Compartilhamento:

sexta-feira, 1 de março de 2024

Operação Átria: Polícia Civil coordena ação nacional de combate à violência contra a mulher no RN

Foto: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS)
Na manhã desta sexta-feira (01), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte participou da abertura da "Operação Átria", iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que visa combater e prevenir crimes de violência contra a mulher em razão de gênero no RN. A abertura contou com a presença da diretora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), delegada Helena De Paula, e aconteceu na Secretaria de Segurança Pública do RN, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

Sob coordenação da Polícia Civil do RN, serão intensificadas a apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas de violência doméstica e cumprimento de mandados de prisão de agressores, além da busca por suspeitos e foragidos da Justiça por feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres.
Foto: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS)
“A ação deste ano continua sendo coordenada pela Polícia Civil, no entanto, tem uma novidade, que é a integração entre as forças de segurança. Estamos unidos para um objetivo em comum, combater a violência contra a mulher”, afirmou a delegada Helena De Paula, diretora do DPGV.
Em 2023, a Polícia Civil do RN registrou 100 prisões relacionadas à investigação de crimes praticados contra mulheres, no contexto doméstico e familiar, e ainda crimes sexuais contra crianças, adolescentes, idosas e mulheres fora do âmbito familiar. Além das prisões, 909 inquéritos policiais foram concluídos e remetidos à Justiça, 295 vítimas de violência foram visitadas, 84 denúncias foram apuradas, cinco armas foram apreendidas e 29 ações preventivas e pedagógicas foram realizadas em todo o estado.
Foto: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS)
Também neste ano, em paralelo às ações ostensivas e repressivas, a Polícia Civil, ao lado dos órgãos da Segurança, também realizará atividades de conscientização com o intuito de prevenir que mais crimes em razão de gênero aconteçam e para que as vítimas de ciclos de violência saibam da existência de uma rede de apoio com a qual elas poderão contar no momento em que decidirem pela denúncia.

Ainda será realizado um curso de capacitação para os policiais civis do Oeste potiguar, visando o enfrentamento da violência contra a mulher, promovido pela Academia de Polícia Civil do RN, com a realização de palestras e mesas redondas, promovidas pelo ITEP, para debater o fluxo de atendimento a mulheres e meninas vítimas de violência.
 Foto: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS)
A Instituição ressalta que qualquer denúncia de violência doméstica ou de descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência (MPU) podem ser comunicadas pelos meios oficiais: delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário