O filme chinês "Bai Ri Yan Huo" ("Black Coal, Thin Ice", título em inglês, ou "Carvão negro, gelo fino" em tradução literal), do diretor Diao Yinan, desbancou o brasileiro "Praia do Futuro", direção do franco-brasileiro Karim Aïnouz com Wagner Moura no elenco, e venceu a 64º edição do Festival de Berlim. O anúncio do resultado foi feito este sábado (15) na Alemanha.
Divulgação
O diretor Diao Yinan e o ator Liao Fan, do longa chinês premiado em Berlim, recebem os Ursos de melhor filme e melhor ator
O diretor Diao Yinan e o ator Liao Fan, do longa chinês premiado em Berlim, recebem os Ursos de melhor filme e melhor ator
Visto como azarão entre os concorrentes ao Urso de Ouro, o longa se passa no norte da China, na década de 1990, e conta a história de um policial que é suspenso depois de sobreviver a uma troca de tiros com suspeitos de um assassinato. Cinco anos depois, outra série de homicídios misteriosos leva o agora perturbado e alcoólatra ex-policial de volta à ativa. O papel rendeu o Urso de Prata de Melhor Ator para Liao Fan. Na categoria de Melhor Atriz, a japonesa Haru Kiroki foi premiada pelo trabalho em "Chiisai Ouchi" ("The Little House"), dirigido por Yoji Yamada.
O Urso de Prata de Melhor Direção ficou com o cineasta norte-americano Richard Linklater, por "Boyhood"; enquanto "Grande Hotel Budapeste", dirigido por Wes Anderson, levou o grande prêmio do júri - espécie de segundo lugar do Festival de Berlim.
O brasileiro "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, foi escolhido melhor filme da seção Panorama pelos críticos. O filme ainda levou o Teddy, prêmio importante para longas com temática LGBT e que também faz parte do festival internacional de Berlim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário