Compartilhamento:

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Juro chega a 200% ao ano

Brasília (AE) - O número é assustador: o juro cobrado no cheque especial atingiu a marca de 200% ao ano em dezembro. A maior taxa em 16 anos ocorreu justamente em um momento de recuo na inadimplência desse tipo de empréstimo, que deveria ser usado apenas em caráter emergencial. A redução do calote no fim do ano passado se deu, segundo análise do Banco Central, porque os assalariados aproveitaram o pagamento do 13º salário para quitar - ou pelo menos diminuir - as dívidas com o banco. 

“Em dezembro, o saldo do cheque especial costuma recuar. As pessoas pegam o 13º salário e aproveitam para sair do cheque especial”, disse o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel. Apenas em 2014, a alta dos juros desse tipo de financiamento foi de 53 pontos porcentuais. Para se ter uma ideia do tamanho do aumento, a taxa cobrada no encerramento de 2014 para o crédito pessoal de pessoa física ficou em 45,3% ao ano. Mesmo este segmento de empréstimo registrou elevação de quatro pontos em 2014.

A forma de financiamento pessoal mais barata segue sendo o crédito consignado, que desconta a dívida diretamente na folha de pagamento. Com risco baixo de calote para os bancos, e a concorrência cada vez maior por esse filão “seguro”, as taxas são mais amenas e fecharam em 25,9% ao ano. Os servidores públicos foram os que conseguiram os juros mais atrativos (24%) ante 28% dos beneficiários do INSS e de 33,9% dos trabalhadores do setor privado.

Os dados do Banco Central mostram que quem se dispõe a renegociar dívidas sai no lucro, já que as taxas médias que passam por esse processo terminaram o ano passado em 35,5% ao ano. Os juros para financiamento imobiliário com recursos direcionados ficaram em 8,9% em dezembro passado, mesmo patamar de um ano antes.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário