Compartilhamento:

sábado, 8 de fevereiro de 2014

'Consciência limpa', diz suspeito de matar criança de 10 anos no RN


Adolescente de 17 anos foi apreendido na manhã desta sexta, em Macaíba.
Cleyton Mendes, de 10 anos, foi morto com tiro nas costas no ano passado.

Anderson BarbosaDo G1 RN

Adolescente foi apreendido na manhã desta sexta em Macaíba  (Foto: Anderson Barbosa/G1)Adolescente foi apreendido na manhã desta sexta em Macaíba (Foto: Anderson Barbosa/G1)












O adolescente de 17 anos apreendido na manhã desta sexta-feira (6) declarou à polícia que não tem qualquer participação na morte do menino de 10 anos que foi usado como escudo humano durante um tiroteio ocorrido no final do ano passado na cidade em Macaíba, cidade da GrandeNatal. O G1 teve acesso exclusivo ao depoimento, no qual o menor diz estar com a “consciência limpa”. Além de negar envolvimento no homicídio, ele também afirma não saber quem efetuou o disparo que atingiu a criança.

“Um deles é este que apreendemos nesta manhã. Ele nega, mas nos sabemos que tem participação e vamos provar isso. O outro, que ele também disse não saber quem é e nem onde está, estamos trabalhando pata também encontrá-lo”, afirmou o delegado Normando Feitosa, que investiga o caso.
Cleyton Osório dos Santos Mendes, que iria cursar o 5º ano do ensino fundamental, havia saído de casa para comprar pão, no bairro Campo Santa Cruz, quando foi usado como escudo humano por um jovem de 18 anos. José Carlos Lopes Jerônimo, que usou o menino para se defender dos tiros, também foi baleado e preso após ser socorrido ao hospital. No dia 19 de janeiro, o rapaz foi encontrado morto dentro da cadeia. A polícia acredita que ele tenha cometido suicídio ao se enforcar com um lençol. Dois adolescentes, que fugiram numa motocicleta, foram apontados como os responsáveis pelos tiros.
Trecho do depoimento dado à polícia pelo adolescente suspeito de participar do homicídio de uma criança de 10 anos em Macaíba, na Grande Natal (Foto: Anderson Barbosa/G1)Trecho do depoimento dado à polícia pelo adolescente na manhã desta sexta (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Após ser ouvido pelo delegado, o adolescente foi encaminhado para o Ceduc de Mossoró, de onde ele próprio admite ter fugido. No depoimento, o menor diz que cumpria medida socioeducativa por crime análogo ao roubo de uma moto.
Cleyton Osório, de 10 anos, estava perto de casa quando foi baleado em Macaíba, Grande Natal (Foto: Arquivo de família/Reprodução Conecttv)Cleyton Osório, de 10 anos, estava perto de casa
quando foi baleado em Macaíba, Grande Natal
(Foto: Arquivo de família/Reprodução Conecttv)
O caso
De acordo com informações da família, Cleyton Osório dos Santos Mendes havia saída de casa para comprar pão em uma mercearia próxima. Ao ser baleado, o menino estava com um saco de pão e açúcar nas mãos. "Ele estava muito feliz porque passou por média. Todo mundo gostava dele", diz a avó do menino. Segundo Cleonice Osório, o garoto cursaria o 5º ano do ensino fundamental agora em 2014.
O corpo da criança foi enterrada no dia seguinte ao crime, lá mesmo em Macaíba. Durante o velório, familiares protestaram contra a violência na cidade, que com a morte do garoto contabilizou o 100º homicídio em 2013. Ao longo do ano passado, de acordo com Normando Feitosa, 104 pessoas foram assasinadas no município. Este ano, foram registrados 8 homicídios. Destes, duas pessoas foram mortas em confronto com a polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário