Compartilhamento:

quarta-feira, 8 de abril de 2020

UFRN RECEBE 18 MILHÕES PARA COMBATE À COVID-19 E PODERÁ FAZER 100 MIL TESTES

Com o objetivo de fortalecer as medidas de combate à Covid-19 no estado, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) solicitou ao Ministério da Educação (MEC) crédito extraordinário para o enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus. A instituição de ensino foi contemplada com R$18.122.734, que serão aplicados na compra de testes da Covid-19.

O reitor José Daniel Diniz Melo enviou ofício ao MEC solicitando a verba, que será utilizada na compra de insumos para testes do novo coronavírus, além de equipamentos de proteção individual (EPIs). Segundo ele, a expectativa é adquirir materiais para mais de 100 mil testes da Covid-19 que serão realizados na UFRN.

A força-tarefa da UFRN para o enfrentamento do novo coronavírus iniciou os trabalhos aumentando a capacidade do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen), no dia 19 de março, realizando exames de outros vírus causadores de doenças circulantes no estado – dengue, chikungunya, influenza, H1N1- e, mais recentemente, começou a realizar diagnóstico da Covid-19, com a participação do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRN), do Centro de Biociências (CB-UFRN) e do Instituto de Medicina Tropical (IMT-UFRN). A UFRN adquiriu com recurso próprio 3 mil testes e, na próxima semana, estarão disponíveis mais 10 mil testes doados à instituição de ensino.

Fonte: Hilneth Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário