Compartilhamento:

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Virose misteriosa e desconhecida já tem casos no Ceará, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Com casos já registrados em pelo menos três outros estados do Nordeste, uma virose misteriosa, de sintomas semelhantes aos da dengue e do sarampo, começou a fazer os primeiros registros no Ceará. Apresentando manchas vermelhas na pele, coceira e dores de cabeça e no corpo, muitas pessoas têm procurado as unidades de saúde da Capital e de algumas cidades do interior nos últimos dias em busca de um diagnóstico, mas a doença ainda não foi reconhecida. 

No Ceará, não há informações oficiais sobre ocorrências da infecção. No entanto, os casos já estão surgindo em diversas cidades do Nordeste. 

Diagnóstico negativo para alergia, dengue e sarampo.

Há cerca de uma semana, a universitária Carolina Melo, de 20 anos, passou a sentir indícios da doença, como dores no corpo, na garganta e na cabeça. Pequenas manchas vermelhas apareceram em seu tórax e, depois, espalharam-se por toda a pele. Após fazer exames, teve o diagnóstico negativo para alergia, dengue e sarampo. “Não souberam dizer o que era, mas a médica achou melhor tratar como se fosse dengue e passou alguns medicamentos", afirma Carolina. 
A estudante Marciane Moura também começou a apresentar os mesmos sintomas na semana passada. Primeiro, veio o mal-estar e, depois, febre alta e dores de cabeça. As manchas vermelhas surgiram de forma repentina e acompanhadas de coceira. 
Segundo ela, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde procurou ajuda médica, outras três pessoas estavam com quadro de saúde semelhante ao seu. “Não conseguia nem dormir direito, porque as manchas esquentavam e ardiam. Pouco tempo depois, meus olhos ficaram vermelhos, como se eu tivesse com conjuntivite”, relata. 
No estado do Ceará o município de Guaraciaba do Norte, na Região da Ibiapaba, já têm pessoas com indícios da doença.

Em Salvador mais de 500 pessoas já sentiram os mesmos sintomas, além da capital bahiana o município de Ouricuri na região do sertão de Araripe no estado do Pernambuco.
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou que divulgaria, nesta quarta-feira (29), uma nota técnica sobre o assunto. 

Virus Zika pode ser o provável causador da doença em Salvador

A doença misteriosa que já deixou mais de 500 pessoas doentes em Salvador é provocada pelo vírus Zika, da mesma família dos causadores da dengue e da febre chikungunya. A afirmação e de pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, que investigam o surto no Estado.
O Zika foi identificado em amostras de sangue de pacientes de Camaçari, na região metropolitana da capital. Casos semelhantes foram diagnosticados em 19 municípios da Bahia, que registrou os primeiros doentes em fevereiro. Em outros Estados do Nordeste, porém, já há registros desde outubro de 2014.

Também transmitido pela picada do mosquito da dengue e da febre chikungunya, o Aedes aegypti, o Zika provoca febre moderada (entre 37.8°C e 38.5°C), dor de cabeça, dor nas articulações e conjuntivite. Além disso, também pode provocar vermelhidão e erupções na pele, que levam a doença a ser confundida com outras enfermidades.

Apesar do desconforto, a febre Zika não é considerada grave e autoridades médicas internacionais não recomendam nenhum protocolo de tratamento específico para a doença, além da necessidade de notificação dos casos. 

Isolado no final dos anos 40 em macacos na floresta africana de Zika, em Uganda, o vírus foi detectado em humanos em 1968, na Nigéria. Até 2007 não havia registros da doença fora da África e da Ásia, quando um surto foi identificado na Micronésia, na Oceania.
Fonte: Agência C1 Cariri *Com informações do Diário do Nordeste e Band      

Nenhum comentário:

Postar um comentário