Devotos da mãe do Senhor deram demonstração de fé que comoveu, no dia da padroeira da capital. Festejos seguem ao longo desta quinta.
Por Dinarte Assunção

Os devotos de Nossa Senhora da Apresentação repetiram a demonstração de fé que há 261 anos marca o 21 de novembro em Natal e celebraram a festa da padroeira da capital em clima de emoção.
Como de costume, as virgílias antecederam o regozijo de milhares no início da manhã desta sexta-feira na Pedra do Rosário, no Passo da Pátria. Crianças, adultos, homens, mulheres, negros, brancos, ricos e pobres enxamearam a Avenida do Contorno. Colocavam-se nas vias, sacadas. Debruçavam-se sobre grades, ameias. Subiam em árvores, postes, bancos. De pé, sentados ou ajoelhados. Agasalhados, com sono, com sede, ou fome. Todos se curvaram à Nossa Senhora.
Mensagens de agradecimento se multiplicavam em cartazes, camisetas ou verbalizados de instante em instante por fiéis que pareciam em transe, como em em contato direto com a Virgem Maria. De tempos em tempos um terço de balões azuis e amarelos subia aos céus nublados. Na hora em que o sol cortou o gradiente cinzento, resplandeceu sob o Potengi, no exato momento em que uma mulher estendeu do alto de uma árvore uma faixa onde se lia: “Foi ela quem tudo fez”.
- É uma festa linda. – Resumiu a pensionista Lara Fagundes, 63. Ela saiu de Ceará-Mirim no início da madrugada na esperança de celebrar as graças que alcançou sob o manto de Nossa Senhora da Apresentação, cuja festa ela não perde há 40 anos.
Nem mesmo o mal tempo dispersou a fé. A anunciação da chuva foi incapaz de acalentar a sede por graças. “É a troca de dons entre os céus e a terra”, ilustrou um clérigo. No momento em que ela caiu mais firmemente, o padre Júlio César Cavalcanti, que presidiu a celebração, tocou com uma mensagem em sua homilia:
“O Senhor veio ao mundo por causa dela. Ela, que disse: ‘Façam tudo o que Ele disser’. E, nesse momento, Ele diz que a graça de Deus habita em você”. Um olhar panorâmico revelou que os fiéis eram tomados pela emoção da fé em lágrimas. Debruçada sobre as ameias da parte alta da avenida, uma mulher vestida com uma blusa de Nossa Senhora enxugava as lágrimas exaltando os céus. Foi a cena mais tocante no cenário de comoção em que se converteu a Avenida do Contorno.
- Não tem como não se emocionar com isso. Olhe ao redor – comentou a depiladora Maria Lúcia, 47, enquanto girava a cabeça acompanhando a manifestação de fé de quem estava por perto. – Estamos aqui por amor a ela. – Completou a mulher que chegou pouco depois da meia noite para garantir o lugar mais próximo possível do palco onde Nossa Senhora da Apresentação reluzia em seu esplendor.
Ao longo do dia, a programação religiosa segue em Cidade Alta, na catedral antiga, e no Tirol, na catedral metropolitana, onde às 7h30 e às 10h, respectivamente, serão realizadas missas solenes. Às 16h o cortejo com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação toma as ruas da zona Leste da Capital. Às 18h, uma missa na catedral encerra os festejos.
Fonte: Portal NoAr
Nenhum comentário:
Postar um comentário