça que a população faça a sua parte e ajude a combater a Covid-19. “Fique em casa e não esqueça: lave as mãos frequentemente”; diz.

Fonte:Blog do BG

Confinamento achatou a curva: menos mortes e menos casos de Covid-19 na Itália

Por interino
Foto: Reuters / Manuel Silvestri / Direitos Reservados
Pelo quarto dia consecutivo, a Itália emite sinais positivos.
Desta vez, todos os principais números da epidemia apresentaram uma melhora.
De ontem para hoje, houve 5.210 novos casos (-0,8%), 683 mortos (-8,1%) e 1.036 pacientes curados (+13,7%).
O confinamento achatou a curva. Agora é preciso descer a montanha.

O Antagonista

terça-feira, 24 de março de 2020

Brasil tem 46 mortes e 2.201 casos confirmados de Covid-19, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta terça-feira (24) seu mais recente balanço dos casos de coronavírus Sars-Cov-2, vírus responsável pela doença Covid-19. Os principais dados são:

46 mortes, eram 34 na segunda-feira

2.201 casos confirmados

São Paulo tem 810 casos e 40 mortes

Rio de Janeiro tem 305 casos e 6 mortes

Alerta global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira (24) que percebe uma “aceleração muito grande” em número de casos de coronavírus nos Estados Unidos, o que representa potencial para o país se tornar o novo epicentro da epidemia, informou a agência Reuters.

Fonte: G1

TJ define pena para mulher que danificou equipamento e causou lesões em proprietário de bar

Por interino

Os desembargadores da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RN definiram a penalidade aplicada a mulher que, ao danificar equipamento de refrigeração em um bar localizado na zona Norte de Natal, também ocasionou lesões, com violência, em um idoso, proprietário do estabelecimento. O fato ocorreu no conjunto Santa Catarina, em julho de 2014.

A ré havia sido condenada em primeira instância a uma pena de dois anos de detenção, em regime aberto, ela prática delituoso de dano qualificado. Ao analisar o recurso de Apelação Criminal de Aline Lucas de França, o órgão julgador avaliou aspectos como o fato da ré ser usuária de drogas e de bebida alcoólica, relacionados ao que o julgamento definiu como “doença e mazela econômica preocupante” e aplicou a pena final de um ano e cinco meses de detenção e 15 dias-multa.

Contudo, além do elemento da “conduta social”, os desembargadores observaram as “circunstâncias do crime”, as quais segundo os autos, são demonstradas e avaliadas negativamente na dosimetria, já que a acusada chegou a ser contida por policiais militares, mas conseguiu se desvencilhar dos agentes e causar os danos materiais ao bar, quando lançou um paralelepípedo contra o freezer, bem como danos físicos leves ao proprietário, em decorrência dos estilhaços de um copo, lançado por Aline Lucas.

“Referidos distintivos, devo grifar, ultrapassam a simples figura do dano qualificado, porquanto a ameaça à pessoa foi perpetrada com uso de artefato conhecidamente perigoso em situações tais. Não raras vezes o foro criminal se debruça sob feitos, onde tal pedra está relacionada a crimes contra a vida e prejuízos patrimoniais”, esclarece o voto, ao explicar os vetores – de conduta social e circunstâncias do crime – que resultaram na dosimetria final aplicada pelo órgão julgador.

A decisão ainda considerou o prejuízo financeiro do proprietário, que representou um terço de seus rendimentos mensais, o equivalente a 50% do salário-mínimo então vigente, além de cuidar da inutilização temporária de utensílio essencial para sua atividade, o que ultrapassa os efeitos naturais da conduta delitiva.

(Apelação Criminal nº 2019.001769-4)
Fonte: Portal do Judiciário

Governo e Banco Mundial discutem medidas de combate ao Covid-19

A primeira missão do Banco Mundial ao Rio Grande do Norte em 2020 teve que ser adiada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas os especialistas e o Governo do RN estão se reunindo por videoconferência desde esta segunda-feira (23). Além de analisar a situação do acordo de empréstimo do ponto de vista de desembolso e execução dos projetos, o momento serviu para discussão de medidas emergenciais para enfrentar a doença em solo potiguar.

O secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, pontuou que a reunião girou em torno do reposicionamento do projeto diante do quadro de avanço da pandemia e de algumas ações emergenciais nessa área que podem ser tomadas dentro do acordo de empréstimo.

“Solicitamos ao Banco Mundial autorização para compras de equipamentos para área da saúde em caráter emergencial que possam nos ajudar no combate ao novo coronavírus no Estado”, destacou Mineiro.

Outra solicitação do secretário à instituição diz respeito a ações de proteção social para agricultores familiares. “Uma de nossas ideias é adquirir os produtos dos agricultores familiares beneficiários do projeto Governo Cidadão e distribui-los para população vulnerável do Rio Grande do Norte. Uma iniciativa que ajudaria não só os pequenos produtores a comercializar seus produtos como a sociedade em situação de risco”, destaca.

O reposicionamento do projeto Governo Cidadão junto ao Banco Mundial visa atender as medidas do decreto da governadora Fátima Bezerra e é uma ação integrada com todos os órgãos e secretarias do Governo.
Fonte: GOVERNO CIDADÃO

CASOS SUSPEITOS DO COVID-19 EM ELÓI DE SOUZA SÃO EXCLUÍDOS

Por interino
Mantendo a transparência e as informações para todos os cidadãos, a Prefeitura de Senador Elói de Souza vem a público informar que os três casos suspeitos de coronavírus que o município notificou a SESAP foram EXCLUÍDOS. 

A Secretaria Municipal de Saúde pede que a população continuem realizando medidas necessárias para conter o avanço do contágio do coronavírus, causador da doença COVID-19. No entanto, é fundamental que todas as pessoas entendam a importância de se evitar o contato social.

Qualquer outra informação será publicada nas redes sociais da Prefeitura, no intuito de manter a população informada sobre a situação na cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Senador Elói de Souza

Tangará RN: 23ª edição do Tangará Junino CANCELADA

Por interino
A prefeitura Municipal de Tangará/RN cancela o Festival de quadrilhas que acontece todos os anos no mês de julho em decorrência da Pandemia do novo coronavírus (covid-19). Este ano iria acontecer a 23ª edição do Festival de Quadrilhas da cidade de Tangará, o Tangará Junino, um dos melhores e maiores eventos culturais da Região Trairi. Ressaltamos que essa medida visa prevenir a propagação do novocoronavírus.

O BOTICÁRIO DOA 1,7 TONELADA DE ÁLCOOL EM GEL PARA O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Por interino
O Boticário acaba de protagonizar uma iniciativa que deveria servir de exemplo a todo o mundo empresarial. A empresa anunciou a doação de 1,7 tonelada de álcool em gel para a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba – Paraná.

O item já faz parte da linha de produção, chamada: ‘Cuide-se Bem’ e tem uma concentração de 78% de álcool etílico, considerada ideal para eliminar microorganismos.

Veja a postagem, na íntegra:
Fonte: Hilneth Correia