Compartilhamento:

sábado, 12 de outubro de 2013

Missa e procissão celebram a padroeira do Brasil

Publicação: 12 de Outubro de 2013 às 20:43


Com bandeiras nacional e de todos os estados do país abrindo o cortejo, a imagem de Nossa Senhora Aparecida percorre, neste momento, as ruas de Neópolis. Mais de seis mil pessoas participam da procissão em homenagem a padroeira do Brasil. O rito encerra as solenidades em comemoração aos 25 anos da paróquia.

A aposentada Silvia Medeiros, de 67 anos, veio agradecer bênçãos alcançadas por intercessão da santa padroeira do Brasil. "Consegui por intermédio dela, que Jesus operasse o milagre de curar meu filho há cinco anos e venho todos os anos agradecer a Deus", disse emocionada. O filho, Djalma, de 40 anos, chegou a ficar 5 dias paralítico depois que foi acometido por uma bactéria que atacou o sistema neurológico. “Hoje voltou a vida normal e sem sequelas”, acrescenta.

A cura de uma hepatite B, há 12 anos, justifica a devoção de Francisco Felinto, de 62 anos. Todos os anos ele acompanha missa e procissão levando uma imagem de 1 metro de altura e cerca de 20 quilos. “É com muita gratidão e amor que venho agradecer o que Deus me concedeu por intercessão dela”, disse.

A funcionária pública Andressa Soares levou os filhos Lucas e Matheus de 5 e 7 anos, para encerrar o dia em comemoração também dedicado às crianças, em momento de louvo e oração. "Acho importante ir educando na fé desde pequenos para eles conhecerem Jesus, a fé, a Igreja e Nossa Senhora Aparecida. Fora que é animado e eles pedem pra vir", disse ela.

A procissão começou por volta das 18h30, após a missa solene celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha. O arcebispo convocou a todos a refletir sobre os desafios da famílai e sobre o papel de cada um na sociedade. “É preciso voltar-se para as necessidades da vida, da Igreja, da família, bem como Maria fez”.

Para o Padre Nunes, pároco de Neópolis, a procissão é uma oportunidade importante para a comunidade ouvir os sinais de Deus. “A procissão tem a participação de pessoas não apenas de Neópolis, mas de outros bairros de Natal e de caravanas vindas do interior. Numa demonstração de que a fé está cada vez mais fortalecida na vida das pessoas”, afirmou.

Com muitas preces e músicas, os devotos de Nossa Senhora Aparecida seguiram a procissão rezando, aclamando e agradecendo as graças alcançadas através da fé. Os fieis saíram da igreja de Neópolis, localizada na rua Rondônia seguindo pela rua dos Pinheirais e em seguida a avenida das Acácias, dos Ipês. As Ruas Sergipe, Pernambuco e das Castanhola fazem parte do trajeto que retorna a Igreja pela Pinheirais. O trânsito está interrompido no momento da passagem da procissão.

A Igreja de Neópolis é a única em Natal a ter Nossa Senhora de Aparecida como padroeira. Desde o dia 2 deste mês é rezada a novena de Nossa Senhora na igreja. Pela manhã, às 8h30 foi realizada  missa solene.

História


A história da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou Nossa Senhora Aparecida, como ficou conhecida, remonta a outubro de 1717. De acordo com a tradição, três pescadores de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, foram ao rio Paraíba para pescar os peixes que seriam servidos em um almoço ao governador da província de São Paulo, o conde de Assumar. Ele passaria pela cidade no percurso até Minas Gerais. Após diversas tentativas frustradas, o trio de pescadores capturou o corpo da imagem e, em seguida, a cabeça. Depois de recolhê-la, os pescadores jogaram a rede mais uma vez e desta vez retornou cheia de peixes, consolidando o que é considerado primeiro milagre da santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário