segunda-feira, 9 de junho de 2014

Samu/RN recebe helicóptero do Maranhão para auxiliar durante a Copa 2014

Aeronave cedida pelo governo do Maranhão funcionará como UTI móvel do Samu/RN durante período da Copa do Mundo
Por Paulo de Sousa
Helicóptero tem capacidade de transportar até duas vítimas por vez (Foto: Divulgação/Sesap)
Um helicóptero cedido pelo governo do Maranhão está em Natal desde este sábado (7) e atuará este mês como apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Rio Grande do Norte durante o período que a capital potiguar sediará os jogos da Copa do Mundo da Fifa 2014.

A aeronave está no quartel do Comando da Polícia Militar do RN e será conduzido pela equipe do Centro Integrado de operações Aéreas (Ciopaer) do estado.Trata-se de um helicóptero modelo EC 145, com capacidade de transportar até duas vítimas. Ela estará equipada com monitor cardíaco, ventilador mecânico, material de imobilização e demais equipamentos médicos próprios de uma ambulância de suporte avançado, tipo Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel. Já o helicóptero Potiguar 1, da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) servirá apenas para as operações de Segurança da Copa.

“É um importante reforço para a nossa equipe e irá nos auxiliar em casos de atendimento mais graves, que necessitem de uma rápida remoção”, comenta a coordenadora geral do Samu/RN, Cecília Picinin. A aeronave estará disponível para o estado até o dia 27 deste mês, quando retorna ao Maranhão.

Centro Integrado de Saúde

Na próxima terça-feira, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) anunciará, na Escola de Governo, no Centro Administrativo Estadual, a ativação do Centro Integrado de Saúde. O órgão funcionará juntamente com o Centro de Controle de Segurança, onde coordenará todos os atendimentos relacionados aos jogos da Copa do Mundo Fifa 2014 em Natal.

O Centro Integrado de Saúde estará funcionando 24 horas por dia. A partir de sua ativação, equipes da subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica do Estado enviará dois boletins ao Ministério da Saúde. Esses documentos serão encaminhados às 11h e 18h de cada dia, reportando possíveis ocorrências de surtos e epidemias em território potiguar. Em caso de necessidade, o governo Federal poderá enviar equipes das Forças Armadas para auxilarem o RN em ocorrências que extrapolem a capacidade do estado em contorná-las.

Fonte: Portal NoAr

Nenhum comentário:

Postar um comentário