Compartilhamento:

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

FATO INÉDITO: Primeira bispa da Igreja da Inglaterra é ordenada

Elizabeth Jane Holden Lane, de 48 anos, é a nova bispa de Stockport e a primeira mulher a assumir esta função desde 1534


Libby Lane
Libby Lane tornou-se nesta segunda-feira (26) a primeira bispa da Igreja da Inglaterra
AFP
Libby Lane tornou-se nesta segunda-feira (26) a primeira bispa da Igreja da Inglaterra, anglicana, em uma cerimônia de ordenação realizada na grande catedral gótica de York (norte).

Elizabeth Jane Holden Lane, de 48 anos, é a nova bispa de Stockport e a primeira mulher a assumir esta função desde 1534, quando o rei Henry VIII fundou a Igreja da Inglaterra, a primeira da Igreja anglicana.

Lane, casada com outro sacerdote e mãe de dois filhos, estava acompanhada na cerimônia por Justin Welby, arcebispo de Canterbury, líder eclesiástico da Igreja alglicana, e por John Sentamu, bispo de York, segundo em ordem de importância.

Libby Lane toca saxofone e é da Manchester United, e em 1994 se tornou uma das primeiras mulheres sacerdotes, na mesma cerimônia de ordenação de seu marido.
A nova bispa estudou teologia na Universidade de Oxford e desde 2007 exerce de forma indireta a diocese de Chester, na região de Manchester.

É a primeira bispa da Igreja da Inglaterra, mas não da anglicana, porque já existem em Gales, Estados unidos, Austrália, Canadá e na Suazilândia.

Sua nomeação pôde ocorrer porque o sínodo mudou as regras para permitir a eleição, e o parlamento britânico e a rainha aceitaram a mudança.

A emenda que abriu as portas para a nomeação foi batizada como "Canon 33" e estabelece que "um homem ou uma mulher podem consagrar-se à função de bispo".

A decisão irritou os tradicionalistas, mas gera um debate que absorveu os fiéis nos últimos anos.

Reform, um grupo ultraconservador que se opõe à ordenação de mulheres e homossexuais, disse estar inquieta com o precedente aberto por lane, mas a hierarquia a apoiou.

A singularidade de Lane poderia acabar em breve porque em 2015 está prevista a sucessão dos bispos de Leicester, Gloucester, Oxford, Newcastle e se espera uma mulher entre os eleitos.

"Trata-se de saber se a Igreja acredita que os homens e as mulheres foram feitos iguais à imagem e semelhança de Deus, e será um símbolo muito poderoso", declarou à AFP Miranda Threlfall-Holmes, integrante da organização WATCH, que defende a igualdade de sexos na Igreja.

Justin Welby, arcebispo de Canterbury, líder eclesiástico da Igreja anglicana, elogiou Lane por sua "presença apaziguadora, seu senso de humor e sua modéstia".

Com estes atributos, acrescentou Welby, "cumprirá brilhantemente suas funções".

A aprovação desta reforma não obriga as outras igrejas anglicanas a ordenar mulheres como bispos, embora algumas já tenham se adiantado, como as de Gales, Estados Unidos, Austrália, Canadá e Suazilândia.

A comunidade anglicana conta com 80 milhões de fiéis em 165 países e seu líder supremo é o rei da Inglaterra, neste caso Elizabeth II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário