Andrew MedichiniPapa Francisco: A proposta evangélica deve ser mais simples, profunda e irradiante. E é dessa proposta que depois devem vir os ensinamentos morais
Entre os assuntos abordados no documento, o papa assegura que a Igreja reconhece a importância feminina e suas contribuições na sociedade, já que "a sensibilidade, a intuição e capacidades peculiares costumam ser mais próprias das mulheres que dos homens".
O papa não concede nenhuma possibilidade de sacerdócio às mulheres, mas considera que é necessário um maior espaço para elas e "uma presença mais incisiva" na Igreja Católica. O papa Francisco reconhece ainda a legitimidade das reivindicações dos direitos das mulheres iguais aos homens.
Jorge Bergoglio lembra que mulheres já têm responsabilidades pastorais junto aos sacerdotes, mas também cita a importância da ampliação dos espaços para a presença feminina na Igreja. "Porque o gênero feminino é necessário em todas as expressões da vida social, por isso é preciso garantir a presença das mulheres também no âmbito laboral e nos diversos lugares onde são tomadas as decisões importantes, tanto na Igreja como nas estruturas sociais", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário