Compartilhamento:

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Piauí quer tirar título de maior cajueiro do mundo do RN

Governo piauense contratou uma equipe de especialistas para provar que possui o maior cajueiro do mundo
Maior cajueiro do mundo tem “título” ameaçado (Foto: Divulgação)

O cajueiro de Pirangi, considerado o maior do mundo pelo Guinness Book, está com seu título ameaçado. De acordo com matéria publicada pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira (29), o governo do Piauí contratou uma equipe de especialistas da Universidade Federal do Estado (UFPI) para analisar e provar que possui o maior cajueiro do mundo.

A decisão de desbancar o título da famosa árvore potiguar foi tomada após o engenheiro agrônomo Welington Rodrigues de Souza afirmar que o cajueiro piauiense, localizado na cidade de Cajueiro da Praia, é maior que o localizado no distrito de Pirangi. Atualmente o cajueiro potiguar tem 8,5 mil metros quadrados, já o piauiense tem 8,8 mil metros quadrados.

Para comprovar os números o governo do Estado do Piauí contratou agrônomos e biólogos da UFPI para fazer um exame genético e provar que o cajueiro é uma única árvore. Além disso, auditorias independentes serão realizadas para pleitear o título de maior cajueiro do mundo no Livro dos Recordes.

“Vamos para cima. O plano é fazer os estudos necessários e buscar reconhecimento internacional para o nosso cajueiro”, disse o secretário de turismo do Piauí, Flávio Nogueira em entrevista à Folha.

No outro lado, o secretário de turismo de Parnamirim, Laizomar Wanderley, desacreditou a iniciativa do governo piauiense.

“Se os concorrentes querem ter o maior cajueiro, vão ter que provar”, afirmou.

Ainda segundo a matéria da Folha, Laizomar Wanderley afirmou que a única possibilidade do cajueiro de Piauí ultrapassar o do Rio Grande do Norte, seria se a árvore de Pirangi parasse de crescer.

Considerado uma das atrações turísticas do Estado, o cajueiro de Pirangi recebe anualmente aproximadamente 500 mil pessoas. Tanto a árvore do Rio Grande do Norte, quanto a do estado do Piauí, tem suas proporções devido uma anomalia que faz com que os galhos das árvores cresçam para os lados. Com o peso, os galhos atingem o chão, criam novas raízes e crescem como se fosse, árvores.
Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário