Jf Diório/ECGelo na Aclimação fez a festa de uns, mas criou problemas para quem precisava usar o carro
O subprefeito da Sé, Alcides Amazonas, afirmou que a Prefeitura não está preparada para esse tipo de situação. De acordo com ele, será feita uma “força-tarefa” na região para limpar os bueiros que ficaram entupidos de gelo, lama, lixo e folhas de galhos de árvores que caíram durante a tempestade. “O trabalho de limpeza vai se intensificar amanhã (hoje) para que os bueiros não fiquem entupidos”, afirmou.Durante a manhã, moradores tiravam fotos da névoa gelada que se formava sobre o asfalto. Enquanto isso, marronzinhos da CET usavam pás para cavar o gelo e liberar ao menos 10 carros que ficaram presos. A artista plástica Lira Ara, de 58 anos, observava os agentes cavando o granizo sob o carro da filha, que atolou no domingo. “Ela me ligou dizendo que o carro tinha atolado na curva. Eu perguntei se era por causa da chuva, e ela me contou que foi o gelo que deixou o carro preso. Fiquei assustada.”
O comerciante Ricardo Notolli, de 53 anos, conseguiu estacionar o carro em outra rua. A lanchonete dele, que fica no sobrado onde mora, no entanto, não abriu. “Tem um metro de gelo lá dentro, minhas calhas ficaram entupidas e entrou água nos quartos. Hoje não é possível trabalhar”, afirmou.
Notolli guarda em um porta-retrato da sala uma foto registrada em janeiro de 1996, quando uma tempestade acompanhada de granizo também deixou a calçada cheia de gelo. “Foi bastante gelo, mas não que nem agora. E eu considerei normal na época, porque estávamos no verão”, disse o comerciante.
O fenômeno, considerado atípico para o outono paulista, foi causado por uma série de fatores climáticos. Duas correntes de ar, ambas úmidas, vindas do Oceano Atlântico (fria) e da Amazônia (quente), se encontraram sobre a capital. “Como o tempo estava quente na superfície da cidade, isso provocou uma forte chuva com granizo”, afirmou Helena Turon Balbino, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Tribuna do Noprte
Nenhum comentário:
Postar um comentário