Compartilhamento:

domingo, 23 de novembro de 2014

Mais diálogos entre o Inferno e o céu

Paulo Coelho 
Reflexões sobre Jó 

Há quatro semanas atrás, publiquei aqui o texto “Lenin desce aos infernos”, onde procurava fazer uma análise bem-humorada dos diálogos entre o demônio e os céus. Por mais incrível que pareça, estes diálogos aparecem muitas vezes na Bíblia. O “O Livro de Jó”, por exemplo, começa com uma surpreendente visita de Satanás a Deus. Mais surpreendente ainda, é que Satanás o instiga a castigar o seu servo mais fiel. Para surpresa total, Deus faz isso.
O “Livro de Jó” é uma verdadeira obra prima. Depois de ter sido privado de todos os seus bens materiais e afetivos, Jó revolta-se e começa a clamar contra a injustiça que está sofrendo. Na verdade, o pobre homem sempre procurou fazer o melhor possível, e agora vê-se diante daquele Poder imenso, que o está punindo justamente por isso. Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já nos vimos diante da mesma situação, mas ao invés de reclamar contra Deus – que, na minha interpretação, espera que ajamos assim – terminamos voltando nossas baterias contra nós mesmos. Achamos que não merecemos, que não somos dignos, etc. Enfim, nosso complexo de culpa é sempre maior que nossa capacidade de reagir.
Em toda família normal, é importante que os filhos encontrem sua voz através de uma rebelião saudável. Em nossa relação espiritual, é bom saber que às vezes temos o direito de reclamar na hora certa – e seremos ouvidos. 
Ainda bem que Jó nos dá um bom exemplo. 

Um santo no lugar errado
E para completar minhas reflexões sobre este constante diálogo entre a dor e a felicidade, o Inferno e o Paraíso, reescrevo uma história, atribuída a autor desconhecido, que me foi enviada logo após a publicação de “Lenin desce aos infernos”.

“Certa vez, perguntei para o Ramesh, um de meus mestres na Índia:
- Por que existem pessoas que saem facilmente dos problemas mais complicados, enquanto outras sofrem por problemas muito pequenos, morrem afogadas num copo de água?
Ele simplesmente sorriu e me contou uma história.
... “Era um sujeito que viveu amorosamente toda a sua vida. Quando morreu,todo mundo lhe falou para ir ao céu, um homem tão bondoso quanto ele somente poderia ir para o Paraíso. Ir para o céu não era tão importante para aquele homem, mas mesmo assim ele foi até lá. 
Naquela época, o céu não havia ainda passado por um programa de qualidade total. A recepção não funcionava muito bem, a moça que o recebeu deu uma olhada rápida nas fichas em cima do balcão e, como não viu o nome dele na lista, lhe orientou para ir ao Inferno.
E, no Inferno, ninguém exige crachá nem convite, qualquer um que chega é convidado a entrar. O sujeito entrou e foi ficando...
Alguns dias depois, Lúcifer chega furioso às portas do Paraíso para tomar satisfações com São Pedro:
- Isso que você está fazendo é puro terrorismo!!
Sem saber o motivo de tanta raiva, Pedro pergunta do que se trata. Um transtornado Lúcifer responde:
- Você mandou aquele sujeito para o Inferno e ele está me desmoralizando! Chegou escutando as pessoas, olhando-as nos olhos, conversando com elas. Agora, está todo mundo dialogando, se abraçando,se beijando. O inferno não é lugar para isso! Por favor, traga este sujeito para cá!”
Quando Ramesh terminou de contar esta história olhou-me carinhosamente e disse:
- Viva com tanto amor no coração que se, por engano, você for parar no Inferno, o próprio demônio lhe trará de volta ao Paraíso.”
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário