Compartilhamento:

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Bananas vermelhas são colhidas no Oeste de SC; cacho pesava 38 kg


Engenheiro da Epagri explica que casca avermelhada resulta de mutação.

'O gosto é um pouquinho diferente', diz secretário de Formosa do Sul.

Banana de coloração avermelhada foi colhida no Oeste de SC (Foto: Fernando Correa/Arquivo Pessoal)
Agricultores de Formosa do Sul, no Oeste catarinense, colheram um cacho de bananas com a casca avermelhada. A cor diferente da casca é resultado de uma mutação, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

O cacho, de 38 kg, foi colhido há 15 dias, disse o secretário municipal de Agricultura, Fernando Correa. Os agricultores encontraram as mudas diferentes há quase três anos e plantaram na própria propriedade, no interior de Formosa do Sul.

O secretário afirma que nunca tinha visto a variação na região. "O gosto é um pouquinho diferente, menos doce, mais amarga", relatou.

Depois que as bananas amadureceram, os agricultores dividiram as frutas entre amigos. Segundo o secretário, eles não têm intenção de plantar a variedade para a venda. "Talvez ceder mudas para quem tiver interesse".

Variação da banana-prata
Cacho colhido no Oeste de SC pesava 38 kg(Foto: Fernando Correa/Arquivo Pessoal)
"Essa banana é uma variação da banana-prata, com coloração diferenciada na planta e na fruta", afirmou o engenheiro-agrônomo e responsável pela parte de projetos de fruticultura da Epagri Chapecó, Ivan Tormem.

Ele explicou que essa variação tem muito mais fibra do que a banana-prata normal. Por isso, é mais apreciada para fazer frituras. Imigrantes haitianos, por exemplo, costumam gostar mais da variação, já que usam a banana mais na preparação de pratos do que parar comer in natura, segundo o engenheiro-agrônomo.

A mutação não é rara. "Tem ocorrido bastante, vai surgindo dentro de um plantio normal". Para o engenheiro-agrônomo, não seria viável uma produção em larga escala, porque a variação "não tem muita aceitação".

Fonte: G1 Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário