Compartilhamento:

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Nosso conterrâneo Dom Jaime celebra 40 anos de vida sacerdotal


O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha vai celebrar 40 anos de vida sacerdotal no próximo dia 01 de fevereiro. Para marcar a data, uma missa em ação de graças será realizada no sábado (31). A celebração vai acontecer na Catedral metropolitana de Natal, no bairro Tirol, em Natal, às 17h.

Dom Jaime Vieira Rocha nasceu na cidade de Tangará, na região Trairi, do estado do Rio Grande do Norte, no dia 30 de março de 1947. Em 1961, ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal. Cursou Sociologia e Política na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 1968 a 1971. Foi ordenado Diácono, em 1974, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Serra Caiada/RN e em 1975 foi ordenado Presbítero.

Foi pároco da Paróquia de São João Batista, no município de Pendências/RN por 12 anos. Em 1987 foi nomeado Reitor do Seminário de São Pedro, função que desempenhou até 1995, ano em que foi nomeado Bispo Diocesano de Caicó. Tomou posse na Diocese de Caicó, em 1996, permanecendo na Igreja Seridoense até 2005. No dia 16 de fevereiro do mesmo ano, o Papa João Paulo II o nomeia Bispo Diocesano de Campina Grande, na Paraíba. Foi nomeado Administrador Apostólico, acumulando a função de Bispo de Campina Grande, no período de 2007 a 2008, quando foi escolhido Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família e Vice-Presidente do Regional Nordeste 2. Em 2011, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Natal, pelo Papa Bento XVI. No ano seguinte, tomou posse como o 9º Bispo e 6º Arcebispo Metropolitano, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal. Atualmente, Dom Jaime é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; e em nível nacional, é membro da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário