José Dias encontra-se em Havard pesquisando estrelas-gêmeas do Sol e é um dos cinco brasileiros selecionados para a missão "Plato"
O professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Dias do Nascimento Júnior foi confirmado como um dos pesquisadores brasileiros que integrarão a missão espacial “Plato”, que lançará um satélite buscador de planetas em 2024. Ao todo, são 22 países envolvidos no projeto que será coordenado pela Agência Espacial Europeia (ESA).
O Comitê de Política de Ciência da ESA divulgou nesta sexta-feira (21) o nome dos envolvidos no programa. Além de José Dias, que é o único representante de uma instituição do nordeste, outros quatro brasileiros foram selecionados, na Universidade de São Paulo (USP), Mauna Institute of Technology e Universidade de Mackenzie.
Atualmente, o professor da UFRN se encontra nos Estados Unidos, como pesquisador convidado do Havard-Smithsonian Center for Astrophysics. O convite foi feito após sua contribuição na pesquisa em torno de estralas-gêmeas do Sol, sendo o descobridor de uma delas em 2012. Sua descoberta foi uma das mais importantes no segmento e pode definir o tempo de vida que ainda temos na Terra ou como seremos afetados com o envelhecimento do Sol.
O satélite Plato será lançado pelo foguete Soyuz em 2024. Espera-se que a ESA desembolse mais de 600 milhões de euros, embora as contribuições dos Estados-Membros em equipamentos vai levar o custo para aproximadamente um bilhão de Euros. A escolha do Plato se deu no dia 20 de fevereiro, quando ocorreu a votação do Comité do Programa Científico da ESA.
Dentro dos padrões da Agência, a missão Plato é considerada de porte médio, portanto de classificação “M”. O principal objetivo será a descoberta de novos planetas em zonas habitáveis, onde se espera a existência de água líquida e a possibilidade de mantimento da vida.
Confira os nomes dos pesquisadores selecionados pela ESA. Clique Aqui.
Nota à imprensa em português. Clique Aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário