Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados na quinta-feira (18/09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 13 milhões de pessoas com 15 anos ou mais estão no grupo de analfabetos no Brasil, e sete milhões deles vivem na Região Nordeste.
O estudo do IBGE também mostrou que a taxa de analfabetismo voltou a cair depois de um ano de estagnação. O índice de brasileiros com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever foi de 8,5% em 2013. Já em 2012, a taxa foi de 8,7%. No entanto, o percentual ainda é muito elevado, exigindo soluções.
Além do analfabetismo em número elevado, segundo dados brasileiros e internacionais, 1 a cada 4 alunos abandona a escola antes de concluir o ensino fundamental.
Para a ABFIAE (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares), o Governo Federal tem a obrigação de contribuir para o avanço da qualidade da educação e para a erradicação do analfabetismo no País. Uma das medidas essenciais é ampliar o acesso aos materiais pedagógicos, para o que contribuiria muito a imunidade tributária, conforme Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/2014, apresentada pelo senador Alfredo Nascimento (PR/AM).
Fonte: Panorama Político
Nenhum comentário:
Postar um comentário