Compartilhamento:

sábado, 30 de agosto de 2014

Nadadores do RN são convocados para Copa Pacific no Equador

Apenas um dos atletas, até aqui, poderá responder à convocação para disputa da competição internacional

Quatro atletas do Rio Grande do Norte foram convocados para disputar a Copa do Pacific, uma maiores competições do continente sul-americano, que acontecerá no Equador, no mês de setembro. Maximiliano Ruperti, Jordan Santos, João Paulo Coutinho e Joeline Nascimento obtiveram os melhores índices do Norte/Nordeste, mas apenas um está com as passagens compradas.Jordan e Maximiliano possuem os melhores índices do Norte/Nordeste (Foto: Divulgação)

Os outros, por falta de apoio, correm o risco de ficar de fora da importante disputa internacional. Atleta do Sesi Clube, Maximiliano só vai para o Equador por conta do “paitrocínio”. “O custo da viagem é pago pelo atleta, mas graças ao meu pai vou poder representar o Rio Grande do Norte em Guayaquil”, disse Ruperti que atualmente é o dono do melhor índice nos 50m e 100m livres na categoria juvenil I. “Vou tentar bater o meu recorde e trazer a medalha de ouro para o nosso estado”, comentou Maximiliano.

Mas os outros três atletas potiguares podem não ter a mesma sorte. Como o custo das passagens e hospedagens gira em torno de R$ 3 mil, Jordan, João Paulo e Joeline precisam de apoio financeiro para poderem representar o estado na Copa Pacific. Colega de Maximiliano no Sesi Clube, Jordan Santos já não nutre tantas esperanças. “Meu pai não tem condições de pagar essa viagem, mas ver, quem sabe com essa matéria não aparece alguém interessado em me patrocinar”, revelou Jordan, um especialista nos 100m e 200m peito. Os dois atletas do Sesi Clube são treinados pelo professor Carlos Paixão, ex-técnico de Clodoaldo Silva.

“Infelizmente o incentivo que o governo dá para o esporte é muito pouco, tenho um índice muito bom nos 100m livres, categoria Júnior II, mas por falta de patrocínio não poderei ir para essa competição tão importante”, revelou João Paulo que é aluno da UFRN, mas que compete pelo CEI. O técnico de João, Márcio Augusto, lamentou a falta de políticas públicas para o esporte. “O Rio Grande do Norte está perdendo talentos por conta da falta de uma política pública para o nosso esporte. Dói muito ver um atleta com o potencial de João Paulo ficar de fora desta disputa, uma competição internacional com os melhores atletas da América do Sul e que valeria como grande experiência para o seu currículo”, disse Márcio.

Única mulher convocada, Joeline Nascimento, do CEI, perderá a segunda chance de disputar a tradicional competição internacional. “Tenho treinado bastante, pois minha meta sempre foi disputar uma prova internacional, mas parece que desta vez não vai dar de novo. Já perdi a competição da Bolívia no ano passado e se não conseguir patrocínio vou perder a do Equador também. Conta muito para nós atletas participar de uma competição internacional, pois a experiência que se ganha com nadadores de outros países é fundamental para a evolução”, comentou Joeline, especialista nas provas de 50m e 100m livres, categoria Júnior II.

Todos os quatro atletas foram ao pódio na Copa Potiguar de Natação realizada no último domingo na piscina do Sesi Clube, pela Federação Aquática Norte-rio-grandense (FAN), que tem como presidente Rosileide Brito.
Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário