O desperdício de água no Brasil representa uma perda de R$ 10 bilhões por ano. Portanto, a crise hídrica, que tem preocupado os brasileiros, é mais prejudicial do que se imagina. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrou em reportagem na última semana que o país perde 37% da água tratada. Os dois danos, o porcentual e o montante em dinheiro, fazem parte de um estudo divulgado em março do ano passado pelo Instituto Trata Brasil e a Universidade de São Paulo e que voltou à tona.
Em meio a debates sobre problemas no abastecimento, a Agência Senado publicou texto sobre este estudo e lembrou: “além de agravar a escassez hídrica, essas perdas dificultam novos investimentos”. Dessa forma, falta dinheiro para aplicar em abastecimento e saneamento, e isso limita a oferta de serviços essenciais à população.
De acordo com o estudo, a água se perde por causa de tubulações antigas e mal conservadas. Como o recurso hídrico que chega não é o suficiente, as companhias precisam captar mais água da natureza para atender os consumidores. O custo se eleva e perde-se com isto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário