Compartilhamento:

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Governo brasileiro fará simulação para tentar barrar o vírus Ebola

Esquema foi desenvolvido Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro
Nigeria Ebola
Aeroportos pelo mundo reforçaram as medidas de segurança

Uma simulação desenvolvida pelo Governo brasileiro para tentar barrar um eventual caso suspeito de Ebola em viajante internacional será realizada nesta sexta-feira (29), no Rio de Janeiro.

O local escolhido pelas autoridades brasileira foi o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão. A simulação será concluída no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A ação será realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e conta com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Fiocruz; Corpo de Bombeiros; Tam Linhas Aéreas e Concessionária RIO Galeão. 

Conforme informações do Ministério da Saúde, a ação tem como objetivo exercitar os órgãos envolvidos sobre as medidas previstas nos planos de preparação, em uma situação que simula um caso real. Embora seja considerada baixa a possibilidade de um viajante infectado por Ebola chegar ao Brasil, serão colocados em teste os procedimentos que devem ser seguidos pelas equipes de saúde.

A simulação contempla todos os passos de uma comunicação do caso suspeito feito pela aeronave ao aeroporto internacional, o transporte do paciente e o atendimento no hospital de referência.

Como será realizado em um espaço de segurança restrita e, para garantir a sua qualidade, o exercício de simulação não será aberto ao público e aos veículos de comunicação. A atividade não alterará o funcionamento normal do aeroporto. Outros exercícios semelhantes deverão realizados no futuro, em distintos locais. O Ministério da Saúde reafirma que não há caso suspeito ou confirmado de Ebola no Brasil.

Fonte: JH via Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário