quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Black Friday anima comércio e exige cautela do consumidor em Natal

Descontos muitas vezes são tentadores, mas comprar por impulso pode levar ao endividamento.


     Consumidor deve estar atento, para evitar ser vítima de          fraudes. (Foto: Alberto Leandro)

Nesta sexta-feira (28) o comércio promove a Black Friday oferecendo uma série de descontos e vantagens, o que deve levar inúmeros consumidores a adquirir diversos produtos, tanto em lojas físicas quanto pela internet. Os descontos muitas vezes são tentadores, mas comprar por impulso pode levar ao endividamento, principalmente porque as festas de final de ano estão próximas e não controlar os gastos pode reduzir o poder de compra dos presentes de Natal.

A partir da meia-noite, será possível conferir as promoções de grandes lojas virtuais pelo endereço eletrônico http://www.blackfriday.com.br/. Já as lojas físicas irão promover diferentes ações, concedendo descontos e funcionando em horários diferenciados.

O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), Augusto Vaz, explicou que não é possível quantificar a participação do comércio da capital, uma vez que é uma promoção informal. A ação não tem regulamentação como regras definidas e desconto mínimo. “Se a data continuar a crescer, a CDL vai estudar uma forma de ajudar os estabelecimentos comerciais da cidade”, afirmou.

Augusto Vaz lembrou que a data se originou nos Estados Unidos, sendo realizada pela primeira vez em 2010 e no primeiro ano a adesão foi quase exclusiva das lojas virtuais. As lojas físicas vêm aderindo desde então e neste quinto ano de Black Friday haverá mudança até mesmo no horário de funcionamento dos shoppings. “Os lojistas entendem a data como uma antecipação de compras e também uma oportunidade de queimar mercadorias em estoque”, contou.

Uma das preocupações dos consumidores ao fazer compras, principalmente pela internet, é com a segurança. Para não se tornar vítima de fraudes, como pagar por um produto que nunca será entregue, alguns cuidados são importantes, de acordo com o diretor geral do Instituto Municipal de Proteção do Consumidor (Procon Natal), Daniel Bandeira. “É preciso verificar se a loja é real, se tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), se o endereço informado existe, conferir se o telefone disponibilizado realmente funciona e se há um serviço de atendimento ao consumidor”, enumerou.

Já em relação a uma simulação de desconto, Daniel Bandeira sugere a quem pretende aproveitar a Black Friday que comece a pesquisar preços a partir de agora. Dessa forma, será possível confirmar se os valores cobrados realmente sofreram redução e se o desconto corresponde ao anunciado. “Também é importante que seja avaliada a necessidade daquele produto. O consumidor deve evitar comprar por impulso, só por causa dos descontos”, ressaltou o presidente do Procon Natal.

Mais dicas para o consumidor
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) publicou algumas dicas para quem pretende aproveitar os descontos durante a Black Friday. O órgão alerta para a necessidade de ter muito cuidado ao adquirir produtos, identificando se as ofertas são reais, com atenção para não estourar o orçamento familiar ou se arrepender depois.

De acordo com o Idec, as pessoas devem evitar comprar por impulso para não comprometer o orçamento com gastos desnecessários; em caso de redução no preço por defeito, a informação deve ser prévia e clara. Além disso o defeito não pode comprometer o funcionamento, a utilização ou a finalidade do produto; no caso de aquisição de um serviço, atenção às cláusulas do contrato.

Funcionamento dos shoppings de Natal
Midway Mall
Muitas lojas farão promoções e já estão adesivando as vitrines. Até o momento, Riachuelo, Insinuante, C&A, Casas Bahia e o supermercado Extra vão abrir mais cedo, por volta das 9h. O Extra vai ser até mais ousado do que os demais estabelecimentos, uma vez que não irá fechar as portas na noite desta quinta-feira (27), funcionando sem interrupção até meia-noite do sábado (29). As demais devem encerrar o expediente no horário normal do shopping, às 22h da sexta-feira (28).

Partage Norte Shopping
Para atender o possível aumento da demanda, o centro comercial funcionará em horário diferenciado. As portas serão abertas às 7h, entretanto, o funcionamento das lojas será facultativo até as 10h. Já estão confirmadas marcas como Magazine Luiza, Insinuante, Atacadão dos Eletros, C&A, Marisa, Miranda Computação e Mardelle Lingerie.

Natal Shopping
O funcionamento será diferenciado ao logo de todo o final de semana. Nesta sexta-feira (28), o centro comercial ficará aberto das 8h às 23h, neste sábado (29) das 10h às 23h e neste domingo (30) das 11h às 22h.

Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário