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sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Inmetro divulga lista de consumo de combustível e o Ferd Fusio Hybrid foi o veículo mais eficiente no que tange ao consumo de combustível, confira a lista dos demais carros.


Os testes são feitos em laboratório, simulando as condições da cidade e da estrada. O instituto diz que o consumo percebido pelo motorista pode variar de acordo com as condições de uso.

As notas, de A (menor consumo) a E (maior), poderão aparecer numa etiqueta no automóvel, como aquelas que existem em geladeiras, se a montadora concordar em utilizá-la. Uma nota é para a comparação do consumo do veículo com outros de sua categoria e outra, para a comparação geral.
Divulgação
O Ford Fusion Hybrid foi o veículo mais eficiente no que tange ao consumo de combustível




Subcompactos

Na categoria dos subcompactos, todas as versões do Volkswagen “Up!” equipadas com motor 1.0 de 3 cilindros e câmbio manual levaram nota máxima tanto na comparação para a categoria quanto na pontuação geral. Todas elas têm ar-condicionado. Segundo o Inmetro, quando abastecido com álcool, o modelo roda, em média, 9,2 km por litro de combustível na cidade, e 10,2 km/l na estrada. Com gasolina, as médias aumentam, respectivamente, para 13,5 km/ e 14,6 km/l. Para as versões com câmbio automatizado I-Motion, também com motor 1.0 e ar, o rendimento é o mesmo com álcool, porém, ao utilizar gasolina os valores ficam em 13,2 km/l (cidade) e 14,8 km/l (estrada).

Para o novo Cross Up!, a versão “aventureira” do modelo, a relação com álcool é de 9,1 km/l (cidade) e 10,0 km/l (estrada), tanto com câmbio automatizado, quanto manual. Com gasolina, o manual faz 13,4 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada), enquanto o automatizado atinge 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada).

Outro a receber nota máxima AA foi o Renault Clio, que possui motor 1.0 de 4 cilindros e câmbio manual em todas as versões. Segundo o Inmetro, as opções com ar-condicionado fazem, com álcool, 9,1 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada); se abastecidas com gasolina, as médias ficam em 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada).

Para as versões do Clio sem ar-condicionado, a média com álcool é de 9,5 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada), enquanto, com gasolina, chegam a 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada).

Apenas com motor a gasolina e câmbio automatizado, o pequeno Smart Fortwo também levou nota AA na categoria, anotando 13,2 km/l, cidade, de 14,2 a 14,4 km/l, para a estrada. O menor consumo em rodovias vale para a versão de 71 cavalos de potência, enquanto o maior para as de 84 cavalos de potência.

Compactos
Entre os compactos, os modelos que receberam nota AA foram Toyota Etios 1.5, Ford Ka 1.0, Nissan New March, Volkswagen Fox BlueMotion e Honda Fit CVT. Todos foram avaliados com ar-condicionado.

Um dos principais lançamentos para o mercado brasileiro em 2014, o Ka, nas versões com motor 1.0 de 3 cilindros, faz, segundo o Inmetro, 8,9 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada), quando utiliza apenas álcool. Ao abastecer com gasolina, as médias ficam em 13,0, para trechos urbanos, e 15,1 km/l, ao rodar na estrada.

Para o Fit, as versões que atingiram as notas AA foram as de câmbio automático do tipo CVT, que funciona combinado ao motor 1.5. Quando o álcool for o combustível, a média é de 8,3 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada); com gasolina, é de 12,3 km/l (cidade) e 14,1 km/l (estrada).

Com motor 1.0 de 3 cilindros e câmbio manual de 5 marchas, o Fox BlueMotion roda 8,8 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada), isso quando utiliza álcool. Se o combustível escolhido for a gasolina as médias sobem, respectivamente, para 12,7 km/l e 14,4 km/l.

As opções de motorização 1.0 e 1.6 do Nissan March, agora produzido no Brasil, só utilizam câmbio manual, receberam a classificação máxima em notas do Inmetro. Para o 1.6 com álcool, a média na cidade é de 8,1 km/l e na estrada de 10,0 km/l. Se utilizar gasolina, as marcas mudam, na ordem, para 12,1 km/l e 14,5 km/l.

A análise do 1.0 mostra consumo de 8,7 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada), sempre utilizando álcool. Se a escolha for pela gasolina, as médias vão a 12,5 km/l (cidade) e 14,8 km/l (estrada).

Para completar, o Toyota Etios, com motor 1.5 e câmbio manual de 5 marchas, tem média na cidade de 8,5 km/l e 9,5 km/l na estrada, ao utilizar álcool. Com gasolina, as médias sobem para 12,2 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada).

Veículo automotor mais “emplacado” no Brasil em 2014, o Fiat Palio levou nota B, tanto na comparação com seus “rivais” na categoria, que inclui o Volkswagen Gol, quanto no geral. Só a versão mais barata, Attractive, foi avaliada, com câmbio manual e ar-condicionado. Com motor 1.0, as médias foram 7,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, quando abastecido com álcool. Com gasolina, 10,8 km/l e 13,6 km/l. Na 1.4, as médias foram: 7,4 km/l e 9,3 km/l, com álcool, na cidade e na estrada, respectivamente. Com gasolina, 10,8 e 13,5.

O VW GOL teve 14 versões avaliadas, todas com ar-condicionado, menos a inédita Bluemotion, com motor 1.0. As mais básicas, Special, City e Trendline, com motor 1.0, anotaram as seguintes médias, na cidade e na estrada, respectivamente: 7,7 km/l e 9,6 km/l com álcool e 11,6 km/l e 13,9 km/l com gasolina. Levaram nota A na categoria e B no geral. Com as mesmas notas, a Bluemotion teve, na cidade, médias 8 km/l e 10,1 km/l com álcool, e 11,8 km/l e 14,9 km/l com gasolina.

Os equipados com motor 1.6 ficaram com nota B, à exceção das versões Rallye (C na categoria e B no geral) e Rallye i-Motion, com câmbio automatizado (D e C).

Médios
Entre os veículos considerados médios na lista, os que levaram AA foram: Honda City, Nissan Versa reestilizado (que será vendido a partir deste mês), o sedã Ford Ka+ 1.0, Lexus CT 200h, Toyota Prius, Toyota Etios Sedan e Hyundai HB20 1.0. À semelhança da versão hatch, o Ka+, atingiu a nota máxima: com motor 1.0 de 3 cilindros, o carro faz 8,9 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada), quando utiliza apenas álcool. Ao abastecer com gasolina, as médias ficam em 13,0, para trechos urbanos, e 15,1 km/l, ao rodar na estrada.

Outro modelo entre os “médios” a ficar no patamar AA, o City de motor 1.5 e câmbio CVT obteve média de 8,5 km/l (cidade) e 10,3 km/l (estrada), com álcool. Se a escolha for pela gasolina, os números sobem para 12,3 km/l e 14,5 km/l, respectivamente.

Para todas suas versões, motores 1.0 e 1.6, o Nissan Versa também ficou no nível AA de consumo. Segundo o Inmetro, o motor 1.6 faz 8,5 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada), ao utilizar álcool. Se for com gasolina, as médias ficam em 12,6 km/l (cidade) e 15,2 km/l (estrada).

A mesma avaliação feita para o motor 1.0 mostra médias de 8,6 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada) para o álcool, enquanto a gasolina fica com 12,4 km/l e 14,8 km/l, na ordem, para cidade e estrada.

Os híbridos Lexus CT200h e Toyota Prius, ambos com a mesma base de motorização que combina eletricidade ao motor 1.8 a gasolina e câmbio CVT, ficam com a nota AA. A média é a mesma para os dois: 15,7 km/l (estrada) e 14,3 km/l (cidade).

Utilizando motor 1.5 e câmbio manual, o Toyota Etios Sedã faz média, com álcool, de 8,5 km/l, em trechos urbanos, e 9,5 km/l, ao rodar na estrada. Se utilizar gasolina, os números vão para 12,2 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada).

Para completar a categoria, o HB20S, com câmbio manual e motor 1.0 de 3 cilindros, faz 12,3 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada), com álcool. Se mudar para gasolina, as médias ficam em 12,3 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada).

O mais eficiente
O Ford Fusion Hybrid, que possui combinação de um motor a gasolina 2.0 16V e outro elétrico, foi único entre os considerados “extra grandes” a obter classificação AA. Segundo a entidade, o sedã faz 16,6 km/l (cidade) e 15,9 km/l (estrada). Com essas médias, ele é o veículo automotor mais eficiente entre os avaliados na lista de 2015, repetindo o título obtido em 2014.

Fonte: G1

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