sexta-feira, 24 de abril de 2015

Tecnologia: Audi produz diesel ecológico

Primeiros litros do combustível foram gerados a partir de eletricidade, água e gás carbônico.
De acordo com a Audi, a transformação dos componentes no diesel ecológico tem eficiência de 70% e utiliza apenas energia renovável.

Muito além de carros, a Audiresolveu investir na produção decombustível renovável e produziu nesta semana, em Dresden, na Alemanha, os primeiros litros de um diesel sintético, gerados a partir de eletricidade, água e gás carbônico (CO2).

Com temperatura superior a 800ºC, a água é transformada em vapor, quebrando as moléculas com eletrólise. O e-diesel é criado por meio de um processo em alta temperatura e pressão, no qual o hidrogênio reage com o gás carbônico, gerando um hidrocarboneto de cadeia longa, o "blue crude", que é refinado, assim como petróleo. 
Johanna Wanka, ministra de Educação e Pesquisa da Alemanha, teve o veículo oficial abastecido com os 5 primeiros litros do e-diesel.
De acordo com a Audi, a transformação dos componentes no diesel ecológico tem eficiência de 70% e utiliza apenas energia renovável. O objetivo da fabricante alemã nos próximos meses é produzir 3 mil litros do e-diesel, que pode ser misturado ao diesel de petróleo ou ser utilizado com combustível único.

"Se conseguirmos usar amplamente o gás carbônico como matéria-prima, será uma importante contribuição para proteger o meio ambiente", afirmou em nota Johanna Wanka, ministra de Educação e Pesquisa da Alemanha, que teve o veículo oficial abastecido com os 5 primeiros litros do e-diesel.

Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário