quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Com tomógrafo quebrado há um mês, Hospital Tarcísio Maia já transferiu mais de 850 pacientes

Defeito em peça no equipamento tem causado transtornos na unidade hospitalar. Segundo a Sesap, está sendo providenciada a troca ainda não tem data para acontecer.
Por g1 RN
Mais de 850 pacientes já foram transferidos em pouco mais de 30 dias em que o tomógrafo do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, está quebrado. Em razão do problema com o equipamento, a unidade tem atraso na regulação dos pacientes e ambulâncias precisam esperar por longos períodos.

Desde o dia 26 de outubro, o tomógrafo do hospital regional, que atende demandas de toda a região Oeste do Rio Grande do Norte, encontra-se quebrado. Por isso, diante do aumento do fluxo na unidade, os pacientes que precisam do exame estão sendo transferidos para outros dois hospitais de Mossoró, o Hospital São Luiz e a Liga de Estudos e Combate ao Câncer.

Procurada pela reportagem da Inter TV Costa Branca, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) respondeu, em nota, que uma peça do tomógrafo quebrou e que a troca está sendo providenciada. “Ainda não tem uma data para o conserto”, diz o texto.

Na manhã desta quinta-feira (30), em um período de pouco mais de 15 minutos em que a equipe de reportagem permaneceu em frente ao Tarcísio Maia, seis ambulâncias esperavam a regulação de pacientes.

No hospital, a agricultora Risomar Gomes acompanha uma paciente que será transferida do hospital regional para o Hospital São Luiz, onde fará uma tomografia. Ela reclama da falta de atendimento para a população.

"É um descaso com a população. Aqui tá cada dia pior, a verdade é essa. Desde segunda-feira estou aqui, corredores lotados, vai vagando e enchendo de ambulância", disse
Funcionário do hospital, o técnico de enfermagem Antonimar Oliveira, explica que o problema na unidade é recorrente.

"A questão é que há um limite de uso no tomógrafo e uma peça dele precisa ser trocada. Com relação ao fluxo de paciente, sempre tá tendo que transferir para outros hospitais quando a realização de exames fica suspensa", disse.

Fonte: G1 RN

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Potiguar 01 salva pessoas em meio a enxurrada na Grande Natal

Foto reprodução
Nesta terça-feira (28), devido às fortes chuvas que caíram no estado nas últimas horas, algumas localidades ficaram parcialmente submersas. Fato ocorrido na cidade de São José de Mipibu, na Grande Natal.

Após acionado, o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) enviou o helicóptero Potiguar 01 para realizar o resgate de duas pessoas que estavam em situação de perigo em meio a uma enxurrada, em iminente risco de afogamento.

O salvamento foi executado com sucesso e as duas pessoas levadas pela aeronave para um local seguro. Ambas receberam atendimento e passam bem.





terça-feira, 28 de novembro de 2023

Em menos de 12 horas, homem tem casa alagada e carro engolido por cratera em cidades diferentes do RN

Capital potiguar registrou acumulado de 240 milímetros em 24 horas, segundo Cemaden. Volume é atípico para o período do ano na cidade.
Vigilante teve casa alagada e carro engolido por cratera em diferentes cidades do RN — Foto: Reprodução
Por g1 RN
Em menos de 12 horas, um vigilante de Natal teve dois grandes prejuízos, em diferentes cidades da região metropolitana da capital potiguar. Ambos foram causados pelas chuvas que caem desde a segunda-feira (27) no Rio Grande do Norte.

A casa de Eziel dos Santos Teixeira, de 60 anos, ficou alagada o bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital, na noite de segunda-feira (27).

Nesta terça-feira (28), o carro dele acabou caindo em uma cratera que se abriu na região conhecida como Moinho dos Ventos, em Extremoz, e quebrou. A distância entre as duas cidades é de cerca de 20 km.

Eziel conta que a água começou a entrar na casa dele por volta das 21h. "Deu um metro (de água) dentro de casa. Quando deu meia-noite, pegamos o carro e fomos para Extremoz, para a casa do meu enteado", contou.

Segundo Erickson Marlon, de 31 anos, enteado de Eziel, a casa foi inundada após a lagoa de captação do bairro Pajuçara transbordar.

"Ele perdeu tudo dentro de casa. As únicas coisas que conseguiu salvar foram algumas roupas e uma televisão. Todo o resto se perdeu", contou ao g1.

Após passar o início da madrugada na casa do enteado, Eziel saiu para o trabalho em Natal por volta das 4h50 desta terça (28). No entanto, teve outro prejuízo no caminho.

"Passou um carro, depois passou outro, quando fui passar, o buraco se abriu", relatou Eziel.

"A gente não sabe tudo que danificou, mas quebrou motor, para-choque, arranhou as portas, foi muita coisa", disse o enteado.

A família voltou ao bairro Pajuçara na manhã desta terça-feira (28), após o nível da água baixar, para tentar recuperar pertences e ajudar vizinhos.

As fortes chuvas que caem sobre Natal e cidades da região metropolitana desde a segunda-feira (27) provocaram alagamentos em ruas e casas da capital, causaram suspensão das aulas nas escolas municipais, dos atendimentos em unidades de saúde e do funcionamento das linhas de trens urbanos.

As estações pluviométricas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram acumulados de até 240 milímetros em 24 horas, na Zona Norte da capital.

O volume é atípico para o período do ano e histórico, segundo afirmou o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn).

Somente a cidade de Brejinho, na região Agreste potiguar, registrou mais de 300 milímetros de chuva em 24 horas, segundo o monitoramento da empresa estatal. De acordo com o especialista, o volume é metade do esperado para todo o ano no município.

Fonte: G1 RN

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

PREFEITURA DE TANGARÁ DISPONIBILIZA TRANSPORTE GRATUITO PARA OS ESTUDANTES FAZEREM A PROVA DO EXAME DE SELEÇÃO 2023 - IFRN

Transporte garantido para o Exame de Seleção IFRN 2023

Atenção, estudantes de Tangará!
O transporte escolar para o Exame de Seleção do IFRN 2023, que acontecerá no próximo domingo, 26 de novembro, está garantido. Para utilizar você deve preencher o formulário abaixo e também disponibilizado na bio: https://forms.gle/LS4sbM8TaC9VV8iv8

A partida será às 11h30, em frente à Prefeitura Municipal.

Não esqueçam de levar os seguintes itens para a prova:
• Cartão de Inscrição
• Documento oficial de identificação
• Caneta esferográfica preta de tubo transparente
• Água

Boa sorte a todos os estudantes!

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Taxista é assassinado a tiros às margens de estrada no interior do RN

Crime aconteceu na tarde de terça-feira (21) entre Mossoró e Tibau. Vítima tentou fugir de criminosos, mas perdeu controle de carro e bateu em cerca.
Por Inter TV Costa Branca
Um taxista de 32 anos foi assassinado a tiros na tarde de terça-feira (21) às margens da rodovia RN-013, entre Mossoró e Tibau, na região Oeste potiguar. Segundo a Polícia Civil, mesmo baleada, a vítima ainda tentou dirigir em busca de socorro, mas não resistiu e bateu o carro que dirigia em uma cerca.

Segundo os investigadores, Francisco Jefferson Paica da Silva Gomes fazia diariamente o transporte de passageiros entre a duas cidades. Nesta terça-feira (21), porém, ele estava transportando sozinho uma caixa d'água em uma caminhonete.

Ainda de acordo com a polícia, ele parou em uma região conhecida como Gangorra, possivelmente para esperar alguém. Porém, dois criminosos se aproximaram em uma moto e atiraram várias vezes com arma de fogo.

"Por volta das 14h, ele parou o seu veículo, parece que estava esperando alguém, alguém tinha ligado para ele, vamos apurar na investigação. Em seguida os dois indivíduos chegaram na motocicleta, pararam ao lado dele e efetuaram diversos disparos, possivelmente de pistola, e em seguida fugiram no sentido a Tibau", afirmou o delegado Luís Fernando, de Tibau.

Mesmo ferido, o motorista teria tentado fugir dirigindo o veículo, mas perdeu o controle do carro, bateu em uma cerca de outro lado da via e morreu.

O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que foi acionado ao local para dar início à perícia do local do crime e exames de necrópsia.

De acodo com o delegado, o crime é investigado inicialmente como homicídio, porque não foi constatado nenhum roubado da vítima, o que poderia tornar o crime um latrocínio.

Fonte: G1 RN

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Control vai apurar denúncia sobre número de professores temporários

Por Redação Tribuna do Norte
A Controladoria do Estado confirmou que vai fazer um diagnóstico acerca da utilização de professores temporários por parte do Governo do RN para funções administrativas. A apuração acontece após denúncia do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado (Sinsp), segundo a qual o número de docentes temporáriossaltou de 847 em janeiro de 2019 para 3.638 em outubro de 2022, período do último balanço do Fundeb. Ainda segundo o sindicato, quase metade dos professores (41,5%) atua na área administrativa. Segundo nota da Control, será feita uma análise acerca da denúncia apresentada.

“Com efeito, considerando que o material repassado reúne dados brutos extraídos do SIGEDUC, não sendo capazes de, por si só, atestarem a irregularidade denunciada, a CONTROL encaminhou os autos à Auditoria-Geral, especificamente ao Núcleo de Auditoria de Pessoal e Previdência (NAP), para fins de avaliação e elaboração de diagnóstico preliminar da questão suscitada, notadamente no tocante a critérios de materialidade e admissibilidade da denúncia”, diz a nota da Control.

Segundo a nota do Sinspe, em números absolutos, são 1.510 professores trabalhando na parte administrativa, na Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), cumprindo funções diferentes das quais estão previstas para os cargos que foram contratados, sem estarem nas salas de aula. Em janeiro de 2019, eram 121 que estavam nessa situação. “Não é admissível que a secretaria de Educação retire 15 professores das escolas e coloque no gabinete da secretária. Que nove professores se tornem assessores jurídicos na Educação. Ou que o setor que prepara eventos e cerimônias da SEEC tenha sete professores que deveriam estar dentro da escola. São alguns exemplos”, critica Janeayre Souto, presidente do Sinsp.

A SEEC esclareceu por nota que a contratação de professores temporários é uma prática comum e necessária para atender às demandas sazonais e específicas da educação. A secretaria justifica que oito novas instituições de ensino, entre elas dois centros de educação profissional, foram inauguradas nos últimos quatro anos. “O governo ampliou a quantidade de escolas em tempo integral, saltando de 49, em 2019, para atuais 149 unidades e 70 instituições de ensino que necessitam de professores temporários para o eixo técnico”, diz trecho.

“Além disso, há concessões de licença por motivos de saúde, que somam 1.065 servidores, professores com licença para estudo, licença-prêmio e os servidores disponibilizados para função administrativa, como é o caso dos 586 professores efetivos que estão em função de diretor (a) escolar”, continua o pronunciamento.

Para o Sinsp, a prática gera um “ciclo de desvio de função”. “Isso retira professores das escolas, fazendo com que o governo realize concursos para preencher essas vagas com professores temporários, e por fim, nunca fazer concurso para servidores administrativos, que tem salários bem inferiores, aos dos professores. Próximo ao salário-mínimo”, diz a sindicalista.

O sindicato também afirmou que apenas no Núcleo de Cerimonial e Eventos da secretaria de Educação há sete professores “em desvio de função”, com nove vínculos ativos. Dois desses professores, ainda segundo o sindicato, levaram seus dois vínculos ativos para esse mesmo setor. “Essa política de desvio de função tem que ter um basta já. Uma categoria não pode se sobrepor a várias outras. É ilegal e encarece os cofres públicos”, Janeayre.

O Sinsp apresentou à Controladoria-Geral do Estado o exemplo de dois professores que, juntos, teriam salário mensal de R$ 25 mil, com dois vínculos cada um. Um deles tem remuneração de cerca de R$ 13 mil, outro com R$ 12 mil. “O Sinsp entregou um vasto material com informações públicas para a controladora-geral do Estado. Entendemos que a Control, como órgão de controle interno do Poder Executivo, tem a competência de realizar auditoria e assessorar o governo em ações que tragam transparência e eficácia na execução orçamentária do dinheiro público”, complementou a presidente do sindicato.

Após fiscalização, comerciantes em Natal são obrigados a fechar as portas e pagarem multas no feriado

Por Redação Tribuna do Norte
Muitos comerciantes e lojistas foram surpreendidos com fiscais do Ministério do Trabalho na manhã de feriado desta terça-feira (21) em Natal. Segundo relatos de comerciantes, lojas não foram abertas e pagaram multas por conta da falta de aviso aos sindicatos. O novo fato vem mediante Portaria nº 3665/23, publicada em 13 de novembro, que muda as regras do trabalho aos domingos e feriados.

A fiscalização ocorre desde que o Governo Federal emitiu a portaria nº 3.665, na qual setores do comércio, varejo e serviços só podem funcionar aos domingos e feriados conforme negociação com sindicatos de trabalhadores ou com uma lei municipal que permita o funcionamento.

De acordo com a nova portaria, a multa para quem não cumprir o acordo com os sindicatos é de R$ 500 por funcionário que estiver trabalhando nos feriados ou domingos.

Na tarde desta terça-feira (21), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL- Natal) publicou uma nota contra “os excessos dos fiscais em Natal”.

Leia a nota:
“A Câmara de Dirigentes Lojista de Natal classifica como burocrática, e totalmente prejudicial para o setor produtivo a Portaria n. 3.665/2023, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal (MTE) referente aos trabalhos nos feriados e domingos. Não bastasse a portaria, fiscais estão agindo aqui em Natal com excessos , desde o feriado do dia 15/11, fato que voltou a acontecer hoje, justamente no momento em que a economia precisa se reerguer e iniciar um novo ciclo de crescimento. Ações como essa prejudicam o bom funcionamento do setor que mais emprega e gera renda no Brasil.

A CDL Natal, junto com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL está trabalhando junto às entidades representativas e às Frentes Parlamentares do Comércio e Serviços e das Pequenas e Microempresas no Congresso Nacional para a apresentação de um “Projeto de Decreto Legislativo (PDL)” cujo objetivo será sustar os efeitos da Portaria n. 3.665/2023.
O comércio não pode parar!”

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JOSÉ AILTON FERNANDES

A Prefeitura de Tangará/RN, vem por meio desta nota manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento do Sr. José Ailton Fernandes pereira, irmão do servidor, Aprígio Fernandes Filho.
 
Neste momento de dor, a Administração Municipal se solidariza com todos os familiares e amigos, prestando as mais sinceras condolências.

ESCOLA MUNICIPAL DR. MANOEL ALVES IRMÃO REALIZA CULMINÂNCIA SOBRE O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Nesta segunda-feira 20 de novembro, Dia nacional da Consciência Negra, a escola municipal Dr. Manoel Alves Irmão, realizou a culminância do projeto que visa homenagear e resgatar as raízes do povo afro-brasileiro comemorando assim, este dia especial para todos os brasileiros. 

Trabalhar projetos dessa natureza é muito importante, uma vez que esses projetos educacionais não apenas destacam a contribuição significativa dos afrodescendentes para a sociedade brasileira, mas também promovem a conscientização sobre a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro-brasileira em todos os aspectos além de mostrar aos estudantes a riqueza da diversidade cultural e histórica do Brasil. Nesse sentido, os professores trabalharam com os alunos a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade, conquistas e lutas por direitos e igualdade. 

Durante a culminância do projeto houve apresentações de capoeiristas mirins, exposição de pinturas, desenhos e fotos de personagens que se destacaram e continuam se destacando em vários segmentos da sociedade brasileira. 

Parabéns a todos que fazem parte da Escola Municipal  Dr. Manoel Alves Irmão, parabéns a toda equipe administrativa e Pedagógica da escola, na pessoa do diretor Luiz Antônio (Bidú) e Marisangela, vice-diretora que se empenharam e prepararam esta culminância neste dia tão importante para a sociedade brasileira que é o Dia Nacional da Consciência Negra. Confira as fotos e vídeos deste dia.