
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem investido alto no município de Santa Cruz no que diz respeito à saúde pública. Com a presença da Universidade Federal e também do Hospital Maternidade Ana Bezerra, os benefícios se tornam notórios para toda a população de Santa Cruz e região Trairi.
A reabertura do Campus da Universidade em Santa Cruz com a disponibilização dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, trouxe um avanço significativo para o SUS (Sistema Único de Saúde), incluindo o município de Santa Cruz no rol das cidades que terão o tão concorrido curso de medicina.
A FACISA (Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi), Campus de Santa Cruz da UFRN, com sua estrutura localizada na Avenida: Rio Branco - Centro vem a cada dia ganhando mais investimentos do Governo Federal.
Para fortalecer essa estrutura e dar condições aos alunos de ter uma boa formação acadêmica, a FACISA adquiriu alguns veículos. No ano passado foi adquirido um ônibus para fazer o transporte de alunos para o estágio e uma caminhonete. No inicio desse mês a FACISA recebeu um micro-ônibus com capacidade para 28 passageiros que teve um custo de R$ 289 mil comprado com recursos do Ministério da Educação (MEC).
A FACISA pretende ainda adquirir novos veículos nos próximos meses que serão: um ônibus consultório e outra unidade de apoio, para realização de consultas ambulatoriais em locais de pouco acesso à saúde pública, localizadas na zona rural da região Trairí.
O ônibus consultório virá equipado com três ou quatro consultórios visando levar os projetos dos docentes para a zona rural. A outra unidade de apoio servirá para levar a equipe de saúde, com capacidade para seis a oito pessoas, possibilitando assim a universidade atender as comunidades mais distantes da região. Essas aquisições irão proporcionar mais conforto e agilidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade.
Os investimentos do Governo Federal não param por aí. Já estão em fase de conclusão burocrática a execução de projetos que transformarão o antigo terreno do DNER, às margens da BR-226 próximo ao Terminal Rodoviário, em um prédio com seis andares que abrigarão parte da FACISA, estruturas de mais seis cursos, além dos prédios do Tribunal de Justiça e do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
De acordo com o vice-diretor da subunidade da UFRN de Santa Cruz Edvaldo Vasconcelos, o início das obras do Tribunal de Justiça e do TRE depende apenas da divisão do terreno para as suas referidas instituições.
Fonte; Rádio Santa Cruz AM
Nenhum comentário:
Postar um comentário