Compartilhamento:

sexta-feira, 27 de março de 2015

TECNOLOGIA: Facebook faz primeiro teste com drone para prover Internet

Rede social reflete sobre formas de levar Internet para pessoas que não têm acesso, especialmente em áreas subdesenvolvidas.
Facebook faz primeiro teste com drone para prover Internet
O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quinta-feira o sucesso do primeiro voo-teste de um drone solar construído para facilitar o acesso à Internet em áreas remotas. O teste do protótipo, batizado de "Aquila", foi realizado no Reino Unido.

"Dispositivos como este ajudarão a conectar o mundo todo, pois atende a um custo acessível 10% da população mundial que vive em comunidades isoladas, sem infraestrutura de Internet existente", argumentou Zuckerberg em uma mensagem em sua conta pessoal do Facebook.

A rede social reflete sobre formas de levar a Internet para pessoas que não têm acesso, especialmente em áreas subdesenvolvidas, como parte da iniciativa internet.org, da qual outros grupos de tecnologia participam.

Zuckerberg apontou várias hipóteses para "conectar o mundo a partir do céu" e considerou como um ponto-chave na investigação a possível utilização de uma frota de drones como "antenas" Internet.

"A ideia é manter-se em cima de uma área por vários meses, e transmitir o serviço de Internet", explicou o diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, nesta quinta-feira, durante o segundo dia de uma conferência para desenvolvedores de aplicativos organizada pela rede social em San Francisco.

O drone Aquila, alimentado por energia solar, tem um tamanho maior do que um Boeing 737 e pesa um pouco menos do que um carro. Ele pode ficar no ar por vários meses, a uma altitude de 18.000 metros, explicou Schroepfer.

O gigante da Internet Google está promovendo um projeto semelhante, chamado "Loon", para o qual ele já realizou testes com balões.

Fonte: Jornal O Tempo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário