Compartilhamento:

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Pela primeira vez, RN conta com médico referência em genotipagem para crianças e adolescentes

Foto: https://glaucialima.com/
Por Gláucia Lima
Pela primeira vez, o Estado do Rio Grande do Norte tem um médico em referência em Genotipagem (MRG) para crianças e adolescentes. O Doutor Francisco Micussi atua no Hospital Giselda Trigueiro dentro do programa Estadual IST/Aids e Hepatites Virais.

A conquista modifica a forma do diagnóstico e permite o acesso ao tratamento de maneira mais ampla e efetiva. É um procedimento importante para pacientes com esses vírus pois indica qual o melhor tratamento para a mutação de vírus que eles carregam.

“A importância de ter um método genotipagem para as crianças e adolescentes, é porque é um público alvo que quando diagnosticado, necessita de uma genotipagem para o tratamento. Durante muito tempo o Estado teve médicos especialistas em genotipagem para adultos”, disse o especialista em genotipagem Doutor Micussi.

De acordo com o médico, a dificuldade eram os treinamentos e capacitações recebidas pelos médicos reguladores em genotipagem, voltados exclusivamente para o adulto. “Esse procedimento dificultava o diagnóstico e o tratamento para a criança e o adolescente”, lembra.

A Genotipagem é o processo de determinar diferenças na composição genética de um indivíduo e permite examinar a sequência de DNA do indivíduo usando ensaios biológicos e comparando-a com a sequência de outro indivíduo ou uma sequência de referência. Dessa forma, o método revela os genes herdados pelos seus pais e assim conseguir um tratamento mais efetivo.

Antes a consulta com este tipo de especialidade só era possível na cidade de Fortaleza, no Ceará o que era dispendioso e cansativo para a família e paciente, que tinham que viajar mais de 8 horas. “Hoje temos um novo cenário no Rio Grande do Norte, com um tratamento melhor voltado para cada criança e adolescente que convive com o vírus do HIV”, finaliza.

Fonte: https://glaucialima.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário