Compartilhamento:

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Alunos de Currais Novos ganham prêmio internacional da Samsung

por Eliana Lima

estudantes

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Tristão de Barros, em Currais Novos, ganharam o 1º Prêmio Respostas para o Amanhã, uma iniciativa da Samsung coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
A premiação foi entregue em São Paulo, na última segunda (8), e foi divulgada na revista Carta Capital.

O concurso propôs aos alunos e professores do Ensino Médio das escolas públicas de todo país o desenvolvimento de projetos de Ciências e Matemática que apresentassem soluções e ideias para problemas identificados em suas comunidades, para transformar a realidade local.

Na EE Tristão de Barros funciona o programa de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que auxilia 24 alunos com necessidades especiais. Foi para ajudar esses alunos que surgiu a ideia de desenvolver uma tecnologia tanto sustentável quanto inclusiva, sob orientação do professor de Física, Ivanês Oliveira Alexandrino.

Os alunos transformaram lixo eletrônico de peças de celulares, automóveis e computadores, coletados pela escola desde 2012, em parceria com lojas de informática da cidade, em instrumentos que auxiliam a locomoção. Dois desses objetos construídos foram uma cadeira de rodas motorizada controlada por meio de um joystick e uma bengala com sensores bidimensionais para cegos.

Os alunos curraisnovenses disputaram com 27 mil estudantes de sete países da América Latina e foram os grandes vencedores da etapa Brasil, ao lado de colegas da Escola Murilo Braga, de Martinópolis, Ceará, que criaram um filtro feito do pecíolo da folha de carnaúba para o tratamento de água. Juntos, os prêmios somam R$ 250 mil. O Tristão de Barros também ganhará dos organizadores uma sala interativa com infraestrutura e produtos tecnológicos.

Em menos de um ano, este é o segundo prêmio internacional que os alunos da rede estadual em Currais Novos recebem. Em dezembro de 2013, o projeto de TV conduzido por estudantes de diversas escolas da cidade foi o grande vencedor do Prêmio Itaú-Unicef, recebido das mãos da Governadora Rosalba Ciarlini, em São Paulo. “Fico muito orgulhosa desse reconhecimento internacional dos nossos jovens, resultado de muito estudo, dedicação e melhoria das condições de ensino e aprendizagem nas nossas escolas”, comemorou a governadora Rosalba Ciarlini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário