Compartilhamento:

terça-feira, 23 de março de 2021

Hospital Walfredo Gurgel realiza procedimento ortopédico especializado

Maior referência nos atendimentos de trauma e ortopedia do Rio Grande do Norte, o hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), iniciou, na última sexta-feira (19), cirurgias eletivas ortopédicas utilizando um material cirúrgico especializado, o Ilizarov - fixador externo em aço inoxidável utilizado em fraturas expostas ou alongamentos de ossos.

O procedimento foi realizado em uma paciente de 16 anos que aguardava desde dezembro do ano passado pela cirurgia, após um grave acidente de moto com fratura de fêmur, tíbia e tornozelo, além de infecções associadas às fraturas expostas. Através da iniciativa do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e direção do Hospital Walfredo Gurgel foi feita uma Chamada Pública para contratação da empresa que fornece este material ortopédico específico, considerado “extra SUS”.

Com a Chamada Pública, serão 100 cirurgias mensais no Walfredo Gurgel e também 80 cirurgias mensais no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, para diversas áreas da ortopedia e traumatologia.

“Está sendo considerado um marco, por nunca ter sido antes realizada especificamente no Walfredo Gurgel, pois o hospital realizava as cirurgias de ‘primeiro tempo’, com estabilização da fratura, tendo que o paciente ser transferido para outro prestador para concluir sua cirurgia definitiva. Às vezes era preciso ir para outro estado fazer o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Com essa iniciativa, o paciente consegue resolver no próprio hospital, otimizando o tempo de internação e a rotatividade dos leitos”, explicou Micaela Dantas, enfermeira do Núcleo Estadual de Ortopedia (NEO) do Complexo de Regulação do RN.

A cirurgia realizada na sexta-feira (19) durou 4 horas, com uma equipe composta por dois cirurgiões ortopedistas, subespecialistas em pé e tornozelo, anestesista, instrumentador cirúrgico, enfermeira e 2 técnicos de enfermagem. O tempo de recuperação leva, em média, de seis meses a um ano.

Com a pandemia, caiu o número de pacientes para as cirurgias eletivas, mas os procedimentos eletivos vasculares e ortopédicos, através do decreto estadual, não foram suspensos já que a não realização causaria um impacto social e físico nestes pacientes. Hoje o Walfredo Gurgel está com 1 sala cirúrgica para realização das cirurgias ortopédicas, nos horários da manhã e tarde.

O Estado vem passando por uma série de avanços na área da ortopedia, com a criação de fluxos, protocolos, processos de trabalhos internos dos hospitais que dispõem de serviço de ortopedia e a criação de uma Junta Estadual Ortopédica funcionando hoje no Hospital Coronel Pedro Germano (HCPG).

“Estamos nesse gerenciamento há mais de 2 anos e esses avanços, além de melhoria na assistência ao paciente, são financeiramente mais viáveis ao estado. Conseguimos eliminar uma fila de mais de 2 mil pessoas que aguardam em casa desde 2016, otimizamos o direcionamento desses pacientes em nossa rede, fazendo com que possam ter uma maior agilidade e resolutividade da sua comorbidade. Ainda temos muito que avançar nessa linha que é tão abrangente, entretanto o apoio do estado, junto ao Núcleo Estadual de Ortopedia é o suporte que precisamos para que possamos dar uma resposta ainda melhor a esses pacientes. Já temos relatos dos próprios profissionais, que são avanços nunca vistos no RN e que a resposta social é visível”, finalizou.

Fonte: SESAP/ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário