segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Maior problema da corrupção é a impunidade, diz Carlos José Cavalcanti

Para o coordenador Geral do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco), a impunidade estimula à corrupção.

Gerlane Lima, 
carlos_jose_mO maior problema da corrupção é a impunidade. Afirmação foi feita pelo coordenador Geral do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco), Carlos José Cavalcanti, em entrevista ao Jornal 96, nesta segunda-feira (09).
Para Carlos José, a impunidade estimula à corrupção que é um mal que existe desde a antiguidade, porém, a partir do início deste século, o mundo passou a cuidar mais destes casos. “O problema é que  nos países mais frágeis, há fragilidade nos próprios governos, além do  jeitinho brasileiro que são coisas que precisam mudar”, diz o coordenado do Marcco.
Carlos José destaca que nas grandes operações como a Judas, Impacto, entre outras, a atuação do Marcco foi decisiva porque hoje existe um nível de organização e os principais assuntos da área são discutidos e priorizados. “O mensalão é um dos exemplos que a corrupção está sendo discutida e priorizada. Outro caso é a Operação Impacto, em Natal. Os vereadores não se reelegeram”.
A partir da existência do Marcco passou-se a ter uma articulação entre as instituições em diversos órgãos, antes não havia troca de informações e esse foi o grande ganho para o RN, reforça Carlos José.
Hoje se comemora o Dia Internacional contra a Corrupção e o Movimento Articulado de Combate à Corrupção do RN, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) realiza hoje (09), às 14h, na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, evento em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção.
Encontro reunirá estudantes, jornalistas, profissionais de diversas áreas, servidores públicos e cidadãos para apresentar as ações realizadas pelo MARCCO e pela CGU, além de contar com a participação da Ministra do STJ, Eliana Calmon, e com o lançamento do selo “Dia Internacional Contra a Corrupção”, pelos Correios.
O Dia Internacional Contra a Corrupção é um evento alusivo à assinatura da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, no dia 9 de dezembro de 2003, na cidade mexicana de Mérida, e da qual o Brasil é um dos países signatários.
A Convenção é o mais importante documento internacional juridicamente vinculante, pois ela prevê a cooperação para recuperar somas de dinheiro desviadas dos países, por meio de rastreamento, bloqueio e devolução de bens e, também, a criminalização do suborno e lavagem de dinheiro.
Anualmente, em todos os estados da Federação, por iniciativa da CGU, é comemorado o Dia Internacional Contra a Corrupção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário