Compartilhamento:

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Cidades-sedes vão ter hospitais de referência

Cada uma das 12 cidades-sede da Copa, segundo o coordenador médico do Comitê local da Copa 2014, Maeterlinck Rego, foram definidos hospitais de referência para urgência e emergência. “A exigência da Fifa é de que sejam hospitais próximo ao local do evento, para que o deslocamento seja de, no máximo, dez minutos entre o estádio e a unidade. Além disso, o hospital tem que atender a requisitos de estrutura definidos pela Fifa ”, explicou. Maeterlinck Rego disse que ainda não tem autorização da Fifa para divulgar quais são essas unidades.

Segundo o Datasus, a capital potiguar dispõe de 2.325 leitos do SUS e 1.078 no setor privado.   Maeterlinck disse que terça-feira, às 14h30,  haverá nova vistoria no estádio Arena das Dunas, com presença em Natal do coordenador médico nacional do Comitê da Copa. No dia 14 de novembro os coordenadores médicos dos comitês locais e o coordenador nacional se reúnem em Curitiba (PR).

A representante da Força Nacional de Saúde, Maria da Conceição Costa, confirma que o Ministério da Saúde, realmente, não destina recursos novos específicos para a área de saúde por causa da Copa. “O que existe é um planejamento para fortalecer a rede de saúde em todos os estados brasileiros, mas priorizamos cidades sede de Copa, onde se qualifica leitos de UTI, SAMU e portas de entrada de urgência e emergência. São recursos previamente programados. A sede vai ter prioridade, mas não há recursos específicos para a Copa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário