quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Gigante do setor de limpeza planeja geração de 100 empregos diretos no RN

No município de São José de Mipibú, região metropolitana do estado, uma das maiores indústrias químicas no segmento de limpeza do país carrega uma marca que têm estado presente em residências, comércios e instituições de todo o Brasil, garantindo higiene e segurança à população. A Becker é uma das principais fornecedoras de álcool em gel em todo o território nacional, graças a um trabalho que teve início há 5 anos, quando a indústria incorporou a linha doméstica ao seu já consolidado portfólio no ramo profissional. O secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado e o adjunto Silvio Torquato visitaram as instalações da fábrica nesta terça-feira (29) para constatar a ampliação que vem sendo desenvolvida com o apoio dos incentivos do Estado.

Os secretários foram recebidos pelo diretor Astriel Mendonça. O executivo demonstrou gratidão e entusiasmo ao falar sobre a visão econômica do Governo do Estado e os avanços trazidos pelo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Econômico (Proedi). "Quero parabenizar o governo da Professora Fátima Bezerra porque realmente é um governo de integração e de apoio ao empresariado para a geração de emprego, declarou o diretor. "Eu tenho visto uma integração muito grande, entre a secretaria do Desenvolvimento, na pessoa do secretário Jaime Calado e de Silvio Torquato, da Tributação, na pessoa de Carlos Eduardo, e todos os organismos do Estado em prol do Desenvolvimento". 

Com o enquadramento da Becker no Proedi, a fábrica fará uma expansão em sua linha de produtos domésticos, gerando de 80 a 100 novos empregos diretos até o final do próximo ano. Segundo Astriel, "a ampliação visa dar robustez, velocidade, qualidade e produtividade para atender, primeiro, todo o nordeste". Para alcançar o grande mercado doméstico, segundo explica o diretor, a indústria conta com a expertise de 37 anos no mercado profissional, com produtos voltados para shoppings, lavanderias, supermercados, clínicas, hospitais, hotéis, restaurantes, escolas e condomínios. 

A unidade fabril da Becker em São José de Mipibú possui 100 mil metros quadrados de área total e aproximadamente 15 mil metros quadrados de área construída, onde trabalham 400 pessoas. A produção chega a 300 toneladas por dia de produtos, entre álcool em gel, limpadores multiuso, desinfetantes, amaciantes, lava roupas, limpadores perfumados e outros da categoria. A fábrica também possui uma indústria de embalagens, onde 400 unidades compostas de recipiente, rótulo e tampa são produzidas por dia. Até o final de 2021, a Becker pretende alcançar os 20 mil metros quadrados de área construída e gerar 100 novos postos de trabalho. 

A marca própria Becker - Linha Doméstica, que aparece nos rótulos de álcool em gel, foi lançada há dois anos. A indústria também produz para outras marcas como as do supermercado Nordestão, que está entre seus principais clientes no mercado regional. No Brasil, os produtos estão presentes em pequenas, médias e grandes redes de supermercados, como Grupo Pão de Açúcar, Bompreço e Assaí. 

Doações 

A Becker participou da campanha RN Chega Junto, doando, desde o início da pandemia, 16 mil litros de álcool em gel, distribuídos pelo Governo do Estado com o apoio de suas secretarias e prefeituras. Os itens chegaram a entidades beneficentes, hospitais, associações e população vulnerável nas 10 regiões do estado, cobrindo todos os municípios potiguares. O diretor Astriel Mendonça explicou que essa foi uma forma de intensificar o programa de doações que já é parte do cotidiano da empresa, que realiza doações periódicas a instituições de caridade. 

Fonte: Portal Grande Ponto

Covid-19: Anvisa reduz exigências para análise de registro de vacinas


Documentação será analisada em até 20 dias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota técnica para simplificar o procedimento de análise de dados e registro de vacinas contra a covid-19 no país. A nota, reduz exigências para admissão do protocolo dos novos produtos. A proposta, apresentada ontem (29), determina que após a inclusão das informações, a equipe irá analisar documentação em até 20 dias.

O procedimento, chamado de submissão contínua, diz que a análise dos dados referentes aos imunizantes acontecerá na medida em que forem gerados e apresentados à Anvisa os resultados das pesquisas, “visando uma posterior submissão de registro quando do preenchimento dos requerimentos regulatórios necessários”.

“A partir da adoção desse procedimento, não será preciso aguardar a disponibilização de todos os dados e documentos técnicos, bem como o preenchimento dos requerimentos regulatórios, para realizar a submissão do registro junto à Anvisa. Ou seja, conforme os dados forem gerados, estes deverão ser apresentados à Agência, de modo que o processo regulatório seja agilizado”, informou a Anvisa.

De acordo com a agência reguladora, a estratégia tem como objetivo acelerar a disponibilização à população brasileira de vacinas contra o novo coronavírus, desde que garantidas a qualidade, a segurança e a eficácia.

Segundo a nota técnica, o pedido de registro da possível vacina deve ser protocolado com uma justificativa e conter informações sobre o status regulatório mundial, histórico de interações prévias do requerente com a Anvisa e um cronograma de submissão da documentação técnica a ser avaliada.

A cada nova etapa deverá ser feito um aditamento com informações sobre a pesquisa. Caberá à Anvisa analisar a documentação em até 20 dias, “a depender da quantidade de dados submetida, contados a partir da data do protocolo.”

O procedimento será repetido a cada nova submissão de informações. O número de ciclos de aditamentos dependerá do número de pacotes a serem submetidos pela empresa interessada, não havendo limite imposto pela Anvisa para este número.

“Os produtos que tiverem sua análise iniciada pelo procedimento de submissão contínua poderão ter submetido seu pedido de registro formal após a conclusão do último aditamento protocolado e após avaliação pela empresa quanto à suficiência dos dados de qualidade, eficácia e segurança para o estabelecimento de uma relação de benefício-risco positiva e robusta, considerando a indicação terapêutica pleiteada e as discussões prévias com a Anvisa”, diz a nota técnica.
Fonte: Agência Brasil

Sancionada lei que aumenta punição a quem maltrata cães e gatos


O presidente Jair Bolsonaro sanciona o projeto de lei (PL 1.095/2019) que aumenta pena para crimes de maus-tratos a animais.

A Lei 14.064, que aumenta a pena para quem maltratar cães e gatos, foi sancionada pela Presidência da República e publicada, nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial da União. 

Agora, a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação dos bichos de estimação será punida com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. A punição elevada já está valendo.

A norma altera a Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 2018) e é originária do Projeto de Lei (PL) 1.095/2019, do deputado Fred Costa (Patriota-MG). Hoje, a pena é de detenção de três meses a um ano, mais multa, dentro do item que abrange todos os animais. Ou seja, é aplicada contra quem machuca animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Há agravante de um sexto a um terço da pena se o crime causar a morte do animal.

A inovação é a criação de um item específico para cães e gatos, animais domésticos mais comuns e principais vítimas desse tipo de crime. No Senado, o projeto foi relatado pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES) e aprovado no último dia 9.

“Agora é lei! O presidente da República acaba de sancionar o projeto de lei, aprovado no Senado com meu relatório favorável, que determina prisão de até cinco anos para quem cometer crime de maus-tratos contra cães e gatos. Essa é uma importante vitória para a causa animal!”, afirmou Contarato pelo Twitter, logo após a cerimônia de sanção, na terça-feira (29).

Nas redes sociais, o presidente da República, Jair Bolsonaro, se referiu ao diploma legal como “Lei Sansão”, em homenagem ao cachorro que teve as patas traseiras decepadas por agressores com um facão em Minas Gerais.
Repercussão

Vários senadores comemoraram a sanção da lei. Leila Barros (PSB-DF) lembrou que a punição aumentada era aguardada por muitas pessoas.

“Os bichinhos merecem respeito e cuidados. Muito feliz em ter feito parte dessa vitória!! Precisamos garantir proteção aos bichinhos e punir de forma rígida quem pratica essas crueldades”, disse pelo Twitter.

Major Olimpio (PSL-SP) parabenizou o autor da iniciativa e citou o esforço dos parlamentares para acatar o projeto.

“VITÓRIA! Lutei muito para a aprovação do PL 1.095/2019 no Senado Federal. Endurecer as penas para maus-tratos de cães e gatos é dar mais um passo na proteção dos animais!”, afirmou, também no Twitter.

“Agora é Lei! Aumento de pena para crimes de maus-tratos a cães e gatos, com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. O presidente Jair Bolsonaro assinou a sanção para que nossa legislação seja mais severa na proteção de animais. A detenção ia somente até um ano”, registrou Elmano Férrer (Podemos-PI) nas redes sociais.

Weverton (PDT-MA) também celebrou a sanção da norma:

“A lei que aumenta as penas para quem maltratar cães e gatos já está em vigor. Agora, este crime passa a ser punido com prisão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda”.

Marcos do Val (Podemos-ES) salientou que a lei não recebeu vetos da Presidência.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ressaltou que a aprovação foi fruto de uma “luta árdua e de uma grande mobilização de todos os ativistas e amantes de cães e gatos no país”, e citou proposta de sua autoria (PLS 470/2018) complementar a esta, pois eleva a pena do tipo penal de prática de maus-tratos a animais e estabelece multa a estabelecimentos comerciais que concorram para a prática de maus-tratos.

“A luta não pode parar! A pauta é fundamental, é uma questão de avanço civilizatório!”, disse no Twitter.

Alvaro Dias (Podemos-PR) e Rose de Freitas (Podemos-ES) também comemoraram a vigência da nova lei.

Fonte: Agência Senado

Quatro cidades do RN têm apenas um candidato a prefeito nas eleições de 2020

Em Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias e Viçosa, no Oeste potiguar, os inscritos não têm opositores e podem se eleger com apenas um voto.
Frutuoso Gomes, RN, é uma das cidades que têm apenas um candidato a prefeito nas eleições de 2020 — Foto: Google
Por Igor Jácome, G1 RN
Quatro dos 167 municípios do Rio Grande do Norte possuem apenas um candidato disputando o cargo de prefeito, nas eleições deste ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias e Viçosa, todos no Oeste, os postulantes não têm opositores e só precisam de um voto para vencer o pleito.

De acordo com levantamento do G1, a situação se repete em 107 municípios brasileiros. Este ano, o número de cidades com candidatos únicos no país é um pouco maior do que o registrado em 2016, quando a Justiça Eleitoral notificou 95 casos desse tipo. Em 2012, foram 108 ocorrências.

No Rio Grande do Norte, nas eleições municipais de 2016, o município de Lucrécia só teve uma candidata à prefeitura e nove candidatos às nove vagas na Câmara Municipal.

Frutuoso Gomes
Em Frutuoso Gomes, a atual prefeita Janda Jácome (MDB) tenta a reeleição. A coligação dela possui dois partidos e está registrada no site do TSE com o nome de "Juntos para trabalhar de novo"

O vice de Janda também é o mesmo das Eleições de 2016: Bebé (PSB). Ele também já foi vereador pelo município, eleito em 2012.

De acordo com o TSE, Frutuoso Gomes possui 3.944 eleitores aptos a votar nas eleições 2020. A população da cidade estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 4.233 pessoas.

Serrinha dos Pintos
Em Serrinha dos Pintos, a candidata a prefeita é a estudante Bárbara Teixeira (PP), que concorre sua primeira eleição. A coligação tem três partidos e está registrada no TSE como "Serrinha dos Pintos caminhando em paz".

O atual vice-prefeito, Nego de Zé Lodolfo (PP), é o candidato a vice na chapa. Em 2016, ele compôs chapa com a atual prefeita, Rosânia, que foi eleita para segundo mandato.

Em Serrinha dos Pintos, 3.895 eleitores estão aptos a votar, de acordo com o TSE. O município tem 4.816 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE.

Tenente Ananias
A única candidata a prefeita de Tenente Ananias, Larissa (PSD), é mais uma chefe do Executivo em busca da reeleição. O partido não fez coligação e concorre de maneira isolada.

A candidata a vice-prefeita, Graça (PSD), atualmente é vereadora do município.

Tenente Ananias possui 7.362 eleitores aptos a votar, em 2020. No IBGE, a estimativa de população é 9.883 moradores.

Viçosa
Em Viçosa, o único candidato a prefeito é o advogado Ramon (Republicanos), que concorre sua primeira eleição. O partido não fez coligação. A candidata a vice-prefeita é a servidora pública Selcina, também do Republicanos.

No município, apenas um candidato a vereador vai ficar de fora da Câmara. São 10 pessoas disputando 9 vagas.

O município de Viçosa tem 1.824 eleitores, segundo a Justiça Eleitoral, enquanto o IBGE estima população total de 1.725 habitantes.

Mais eleitores que habitantes
Viçosa é uma das 30 cidades do Rio Grande do Norte que têm mais eleitores do que habitantes. No ranking dos estados que têm mais municípios com o número de eleitores superior ao de habitantes, o RN ocupa a sexta posição. Na frente, estão Minas Gerais (118), Rio Grande do Sul (61), Goiás (58), Santa Catarina (38) e Paraíba (31). No Brasil, são 493 municípios nesta situação.

Datas
Este ano, o calendário das eleições foi adiado por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus: o primeiro turno acontece em 15 de novembro; e o segundo, em 29 de novembro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: G1 RN

CONFIRA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ ATUALIZADO NESTA QUARTA-FEIRA (30)

No número de casos confirmados, estão inseridos os RECUPERADOS e ÓBITOS.
Pedimos a compreensão da população, para que sigam as orientações da OMS e da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará/RN.

* Lavem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70%;
* Idosos devem permanecer em casa;
* Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e nariz; 
* Evitem aglomerações.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

CONFIRA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ ATUALIZADO NESTA TERÇA-FEIRA (29)

No número de casos confirmados, estão inseridos os RECUPERADOS e ÓBITOS.
Pedimos a compreensão da população, para que sigam as orientações da OMS e da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará/RN.

* Lavem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70%;
* Idosos devem permanecer em casa;
* Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e nariz; 
* Evitem aglomerações.

TANGARÁ CONTA COM UMA NOVA LOJA ESPECIALIZADA EM ACESSÓRIOS E ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA CELULAR

A Trairi Tech inaugurou um novo espaço totalmente climatizado, com várias novidades em equipamentos e acessórios para celular, além de oferecer um serviço qualificado de assistência técnica para seu aparelho.

A loja conta com uma equipe especializada para melhor lhe atender. Venha nos fazer uma visita e conferir as novidades.

Confira algumas de nossas promoções:
* Produtos com até 70% de desconto
* Películas de vidro a partir de R$ 5,00 reais
* Carregadores originais supera a partir de 12,50
* Cabos a partir de R$ 10,00 reais
* Capinhas a partir de R$ 5,00 reais

Obs: A promoção é válida enquanto durar o estoque

Estamos localizados na Rua Joana Fernandes, Nº 76, próximo a academia de Sérgio Abdala. Confira as fotos da inauguração que contou com a cobertura do Blog do Robson Freitas.































PREFEITO JORGINHO CANDIDATO A REELEIÇÃO VISITA A COMUNIDADE DO CATOLÉ AO LADO DO CANDIDATO A VEREADOR RICARDO VICENTE

Jorginho Bezerra atual prefeito do município de Tangará e candidato a reeleição visitou a comunidade do Catolé ao lado do candidato a vereador Ricardo Vicente, na oportunidade várias famílias confirmaram seu apoio ao grupo político liderado por Jorginho e Berg Fonseca. 

O candidato a Vereador Ricardo Vicente também recebeu vários apoios. Confira as fotos